Pular para o conteúdo
Início » Konami » Metal Gear Solid 3: Snake Eater – Primeiras Impressões

Metal Gear Solid 3: Snake Eater – Primeiras Impressões

Metal Gear Solid 3 - Snake Eater - capa 01
Google News

Finalmente consegui pegar e jogar um dos melhores jogos já lançados para os videogames (e um dos games que fazem as pessoas comprarem consoles só pra jogar os games (que normalmente são exclusivos para certas plataformas)): Metal Gear Solid 3: Snake Eater!!! No dia que comprei o Playstation 2, eu tentei comprar o Metal Gear junto (mas era a versão Subsistence), mas na época, eu acabei pegando a versão japonesa do jogo.

E como eu sempre tento entender o jogo (e seu enredo), eu acabei trocando de game, já que eu sempre tento usar a versão americana dos jogos. E neste Metal Gear, o vendedor me garantiu que era a versão americana (mesmo sendo a primeira versão deste Metal Gear). Então decidi comprar o game. E era a versão que eu queria!

metal gear solid3 01

Esta análise inicial eu vou fazer comparações com o game Metal Gear Solid (o primeiro game da série lançado para o Playstation 1 (ou PSOne). Tudo bem que teve versões anteriores para o MSX, mas o do Play 1 é o primeiro real!), já que é o único Metal Gear que já joguei (e o Metal Gear Solid 2: Son’s of Liberty eu devo pegar futuramente). E no primeiro Metal Gear, antes da tela inicial (onde você escolhe as opções iniciais de jogo) havia uma pequena (e interessante) cena de abertura (e eu até já usei esta cena em um trabalho da faculdade!).

Mas no Metal Gear 3, não tem esta cena, mas depois que você inicia o jogo, a cena de abertura é simplesmente fantástica! Impressionante! Fora que, até onde joguei, todas as falas são dubladas (diferente do Final Fantasy XII, mas o Final Fantasy é um jogo enorme e colocar som consome muito espaço do DVD). Se eu falei há cerca de 1 mês que eu estava com coragem de pegar todas as falas do Final Fantasy e traduzir, eu não estava brincando! E vou fazer isso, mas usando o Metal Gear 3! Mas eu terei de gravar no vídeo cassete ou filmar usando a minha câmera digital.

metal gear solid3 02

Depois da cena de abertura (3 no total, sendo que eu gostei mais da primeira parte e da terceira, apesar de que as 3 são impressionantes) começou o jogo em si. E é também um reaprendizado total na jogabilidade, já que faz muito tempo que eu não jogava Metal Gear. E quem só jogava Splinter Cell e Final Fantasy XII sabe que a visão da câmera é uma das melhores (eu acho a melhor). Mas é falta de costume, e sei que depois de um tempo vou acabar me acostumando.

Basicamente a câmera é vista de cima (na verdade é similar aos Final Fantasy do Super Nintendo) e você tem alguns movimentos básicos. Você pode usar tanto o direcional analógico esquerdo ou o direcional normal (digital) para se movimentar (mas o direcional digital serve para você andar e o analógico a velocidade é alta), e usar o direcional analógico esquerdo para movimentar a câmera (mas ela só movimenta em volta do personagem). E diferente do Final Fantasy XII, você acessa os menus e opções com o botão Círculo e sair deles usando o botão X. O botão círculo também serve para o Snake atacar. Já o botão R1, serve para Snake entrar em modo de 1ª pessoa (mas só pra ver a área. Você não consegue movimentar ele com esta visão (que aliás, na cena 3 da abertura você consegue usar esta câmera durante a cena não-interativa)). E os botões L2 e R2 servem para acessar os itens dos menus. Se você equipar a faca, você pode usar ela apertando o botão Quadrado, e o botão Select serve para ativar o Codec.

Já o Codec ficou bem diferente do Metal Gear Solid. Aparece uma visão (embaçada) do Snake ao fundo e no canto superior esquerdo aparece a “outra ponta da conexão” (comunicação) que é a pessoa que está falando com o Snake. E, diferente do Metal Gear 1, não aparece os rostos se mexendo, mas ocasionalmente, aparece uma cena interativa no lugar dos rostos (similar aos vídeos de treinamento do game Splinter Cell: Double Agent).

metal gear solid3 03

Voltando a jogabilidade, comecei a jogar. tentei reconhecer o cenário, andar um pouco, etc, e vi que é bem difícil controlar o personagem! E durante a jogatina, fiquei escutando os comentários do meu irmão: Desenvolve! Desenvolve! Quero ver jogo! E depois ele foi dormir. Eu cheguei a jogar anteontem (14/01) lá pelas 11 e meia, e enquanto termino de digitar esta análise hoje o meu irmão pegou o game pra jogar e vi ele conseguir fazer o que eu eu nem tinha tentado: ele conseguiu catar alguns cogumelos, um sapo (e eu só cheguei a matar algumas cobras) e conseguir encontrar os primeiros oponentes humanos!

Eu joguei até chegar na árvore e pegar os equipamentos de Snake (já que durante a descida a mochila acabou ficando num galho de uma árvore). Então cheguei nela e consegui subir (depois de algumas tentativas frustradas). Para subir você pode pressionar o botão Triângulo 2 vezes e para pegar a mochila é só usar o Triângulo de novo.

E enquanto eu tava vendo meu irmão jogar, aconteceu o primeiro Game Over, e com isso aparecer a mensagem Time Paradox. E já saquei na hora o que isso significa: como estamos jogando com Big Boss (spoiler!), então se ele morre, o Solid Snake não irá nascer, e com isso não existirá os games Metal Gear Solid 1 e o 2!

Avaliação final desta primeira impressão: Gostei! Estava dentro das minhas expectativas em relação a este game. Agora é arrumar tempo para jogar o mesmo!

metal gear solid3 04