Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Select Game
    • Home, Notícias, Posts Recentes
      • GameHall
        • Análises
        • Curiosidades
        • Guias, Dicas, Segredos
      • Termos de Serviço e Política de privacidade
    • Games e Cosplays
      • Roblox: Códigos, Eventos, Notícias
      • Fortnite
      • World of Warcraft
      • Honkai Star Rail
      • Genshin Impact
      • Elden Ring
      • Listas de Troféus
      • Listas de Conquistas
      • Cosplays
      • One Piece
      • Animes
    • Stories, Looks
      • Web Stories
      • Celebridades, Looks, Reality Shows
    • Pop Top Gaming
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Select Game
    Início » Fortnite » A loja de skins de Fortnite e o risco de descontrole financeiro na compra desenfreada de skins

    A loja de skins de Fortnite e o risco de descontrole financeiro na compra desenfreada de skins

    Rodrigo Lima18/11/20184 Mins Read
    Fortnite Skins

    Nos últimos dias joguei bastante o Fortnite e fiquei observando o funcionamento da loja de itens cosméticos do jogo, que tem um sistema de tempo onde algumas roupas ficam disponíveis para compras. Antigamente achava que era um absurdo alguém gastar tanta grana dentro do sistema, mas a Epic Games bolou um sistema de “rodízio”, que tenta “incentivar” os jogadores a comprarem uma skin com medo de não ter essa oportunidade novamente. Por exemplo, dias atrás eles fizeram uma parceria com a NFL e disponibilizaram roupas com uniformes e muitas opções de customização de números, mas eram skins caras, custando o equivalente a 45 a 50 reais cada uma. As roupas ficaram disponíveis para compra por 2 dias e depois ficaram indisponíveis, pois a loja rotaciona os itens (similar a um rodízio) e eles acabaram botando outras skins/emotes lá.

    Até aí tudo bem, você não precisa gastar 1 centavo no jogo (que é gratuito) e pode simplesmente deixar pra lá e ignorar boa parte das skins, mas tente imaginar, por exemplo, da questão de uma criança que quer acompanhar os amigos e adquirir a mesma roupa, ainda mais se ele tiver “amigos” de famílias com poder aquisitivo maior. As chances dela comprar (ou tentar comprar) a roupa dentro do jogo é enorme e se os pais deixarem o cartão de crédito cadastrado dentro da loja (por exemplo, na PSN), ele pode ir adquirindo os V-Bucks a cada compra, gerando um círculo vicioso que pode render um rombo financeiro no final do mês.

    – Nossa essa skin é bacana, pegou onde?
    – Ah, eu comprei na loja hoje, meu pai comprou pra mim.
    – Quanto é? Ah, vou comprar também, não deve tão caro…

    Com a Epic Games lançando skins com uma frequência enorme, a loja é atualizada constantemente a cada novo update. Tirando o passe de batalha, que você consegue ver cada recompensa e vai liberando ela dentro do jogo (ou você compra categorias por 150 V-Bucks cada), aqui dá a sensação de que se você não aproveitar o momento pode acabar não tendo outra chance, e já vi skins anteriores voltando à venda por lá, mas nunca roupas temáticas. Ainda assim é um risco enorme você ceder aos pedidos de um filho, comprar apenas 1 roupa e deixar os dados gravados, ou ele pedir depois pra você comprar uma nova roupa, e assim sucessivamente.

    Loja de Fortnite no PS4 em 2018

    Decidi então dar uma olhada nas skins que estavam na loja nas últimas semanas e fiz uma simulação. Na escolha de 6 skins que eu potencialmente compraria, totalizaria 9500 V-Bucks. O pacote mais caro da PSN Store, com 13500 (10 mil V-Bucks, mais os bônus), é vendido a R$ 306,90 (!!!). Um valor surreal e que pode gerar um enorme descontrole, o que pode ser pior se você for apenas adicionando a cada vez. “Ah essa skin é daora, vou só pegar ela”, e lá vai 60 reais, e na outra semana mais 60, na outra mais uns 100 reais e você tem praticamente o valor que poderia usar num “Red Dead Redemption 2” ou num “Assassin’s Creed: Odyssey”, que são bem mais interessantes e rendem muitas horas de jogo. Até a edição parruda de Destiny 2: Renegados sairia mais em conta, e nem jogos como o League of Legends ou o Overwatch (que também tem apelo de microtransações) tem sistemas assim. Pelo menos no Overwatch dá pra conseguir todas as skins sem precisar comprar caixas cosméticas (apesar de demorar bastante pra elas caírem eventualmente)

    Mas se o console estiver com o cartão de crédito gravado e setado pra não pedir código de segurança, uma criança pode sair comprando desenfreadamente quase tudo na loja, e o gasto passar facilmente de R$ 1000 reais ao mês. Se a pessoa tiver um poder aquisitivo alto pode não ser tanto problema, mas dependendo de como está a sua situação financeira esse valor pode fazer muita falta. E com novas skins sendo lançadas continuamente para ajudar o jogo a se manter, a Epic conseguiu uma grana enorme com micro-transações, e os concorrentes estão começando a sofrer com isso, tanto com jogadores jogando todos os dias, pois muitos migraram do Overwatch e do Destiny pro Fortnite.

    Avatar Miyabi
    Rodrigo Lima

    Atualmente como desenvolvedor de software, mas já foi jornalista e editor de conteúdos trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp

    Posts Relacionados

    Tudo sobre o Fortnite: Temporadas, melhores skins, modos de jogo e mais

    Loja de Fortnite hoje (em 06 e 07/04): Invencível, Caronte, Sinapse, Raí e mais personagens

    Previsões da Loja de Fortnite: de 15 a 20 de janeiro de 2024

    Porquê nunca irei usar um “skin changer” em Fortnite

    Traje clássico da Viúva Negra retorna à loja de Fortnite; veja como conseguir

    Epic Games responde a polêmica do novo sistema de classificação etária em Fortnite (e da treta das skins barradas)

    Publicidade
    Posts recentes
    • Roblox Roube um Brainrot: Novo horário do evento de amanhã, 8 de novembro (sábado); hora de início do próximo evento e mais novidades, com o revendedor de brainrots!
    • Novos códigos de Roblox Zumbi Caçador (Hunty Zombies) do update Chainsaw (update de 07 de novembro, Hunty Zombie Codes)
    • Roblox Grow a Garden: Veja quando começa o evento de amanhã, 08 de novembro (Crescer um Jardim, Mega Safári Harvest)
    • Roblox Plants vs Brainrots: Veja as horas dos próximos eventos secretos para 08 de novembro (amanhã) e segunda-feira, 10/11 (Plantas vs Brainrots)
    • Roube um Brainrot terá evento hoje, 07 de novembro, no Roblox ? Nova imagem traz 3 esteiras, será que elas serão adicionadas no próximo evento? Previsões do horário e mais
    • Jisoo, do Blackpink, faz entrevista para a Vogue e comenta mais sobre as Shumons e mais itens que ela leva na bolsa da Dior
    • GTA 6 é adiado para 19 de novembro de 2026
    • Progressão de Hearthstone: Primeiras Ranqueadas e recompensas da nova expansão
    Publicidade
    RSS Select 2.0
    • Battlefield: RedSec pode ser o modo de battle royale de Battlefield 6!
    • Mais jogados no Steam em 26/10: Battlefield 6, PUBG, Marvel Rivals e mais
    • Belo cosplay da Lux Academia de Batalha, de League of Legends
    • Halo ganhará remake e sairá também para PS5
    • Veja este belo cosplay da Lux Academia de Batalha, de League of Legends
    RSS Pop Top
    • Steal a Brainrot on Roblox will have a secret event today, Friday, October 31st? And what to expect from the next official announcement? Times for upcoming events and more
    • See the time and details for Saturday’s Steal a Brainrot Event, from Roblox (October 25)
    • Roblox Anime Eternal has new codes at the beginning of October 2025 (update 18)
    • Kazuha, from Le SSerafim: Instagram update in this week
    • New Roblox event Steal a Brainrot! See the time and more details for this Saturday’s event
    • Termos de Serviço e Política de privacidade
    • Sobre
    • Contato
    © 2025 Select Game - Todos os Direitos Reservados. Imagens e embeds tem foco em divulgação!

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.