Pular para o conteúdo
Início » Bastidores » 4 anos depois, continuando a selecionar games!

4 anos depois, continuando a selecionar games!

Google News

Bolo Playstation Gamer

Poderia dizer que “parece que foi ontem”, mas na verdade nunca foi. Mas o tempo é implacável, passa rápido, ficamos velhos, e não abandonamos os velhos hábitos. Alguns estão chegando a era dos games, muitos continuam e com certeza estamos derrubando preconceitos. Mas ainda falta muito caminho pela frente em diversas frentes. Não dá para percorrer todas, mas tentar é sempre possível. E cá estamos nós, depois de 4 anos de existência. Inicialmente, tinha pensado (e ainda penso) em alguma profissionalização, mas o ambiente de 4 anos atrás na internet era outro. Muita coisa mudou desde então.
Tal como era antigamente, criar um blog é fácil e está a 2 cliques de distância. Mesmo em blogs hospedados em servidores pagos, instalar um WordPress/Joomla/Sistema de CMS está fácil (em termos). Mas manter um site funcionando, ainda mais com tanta concorrência, não é fácil. Muitos nem analisam isso e continuam mesmo assim, porquê gostam, porquê tem amigos que curtem o que a pessoa escreve e publica. Outros acabam analisando a concorrência e tentam se superar. Como dizia o nosso amigo Pablo Raphael, do UOL Jogos, “Não Critique, Supere!”. Uma missão de cada dia, uma missão todos os dias. Erros acontecem, erros são corrigidos, erros são perdoáveis, acertos nem sempre são lembrados e às vezes a gente acaba esquecendo, mas são os acertos que fazem a gente crescer!
Em 4 anos de existência, o básico sempre acontece. Blogs bons e promissores acabam, outros tantos bons surgem. Dança das cadeiras na indústria nacional, jornalistas trocando de empresa, sites se profissionalizando, ascensão do Twitter e do Facebook, Youtubers aqui e acolá. Em 4 anos vimos o consumo de conteúdo mudar e se focar no social. Leitores vão para o Twitter e o Facebook, moldando e configurando o que querem seguir e acompanhar. 4 anos atrás muitos seguiam mais os blogs, mas aos poucos a situação foi mudando, e as produtoras decidiram seguir atrás. Das grandes produtoras ao pequeno desenvolvedor, todos aderem às redes sociais, o canal mais direto entre o desenvolvedor e o consumidor, podendo saber as notícias direto da fonte da fonte. Vídeos oficiais, eventos oficiais, Brasil Game Show, Gameworld, acompanhamento da próxima geração, uma época de transição. O acesso à informação está mais fácil do que nunca, enquanto vemos a ascensão de sites e as dificuldades do meio impresso. Revistas impressas acabam e as editoras tem de arrumar alternativas para sobreviverem. iPad, revistas digitais, assinaturas, conteúdo gratuito cada vez mais crescente. Concorrência. Vídeos de games e comentários de gameplay. Muitos não gostam, mas os Youtubers estão aí, criando vídeos diários e tendo uma audiência diferente e enorme. E cá estamos nós, ainda no sistema clássico, mesmo com uma roupagem de portal e posts praticamente diários e com opiniões.
Eu também mudei um pouco a mentalidade. Sai aquele velho reclamão para entrar alguém mais sério e que tenta fazer o melhor. Poderia ser escrachado, mas acaba não sendo bem da minha natureza, pois percebo que estou melhor, mas que acaba indo um pouco para o “termo comum” dos posts de games. Não tenho o estilo irreverente do Ives Aguiar ou o estilo da galera do Gamesfoda, mas acho que ainda há espaço para posts às vezes sérios, às vezes com opiniões e às vezes com alguma zueira, mas sou assim na vida real, um cara mais sério. Também sou meio robótico, mas é o meu jeito de pensar e o jeito que acabei moldando nesses 6 anos como um editor de sites. Alguém que começou um blog pra arrumar alguma coisa pra fazer no tempo livre, e que acabou crescendo e mudando de casa. Comecei num blog dentro do UOL (daqueles blogs gratuitos para assinantes), abri um domínio pessoal, passei 4 meses no Meiobit Games, abri e fechei um blog de gamedev e depois abri o Select Game, mantendo o blog com a ajuda de muita gente nesses 4 anos.
E ver a audiência aumentar nos últimos meses mostra que, aos poucos, apesar dos posts mais sérios, estamos fazendo um bom trabalho. Podemos ser melhor? Com certeza, e é esse o objetivo de sempre para nós: tentar se superar e entregar o melhor que pudermos fazer! O mundo não acabou, se você ainda está aqui lendo esta reflexão, um obrigado antecipado! 4 anos às vezes é muito tempo, às vezes não é quase nada. E que venham mais anos pela frente, muitos jogos e realizações para você, amigo leitor, amigo colaborador, para a famílias de vocês, amigos e colegas!
Voltemos a programação normal e muitos anos de vida pela frente!

12 comentários em “4 anos depois, continuando a selecionar games!”

  1. Caramba…tem todo esse tempo?
    Bom, eu nem me lembro a quanto tempo visito o Select. Acho que visito desde o final de 2009 que foi quando comprei o PS3 e passei a frequentar mais blogs/forum que eram dedicado ao console.
    Parabéns a esses caras corajosos que mantém o Select funcionando. Imagino o trabalho que dar. Que venham mais e mais anos.

  2. Parabéns Flau Flau, Parabéns Select Game, sinto-me honrado em acompanhar qse q desde o início e mais honrado ainda de ter alguns, poucos, textos publicados aqui… que muitos anos ainda venham manolo, abraço seu puto!

  3. R. Ewaldo Filho

    È , 4 anos depois , Brasilia Periferia parte 2 …
    A idade do meu PS3 , comprado em Janeiro de 2009 e firme e forte até hoje .
    Parabéns ao Flausino , para ter paciência para manter um site por tanto tempo , e sem ganhar $$$ é complicado , mas penso que não deveria se acomodar , você escreve bem e deveria ir tentando entrar em algum portal / site por ai ( se não me engano você já tentou entrar no Kotaku né ? ) , uma hora dá certo , ai é o sonho , ganhar para jogar games , hehehe …

    1. rodrigoflausino

      Foram 3 tentativas: uma no Games Brasil, na época que eles saíram do UOL e foi pro IG, uma no Arena e outra no Kotaku. Hoje não tento procurar mais ou tentar vaga na área, pois eu já sou formado em Tecnologia da Informação, e me mudar pra São Paulo seria mais fácil encontrar algo na minha área e ganhar um salário maior que um salário de jornalista (e nem tenho diploma , o que dificultaria bem mais as coisas).
      Sobre a questão de ganhar dinheiro, há 2 anos era fácil pois o meu blog pessoal dava mais grana e tinha mais posts “caça-paraquedista”, e os custos para manter eram menores. Veio a crise financeira, o Google efetuou muitas mudanças tanto no Adsense quanto na própria estrutura de blogs, com o Panda Update, o que fez com que tanto eu quanto muita gente adaptasse os sites para diminuir a propaganda (eu também nunca exagerei as páginas com Adsense). Fora o próprio Facebook, pois aparenta ser mais interessante uma empresa abrir uma página e lançar publicidade localizada e na base dos “curtir” e promover conteúdo, e isso pode ter feito com que os anunciantes do Adwords acabem fugindo do Google. Mas eu também não sei se isso procede, pois é uma visão minha e que pode não corresponder tanto a realidade. Mas os custos pra manter os blogs quadruplicaram e o Adsense ficou em 1/5 do que gerava anteriormente.

  4. sergiolopessp

    Fico muito feliz em fazer parte desta história também, ando meio sumido, mas não totalmente esquecido, é que o tempo anda realmente mais curto. Mas parabéns para nós.

  5. E pensar que conheci o site buscando por um ranking de PS3, =D
    Parabéns garoto! Que o site continue a crescer e a somar gente! e que venha a proxima geração de games pra gente falar mal por aqui!

  6. 4 anos? Caramba.
    Parece que foi ontem que você descobriu que o Dualshock 3 não precisava ficar toda hora conectado no cabo Usb para funcionar hahaha.
    Parabéns flausino. Muito sucesso e continue com seu bom humor

  7. Ótimo site, devo acompanhar o SG a pouco mais de 2 anos, eu gosto muito daqui porque prefiro uma notícia bem montada do que 10 mais ou menos, para isso tem milhares de sites ou twitter por aí…
    Gosto muito de acompanhar notícias relacionadas a trofeus por aqui, o Rodrigo manda muito bem nos atualizando do que entra e sai da Plus…hehe
    Valeu e parabéns a todos que fazem a “engrenagem” do site girar!!

  8. Parabéns ae, nem lembro quando e como descobri o site, mas faz tempo, também pensei em criar um blog pra falar sobre games, mas acabei ficando só com um tumblr mesmo( http://gamersarena.tumblr.com ), devido a facilidade de uso, programar não é comigo rs
    Que venham mais 4 anos ,e por ai vai …

    1. rodrigoflausino

      Hoje nem precisa saber programação para instalar e manter um blog. Ter um conhecimento básico ou alguma noção de HTML básico às vezes ajuda, mas depende bastante do que a pessoa pensa em fazer.

Não é possível comentar.