Início » Distribuição digital » A era dos downloads

A era dos downloads

download games

É inegável que estamos vivendo na era digital. Estamos vendo o declínio das velhas formas de entretenimento, que estão sendo substituídas pelos downloads, pelo streaming e por outras formas digitais.

É inevitável. É o futuro.

Aprendi a olhar videogames não somente pelos gráficos, jogabilidade, etc. O que está além também é importante. Acredito que a era dos downloads vai matar um pouco da magia dos jogos e de jogar, pois apesar de termos a parte que realmente interessa, que é o jogo em si, perderemos boa parte daquilo que nos faz desejar ter este ou aquele jogo, a emoção da “caça” nas lojas ou nos sites de troca, a interação “extra-game” que a mídia física nos traz. Não podemos emprestar um jogo digital; não podemos levar na casa de nossos amigos para fazer aquela inveja, tipo “nãnãnã”, “eu tenhoooo”. Vai ficar chato.

Para nós, Brasileiros vai ficar ainda mais complicado: Os provedores de internet oferecem um serviço porco e caro na maioria das vezes. Mais downloads significa mais espaço de armazenamento. Já viram quanto custa um HD por aí? É tudo ainda muito caro, mas com o tempo acredito que tudo melhora. Será que estamos preparados para tudo isso? Penso que nada substituirá a experiência tátil das mídias físicas, dos manuais (embora mal feitos em sua maioria) e as vantagens que elas ainda têm. Sou do tempo em que assoprávamos o cartucho para ele pegar, do tempo em que a gente olhava aquela arte nos cartuchos de atari e deixávamos a imaginação cuidar do resto. Isso vai acabar com os jogos por download.

Não sou contra, estou colocando apenas meu ponto de vista. Como já disse, é inegável, inevitável e temos que nos adaptar.

E não será fácil.

[Texto por Julian Camargo]

Relacionados e Publicidade