Pular para o conteúdo
Início » Final Fantasy XIII » A era dos spoilers

A era dos spoilers

Antigamente as informações que a gente conseguia sobre os jogos viam de revistas especializadas. Ainda tenho aqui algumas Gamers antigas, onde eu via notas máximas para Metal Gear Solid, The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Final Fantasy VIII. Os reviews às vezes eram superficiais, às vezes contavam muitos detalhes, o que fazia com que a gente tivesse algumas informações sobre estes jogos.

Hoje é diferente. Hoje temos a internet. Hoje temos reviews que saem em revistas japonesas e horas depois saem imagens na internet. Hoje temos vídeos mostrando trailers e informações. E hoje em determinados games temos os livestream. No Final Fantasy XIII enquanto alguns acompanhavam o lançamento japonês (onde, alguns dias depois, o jogo contabilizava 1,5 milhão de cópias!), outros ficavam vendo pela internet alguns japoneses jogarem e transmitirem pela internet, em tempo real. Quem assistia normalmente foram jogadores que moram no Ocidente, que queriam ver como é um jogo altamente aguardado. Alguns sabiam japonês, mas não moram no Japão e demorariam pra comprar/importar. Ou mesmo tinham alguns que vão esperar apenas pra versão ocidental, e outros que estavam apenas pra ver os pontos negativos. Então alguns iam a fóruns jogar informações para o povo ler. Estamos na era dos spoilers.

Sério, hoje é praticamente impossível resistir a eles. Alguma informaçãozinha sobre um game hypeado sempre é bom, mas há muitos jogadores que não curtem. O problema é que você pode acabar lendo infos que você não queria. Eu já cheguei a ler, sem querer, três versões do final do jogo, que condiz mesmo com o nome Final Fantasy. Eu já li tanta coisa que poucas páginas que fez com que o meu hype diminuíram. Informações sobre a sua linearidade e a eliminação de um dos fatores que fazem um JRPG ser mesmo um JRPG me desanimaram violentamente. Fora que já li que tem gente que achou que a Square comprou a nota da Famitsu e que as opiniões dos jogadores são piores do que a gente leu na revista.

Seria o conto do hype, onde a gente deu tanta expectativa num produto que ficou mediano? Seria melhor não ter lido todas as informações presentes na internet? Difícil dizer. Obviamente eu comentava muito sobre o jogo por aqui já que as informações eram previamente escolhidas pela Square. Eles foram espertos suficiente pra jogar muita informação de pouca coisa, se focando em alguns aspectos. Os focos maiores eram no sistema de batalhas e nos personagens nas batalhas, onde a cada nova divulgação vinha renders dos personagens e cenas deles em batalhas e em parte do enredo. É claro que se eles soltassem muitas infos perderia a graça, já que esperamos nos surpreender. Mas agora, com informações pipocando direto por aí fia difícil resistir e fica complicado ler algo sobre o jogo. Até queria comentar alguns aspectos aqui, mas quero ficar queto e não estragar a surpresa de quem ainda não quis procurar infos sobre este Final Fantasy.

O jeito mesmo é esperar a versão americana sair. Dizem que o jogo poderá ter DLCs na versão ocidental, mas não tenho tanta esperança. De qualquer jeito realmente o meu hype diminuiu tanto deste quanto do Versus XIII, que ainda quero comentar com mais calma futuramente.

[Imagem via este link]

Relacionados e Publicidade