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A difícil tarefa de planejar um puzzle casual

No próximo mês de abril estarei, depois de 4 anos, em férias trabalhistas previstas na CLT. Com isso, andei pensando: o que vou fazer nessas férias? Como a possibilidade de ser 1 mês (ou 15 dias…), posso fazer muita coisa, como ficar apenas blogando ou mesmo estudando alguma coisa relacionada a desenvolvimento de jogos. Sobre esse último ponto, já comentei aqui sobre escolher uma nova linguagem e aprender a programar nela. C++ e Flash são as alternativas, já que existe a possibilidade de que o meu emprego atual comece um desenvolvimento de um novo sistema comercial em C#, fazendo com que eu aprenda a linguagem junto (aí passar pro XNA será um pulo).

Como falei antes, a escolha do C++ será em virtude das empresas nacionais estarem atrás de gente nesta linguagem. O Flash eu posso desenvolver games simples e colocar no meu blog pra faturar grana com publicidade. E tem os meus gostos por game design e level design, onde posso criar um level e pelo menos me movimentar dentro dele com colisões configuradas.

Ou posso simplesmente criar um puzzle casual e distribuir por aí, só que aí entra aquela velha máxima que muita gente experiente vai dizer: planejar um puzzle não é pra qualquer um.

Simples: como planejar um quebra-cabeças? Como planejar a sua mecânica? Confesso que nesse ponto a situação muda bastante de figura. Todo mundo tem idéias, mas idéias de games de RPG com histórias medievais, idéias ambientadas no cenário atual (espionagem e guerra por exemplo), histórias futuristas, etc. Tudo envolvendo algo como herói percorre atrás de vilão que quer dominar o mundo etc etc etc. Isso é fácil planejar, mas pode ser inviável desenvolver (salvo se usar o RPG Maker). Se for em 3D então…

Num puzzle normalmente tem gráficos mais simples. Algo como um Bejeweled, Zuma, games 2D diversos ou mesmo uma versão do Tetris. Isso é rápido de se fazer até mesmo pra quem não tem muitas habilidades artísticas, mas que tipo de puzzle eu poderia fazer? Montar algo novo, que inove é algo muito, muito difícil. Praticamente todas as mecânicas de jogo possíveis já foram utilizadas em games de sucesso, limitando as opções do desenvolvedor. Fazer versões de games conhecidos pode até ser divertido e ter algo no portfólio, mas você acaba sendo mais um no mundo de desenvolvedores indie que criam versões do Pacman. Se você consegue inovar com games originais e ganha notoriedade, conseguir ir para uma empresa será mais fácil: todo mundo gostaria de ter no quadro de funcionários uma pessoa criativa que consiga criar novos games e formentar os lucros da empresa.

Pra terminar, aceito sugestões do que devo fazer nas férias de abril!

Marcações:

6 comentários em “A difícil tarefa de planejar um puzzle casual”

  1. Ter ideias inovadoras é algo difícil e que toma muito tempo (na maioria das vezes).
    Acho que, se vc conseguir pensar em um puzzle muito bom, vale a pena fazê-lo. No entanto, como leitor, eu gostaria de ver tutoriais hehe.

    Em todo caso, bom descanso e bom trabalho :-p

  2. Esdras Eduardo

    Acho que voce deveria ir por partes.

    Desenvolva um game simple mais bem estruturado que em seguida possa adicionar novas funcionalidades.

    Parece simples mais na pratica ai sim voce consegui ver como é complicado!

  3. Talvez você possa fazer algo em cima de uma idéia existente, mas não que seja meramente um clone. Por exemplo (idéia minha abandonada), faz um pong no qual as barras atiram, mas você só usa o tiro para acertar em itens que atravessam a tela verticalmente de modo aleatório. Você pode ter um item que faz a sua barra crescer, outro faz a barra do adversário encolher, um item que altera a velocidade da bola, um que faça aparecer mais bolas na tela, outro que altere a sua velocidade ou a do adversário, talvez um item que te dê um tiro limitado mas especial que paralise a barra do adversário por uma fração de segundo…
    Uma vez joguei uma versão de pac man que dava pra jogar de dois, modo cooperativo. Eu e meu irmão nos divertimos bastante, e vi muitas possibilidades. Não duvido nada que um bomberman da vida seja um 'filho' não reconhecido do pac-man. Já pensou um jogo assim com um cenário gigante, no qual os jogadores poderiam se separar e a tela se dividiria ao meio, estilo toejam & earl?
    Acho que poucos jogos são criados totalmente do zero, eles evoluem de outras idéia e ganham vida própria.

  4. Salve Rodrigo!

    Então… Já pensou em adaptar algum jogo de tabuleiro? Ontem, fiquei jogando até de madrugada 'Os Descobridores de Catan' no meu celular… Viciante.
    Uma outra opção é criar um puzzle com uma roupagem diferente… Você deve ter visto o 'Calabouço Tétrico' do pessoal da Loodo… Se no seu Tetris você tivesse que encaixar Sacis? 😛

    No mais, tenho alguns projetos de jogos de tabuleiro, alguns bem simples. Se quiser conversar, manda e-mail.

    Braços e boa sorte!

  5. "Praticamente todas as mecânicas de jogo possíveis já foram utilizadas em games de sucesso, limitando as opções do desenvolvedor."

    Concordo que seja algo difícil, mas se tratando de ideias não podemos nos sentir limitados. Um dos exercícios que eu gosto de fazer pensando em game design é olhar o que está ao me redor e perguntar como isso pode se transformar em um jogo. O Miyamoto faz muito disso, hehehe.

    Sobre ter tempo e não saber o que fazer. Eu aconselho que você invista em seu trabalho, seja nos desenhos, programação ou desenvolvendo um jogo mesmo. Faça algo que para você terá retorno futuramente.

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