Poderia dizer que “parece que foi ontem”, mas na verdade nunca foi. Mas o tempo é implacável, passa rápido, ficamos velhos, e não abandonamos os velhos hábitos. Alguns estão chegando a era dos games, muitos continuam e com certeza estamos derrubando preconceitos. Mas ainda falta muito caminho pela frente em diversas frentes. Não dá para percorrer todas, mas tentar é sempre possível. E cá estamos nós, depois de 4 anos de existência. Inicialmente, tinha pensado (e ainda penso) em alguma profissionalização, mas o ambiente de 4 anos atrás na internet era outro. Muita coisa mudou desde então.
Tal como era antigamente, criar um blog é fácil e está a 2 cliques de distância. Mesmo em blogs hospedados em servidores pagos, instalar um WordPress/Joomla/Sistema de CMS está fácil (em termos). Mas manter um site funcionando, ainda mais com tanta concorrência, não é fácil. Muitos nem analisam isso e continuam mesmo assim, porquê gostam, porquê tem amigos que curtem o que a pessoa escreve e publica. Outros acabam analisando a concorrência e tentam se superar. Como dizia o nosso amigo Pablo Raphael, do UOL Jogos, “Não Critique, Supere!”. Uma missão de cada dia, uma missão todos os dias. Erros acontecem, erros são corrigidos, erros são perdoáveis, acertos nem sempre são lembrados e às vezes a gente acaba esquecendo, mas são os acertos que fazem a gente crescer!
Em 4 anos de existência, o básico sempre acontece. Blogs bons e promissores acabam, outros tantos bons surgem. Dança das cadeiras na indústria nacional, jornalistas trocando de empresa, sites se profissionalizando, ascensão do Twitter e do Facebook, Youtubers aqui e acolá. Em 4 anos vimos o consumo de conteúdo mudar e se focar no social. Leitores vão para o Twitter e o Facebook, moldando e configurando o que querem seguir e acompanhar. 4 anos atrás muitos seguiam mais os blogs, mas aos poucos a situação foi mudando, e as produtoras decidiram seguir atrás. Das grandes produtoras ao pequeno desenvolvedor, todos aderem às redes sociais, o canal mais direto entre o desenvolvedor e o consumidor, podendo saber as notícias direto da fonte da fonte. Vídeos oficiais, eventos oficiais, Brasil Game Show, Gameworld, acompanhamento da próxima geração, uma época de transição. O acesso à informação está mais fácil do que nunca, enquanto vemos a ascensão de sites e as dificuldades do meio impresso. Revistas impressas acabam e as editoras tem de arrumar alternativas para sobreviverem. iPad, revistas digitais, assinaturas, conteúdo gratuito cada vez mais crescente. Concorrência. Vídeos de games e comentários de gameplay. Muitos não gostam, mas os Youtubers estão aí, criando vídeos diários e tendo uma audiência diferente e enorme. E cá estamos nós, ainda no sistema clássico, mesmo com uma roupagem de portal e posts praticamente diários e com opiniões.
Eu também mudei um pouco a mentalidade. Sai aquele velho reclamão para entrar alguém mais sério e que tenta fazer o melhor. Poderia ser escrachado, mas acaba não sendo bem da minha natureza, pois percebo que estou melhor, mas que acaba indo um pouco para o “termo comum” dos posts de games. Não tenho o estilo irreverente do Ives Aguiar ou o estilo da galera do Gamesfoda, mas acho que ainda há espaço para posts às vezes sérios, às vezes com opiniões e às vezes com alguma zueira, mas sou assim na vida real, um cara mais sério. Também sou meio robótico, mas é o meu jeito de pensar e o jeito que acabei moldando nesses 6 anos como um editor de sites. Alguém que começou um blog pra arrumar alguma coisa pra fazer no tempo livre, e que acabou crescendo e mudando de casa. Comecei num blog dentro do UOL (daqueles blogs gratuitos para assinantes), abri um domínio pessoal, passei 4 meses no Meiobit Games, abri e fechei um blog de gamedev e depois abri o Select Game, mantendo o blog com a ajuda de muita gente nesses 4 anos.
E ver a audiência aumentar nos últimos meses mostra que, aos poucos, apesar dos posts mais sérios, estamos fazendo um bom trabalho. Podemos ser melhor? Com certeza, e é esse o objetivo de sempre para nós: tentar se superar e entregar o melhor que pudermos fazer! O mundo não acabou, se você ainda está aqui lendo esta reflexão, um obrigado antecipado! 4 anos às vezes é muito tempo, às vezes não é quase nada. E que venham mais anos pela frente, muitos jogos e realizações para você, amigo leitor, amigo colaborador, para a famílias de vocês, amigos e colegas!
Voltemos a programação normal e muitos anos de vida pela frente!

Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!