Pular para o conteúdo
Início » Games » Preview – Mirror’s Edge

Preview – Mirror’s Edge

Google News

Como a maioria deve saber, é muito difícil ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos games. Como blogueiro, acabo me limitando a certos games e procurando infos só deles, deixando o resto de lado. O que é uma desvantagem, já que você pode acabar deixando passar possíveis games que podem surpreender.
Como o Mirror’s Edge.
Algumas semanas atrás adquiri a EGM Brasil e a mesma vinha com duas capas: uma do Prince of Persia e outra do Mirror’s Edge. Levei a capa do Mirror’s Edge por achar a mesma mais bonita que a capa da artwork do game da Ubisoft:

E a mesma, pelo que vocês podem perceber, teve uma matéria do Mirror’s Edge, o assunto deste preview.
Uma das reclamações principais de um amigo do Pérsio Flexa no Gamefest Brasil foi que nos games de tiro não dá pra ver o pé do personagem. Concordo. Realmente deveria mostrar o pé, mas a única coisa que eu reparava nos poucos jogos de tiro é que você apenas via a arma e algumas vezes a mão. O resto do corpo não existia.
Mas aqui a situação é bem diferente.
Assistam ao trailer:


A sensação de vertigem é impressionante, além dos movimentos corporais da protagonista. Aqui dá pra ver o pé e as pernas da protagonista. Aqui dá pra ver as mãos (como as armas dos games de tiro). Aqui os movimentos serão realmente impressionantes, fora a ação do jogo, que promete ter altas doses de adrenalina.

Os games em primeira pessoa terão de ser repensados daqui pra frente, depois que este game vier ao mercado.
Bom, não cheguei a ver os games atuais como os Crysis da vida, Call of Duty e etc, mas se neles também tem algo parecido com o mostrado no vídeo acima (com relação à movimentação do protagonista-câmera), isso eu nunca li nos reviews. Os analisadores se preocupam mais em falar dos gráficos fodas de Crysis do que sobre a possível movimentação do personagem (caso ela tenha alguma influência na jogabilidade), que poderia render um parágrafo interessante e poderia gerar mais interesse de quem quer ver algo diferente. Então posso considerar que os games FPS atuais não tem algo como o vídeo acima? Não sei, e se alguém souber, gostaria que comentasse sobre isso.
O maior problema dos games FPS é que o estilo está estagnado, sem muitas evoluções na gameplay. Mirror’s Edge promete mudar um pouco a situação.

Bom, to aqui falando falando e não to falando muito do jogo. Segundo a EGM Brasil, você é Faith, uma runner (corredora) que é “membro de uma organização clandestina que distribui informação enquando evita que o governo a detecte”  (EGM Brasil – edição 80, página 65). Ou seja: o governo controla a informação (e com isso a privacidade das pessoas) e você tem de transferir informações para outros locais. Então o governo é seu inimigo.
A movimentação do game é baseada no Parkour, um estilo de movimentação da vida real onde a máxima é “usar a sua própria habilidade atlética para se mover de um ponto a outro, enfatizando fluidez e eficiência para manter o mínimo possível de ferimentos” (EGM Brasil – edição 80, página 62). Um estilo bem interessante e que dá vontade de aprender.

A matéria da EGM também cita sobre a direção de arte do game, mostrando uma cidade bem clara (e branca) e algumas cores que saltam aos olhos, como o vermelho, que, pelo que dá pra perceber no vídeo, acaba sendo mais um sinalizador de onde você deve ir pra conseguir executar alguns movimentos com eficiência.
Aliás, eficiência aqui é a chave da vitória: o gameplay é baseado na corrida e em movimentações rápidas e acrobáticas, para economizar tempo, etc. Então vamos a outro vídeo do game, mostrando uma exibição da fase feita pelos designers do projeto:


Realmente, bem impressionante. Este game dá vontade de jogar, mesmo sabendo que eu não me sinto muito bem em jogar games desse gênero. Mas a sensação de imersão deve ser impressionante. Acho que não daria muito certo um game desse tipo ser em terceira pessoa.
Pra terminar, abaixo tem mais algumas imagens do game e mais dois vídeos (um via Hadouken), sendo que um apareceu na Tokyo Game Show 2008 . Mirror’s Edge sairá para Playstation 3, Xbox 360 e PC na próxima quinta-feira.
Outro vídeo:


Trailer em formato anime:


Story Trailer:


Mais Imagens:

3 comentários em “Preview – Mirror’s Edge”

  1. O único jogo que eu joguei que dá pra ver as pernas do personagem foi Crysis, e ninguém apontou isso nos reviews do jogo.

  2. Joguei Crysis e posso afirmar que nem de longe a movimentação do personagem é tão fantástica quanto em Mirror’s Edge. Tomara que esse jogo force a indústria a repensar a jogabilidade dos FPSs.
    Concordo plenamenete quado você diz que os FPS atuais estão estagnados. É basicamente a mesma gameplay com gráficos e temática diferentes.

  3. Show de bola heim, assim que sair preciso pegar 😀
    Ah, e a personagem corre com um para-quedas nas costas neh? Vc tá louco pular de um prédio pra outro daquele jeito.. naum tem Parkour que aprove uma loucura dessas rsrs
    Abraços!
    G.Night User – http://www.googlenight.com

Não é possível comentar.