Pular para o conteúdo
Início » Games » 72,18% – O valor da carga tributária dos games atualmente

72,18% – O valor da carga tributária dos games atualmente

Sim, meus amigos. O título diz tudo. A gente já sabia o quanto que os impostos aumentam o valor dos produtos do setor de jogos eletrônicos no Brasil, mas a gente sempre ficava na dúvida sobre a porcentagem exata (ou mesmo aproximada) dos impostos dos games. O Canal dos Games deu a dica: são 72,18% só de impostos, um valor absurdo e que dificulta as compras de produtos originais aqui.
O site também afirmou que os games são o segundo produto de natal com mais impostos. O primeiro são perfumes importados, com 78%. É foda. Hoje sabemos que o mundo não vive sem impostos. O governo brasileiro precisa deles para pagar algumas coisas e etc, mas 72%? Um valor elevado desse aumenta a pirataria. Muita gente compra produtos piratas por falta de dinheiro: 250 reais é muita coisa para UM jogo. Isso é 1/3 do meu salário de programador de sistemas aqui. É mais da metade do salário mínimo. Jogo original hoje só é adquirido pra quem tem poder aquisitivo elevado.
Acredito que se limasse um pouco essa taxação poderia ajudar bem. Remover tudo é praticamente impossível, já que o Governo não quer perder essa boquinha (e quer ganhar ainda mais com os softwares para PC). Mas se eles não pensarem melhor, a pirataria vai continuar alta do jeito que está. Aí tanto o Governo perde quanto as produtoras perdem: mais impostos, menos games originais circulando. Menos games, menos dinheiro para as produtoras. Menos dinheiro, menos jogos sendo lançados. Menos jogos, menos opções de games para nos divertir. Aí já era.
[Imagem via Continue]

Relacionados e Publicidade