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A batalha pela Terra já começou em Mass Effect 3

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A Terra foi invadida. A ameaça dos Reapers, tida por muitos como uma lenda, finalmente chegou aqui. E o começo da demo de Mass Effect 3 que saiu esta semana foi feita com o único objetivo de mostrar que agora o foco desses destruidores de civilizações é a raça humana.

A história começa com o retorno do Comandante Shepard em uma reunião que não podia ter um timing mais perfeito, acontecendo no exato momento em que a invasão dos Reapers começou. Nos jogos anteriores, os Reapers sempre foram o mal maior, mas por não aparecerem diretamente, havia muita descrença sobre sua existência ou real perigo. Mesmo após os ataques à Citatel, no final do primeiro jogo, a descrença dos governantes fez com que Shepard tivesse que trabalhar clandestinamente para impedir seu retorno do segundo capítulo da trilogia.

Agora sim é guerra aberta. Só não vai acreditar na ameaça dos Reapers quem tiver outros interesses nessa batalha. O breve primeiro capítulo da demo, que provavelmente será também o primeiro capítulo do jogo final, mostra um grande exército de Reapers e seus soldados invadindo nosso planeta, destruindo nossos prédios e matando nossos irmãos. Com todo clichê que isto pode evocar, a idéia é de que agora a guerra é pessoal.

Ainda que em poucos minutos o jogo consiga apelar para um lado emocional e me fazer importar com a humanidade sendo dizimada, tenho dúvidas de até que ponto este caminho é o melhor. Mass Effect sempre foi uma série focada em seus personagens, cada um com traços bem distintos, passados complicados e ambições próprias. A morte de um companheiro faz muito mais sentido como fator motivacional para o Comandante Shepard do que a perda de soldados aleatorios ou crianças em um tubos de ventilação.

Por um lado, este começo vende bem a idéia de que mais uma vez teremos que viajar por planetas distintos e reunir um grupo com antigos e novos companheiros para salvar a galáxia. Mas o pouco foco nos diálogos e nos personagens deixou um gosto de que algo está faltando, ainda que as câmeras cinematográficas e as cenas de ação deem um bom clima para um começo de jogo. Talvez uma demonstração de mais ou menos uma hora de duração realmente não seja a melhor maneira de mostrar a complexidade de um jogo como Mass Effect.

De toda forma, Mass Effect 3 será a chance de cada um terminar sua própria história com Shepard, seus companheiros e uma galáxia em perigo, que vem sendo construída, moldada e tocada adiante desde o primeiro jogo, lançado em 2007. Quando este capítulo final chegar aos créditos, teremos terminando uma saga construída ao longo de uma trilogia inteira, em que as escolhas e ações feitas em um jogo são levadas ao próximo, dando continuidade à história de cada um, ao invés de ignorar as individualidades e partir de um ponto comum a cada novo título da franquia. Cada um teve sua jornada e agora cada um terá seu próprio desfecho. Seis de março é a data, anotem aí.

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