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A nova era dos detonados e a nova revista PowerStation

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No princípio, a era dos games no Brasil se resumia às revistas que a gente comprava em bancas. Gamers, Ação Games, Supergamepower eram as revistas da vez e com isso nós consumíamos muito este tipo de material. Não existia internet e por isso era o único meio de informação para saber sobre os jogos, ler análises, dicas e estratégias. Hoje é a palavra detonado, onde temos um guia completo de um determinado jogo. Hoje é perfeitamente possível pegar um game qualquer e jogar até o fim sem este tipo de material ao lado, mas para completar 100% é necessário a utilização. Eu não concordo com o uso de detonados para o primeiro zeramento, mas do segundo em diante acaba sendo essencial. Tal como o nosso texto do multiplayer do Killzone 2 (nosso único detonado), tal como a nova revista Powerstation que apareceu nas bancas e que vou comentar no final deste post. Este texto é para comentar sobre o passado, presente e futuro dos guias de estratégia.
No começo apenas as revistas tinham este material. Quem se lembra da Gamers Book do Final Fantasy VII, considerado por muitos o melhor detonado impresso do jogo da Square-Enix no Brasil:

Ou mesmo os detonados que tinham na Gamers, com muitas imagens e que deve ter sido altamente difícil diagramar por parte dos redatores, por ter de capturar dezenas de imagens e inserir lá:

Detonado de Resident Evil 3 na Gamers 45

Só que o tempo foi passando, eu entrei na idade das trevas dos jogos e parei de comprar revistas e de consumir jogos. Estava na faculdade e só arrumei alguns poucos jogos de PC, como o Splinter Cell e os Need For Speed. Uma das últimas revistas que comprei antes foi a Gamers 46 e por isso só comprava revistas ocasionalmente. Só que nessa época (6 anos atrás) a Internet estava presente e recentemente começou um movimento que iria complementar as revistas: os vídeos com dicas.
Hoje a utilização de detonados está maior que antigamente. Jogos do X360, PS3 e alguns de PC tem as conquistas. São pontos que vão para o seu ID virtual que mostra que você fez algo difícil para os padrões. Peguemos o Tomb Raider Underworld, que tem pras 3 principais plataformas de jogos com gráficos potentes (PS3, X360 e PC). O jogo tem conquistas e troféus para coletar todos os tesouros e relíquias. A não ser que você seja um exímio explorador, é praticamente impossível coletar tudo sem o uso de detonados. Então o jogador abre o Youtube e procura vídeos feitos por jogadores, onde muitos deles tem walkthroughts completo: vídeos que mostram a localização de cada tesouro. Era como se o jogador filmasse pegando todos os tesouros e mandasse pra você ver:


Eu usei esse tipo de vídeo para platinar o Tomb Raider, coletando todos os troféus. No jogo tem troféu tanto pra tesouros quanto pra fazer certas ações, como os Swan Dives, que são mergulhos de locais altos direto na água, sendo que um deles custou pra conseguir por ter de fazer de uma altura pré-determinada:


Alguns podem achar que é fraqueza usar detonados em vídeo. Não acho, já que isso ajuda pelo menos pra acelerar o processo de platinar um game. A gente sempre vai usar dicas e sempre vamos ter interesse em procurar. Este Tomb Raider eu platinei só na base do aluguel, o que se tornou um bom negócio: não precisei comprar e nem precisarei fazer isso.
Além dos vídeos, tem também sites especializados e seções só pra ajudar o povão. O Gamefaqs aparenta ser o maior de todos, onde muitos usuários postam contribuições, mas em sua maioria são textos puros sem formatação e sem imagens. Outros sites se destacam, como o PS3Trophies.org, onde alguns dos jogos com troféus tem guias. Os vídeos acima do Tomb Raider eu achei lá, que também tem dicas de texto para conseguir os troféus. O PS3Lifestyle chegou até a montar um site especial do God of War 3, onde três das seções tem um a guia de tesouros, outro de troféus (coletar as Gorgon Eyes/Phoenix Featers/Minotaur Horns/Godly Possessions) e o terceiro com as challenges of Olympus. No caso desse último os caras capricharam, colocando imagens da localização das urnas:

Já aqui no Brasil ainda tem revistas que trazem dicas e detonados, e a revista da vez é a PowerStation. Na semana passada eu fiquei sabendo da revista através do leitor e jornalista Pablo Raphael, que disse que tem mapas belíssimos e uma diagramação refinada. Como aqui em Varginha certas revistas demoram um bocado pra aparecer (e outras aparecem primeiro nas bancas, como a Edge…) eu decidi comprar a revista pela internet depois de ter lido um tópico no UOL Jogos postado por um dos editores:

Tirando o fato da capa ser um pouco poluída (igual na edição inglesa), eles também publicaram na net a matéria do Dragon Age: Origins, que foi essencial para a compra:
PowerStation – Dragon Age: Origins
PowerStation – Dragon Age: Origins (link alternativo)
Eu babei na matéria. Realmente os mapas impressionam, mesmo eu não tendo o jogo. Aliás, até eu fiquei com vontade de comprar o Dragon Age, mesmo sem ter grana para tal, mas enfim, fica a dica. O press-release no tópico também é bem interessante e decidi replicar aqui:

Nessa primeira edição, que já está nas bancas, temos detonados de:
– Modern Warfare 2: 24 páginas de estratégia
– Final Fantasy XIII: Estratégia especial para todos os mestres
– BioShock 2: Totalmente baseado em mapas.
– God of War III: Guia completo com troféus
– Left4Dead 2: Toda campanha do modo história
– Assassin’s Creed II: Todas as localizações (e são muitas, heim)
– Uncharted 2: Among Thieves: Xtended Play, com tarefas para você fazer depois de finalizar o jogo
– Resident Evil 5: Gold Edition: Mini Guide

É claro que quem não gosta de detonados não irá ligar pra revista, mas é raro de ver um material com essa qualidade aqui no Brasil.
Quanto ao futuro, os vídeos vieram pra ficar. Alguns tem comentários embutidos, outros tem apenas o jogo em si. Da parte dos sites alguns capricham nos detonados. A revista nacional também pode conseguir se diferenciar e pra quem consome muitos jogos atualmente ter uma revista dessas pra consulta pode fazer a diferença entre o jogador e o troféu de platina/completar 1000/1000 de um determinado game, fora que ler em papel na maioria das vezes é melhor que ver um vídeo.
Quanto aos detonados em geral, use quem quiser. Eu vou continuar usando pra pelo menos ajudar nas tarefas mais insanas quando estiver caçando alguns troféus. Sem isso não sei se valeria tanto usar. Afinal, pelo menos a primeira experiência de jogo a gente faz sem revista nenhuma, pra não estragar a surpresa.

40 comentários em “A nova era dos detonados e a nova revista PowerStation”

  1. Opa… excelente texto.
    Sabe que eu vi essa revista na banca e não dei muita bola… vou olhar com mais carinho, me interessei pelo conteúdo.

  2. Olha aí, fazia tempo que pensava em escrever algo a respeito hehe, mas o texto explanou bem o que imaginava sobre o assunto. Alguém aí sabe me dizer se a distribuição da powerstation será setorizada?

  3. Muita gente se gaba, dizendo que detonados são para os fracos, e que estraga o prazer de se jogar. Eu acho justamente o contrário: acho que o perfil mais indicado para o consumo de detonados é o do gamer mais hardcore, aquele que não sossega enquanto não descobrir por completo alguns elementos avançados do game, que o jogador comum não descobre.
    Tenho a mesma opinião sobre os game enhancers (game geni, game shark, etc.). São maravilhosos no sentido de se quebrar a estrutura de um game para entendê-la melhor.

    1. Seu texto é incoerente. A partir do momento que a pessoa le como se faz determinada coisa, ele deixa de "descobrir" aquilo. Descoberta é quando voce, usando de sua insistencia e entendimento do enredo do jogo, descobre sem auxilios externos aquela determinada coisa.
      Game enhancers é a mesma coisa. A coisa mais ridicula que eu ja vi foi o game shark e afins.
      Detonados são sim para os fracos.

    2. Concordo, em partes. Sou totalmente contra cheats e enhancers como game shark, pq destroem a estrutura natural do jogo, a experiência que o developer planejou. Mas sobre guias, eu acho que são muito mais utilizados pelos hardcore mesmo. Muita coisa o sujeito vai descobrir sozinho, mas outras, detalhes minuciosos, ele vai utilizar um bom detonado – as vezes pq é a única maneira, as vezes para poupar tempo. Nem todo hardcore tem hj o tempo que tinha na adolescencia.

  4. Usei muito detonado na minha vida de gamer, mas como falado sempre na segunda jogada ou em casos de ficar travado no jogo. A qualidade da Gamers Book era excelente, eu tinha a do FF7 e também a do Breath of Fire 3, além de vários outros detonados de diversas revistas. Hoje em dia não sei mais o que é revista de video game, faz anos que não compro uma. Eu também já usei videos do youtube, o ultimo foi com o Braid para pegar as estrelas, impossível acha-las sem um walkthrought…
    Um outro lugar bom para encontrar walkthrought é o wikia, além de detonados tem muita informação sobre o universo dos jogos, segue o link:http://www.wikia.com/Gaming

  5. Quem nunca usou um "detonado" que atire a primeira pedra!
    Dizer que é contra um "detonado" é muito poetico e bonito, também tenho vontade de dizer que sou contras, mas na boa, ja usei e vou continuar usando em alguns games.
    O que eu acho palhaçada é usar walktrhu na primeir

    1. Eu nao diria nem na primeira ou na segunda jogadas. Eu sou contra Detonados no sentido de fazer todos os passos desde o inicio até o fim do jogo. Como eu digo mais acima, isso é para os fracos.
      Contudo, há motivos que justificam o uso do Detonado. Abaixo cito 2 deles:
      1- vc tem q pegar determinado item, ja virou 2 ou 3x o jogo e nao conseguiu o item(isso ja aconteceu comigo em Crash Bandicoot. Eu sabia em que fase estava a esmeralda, via a bendita esmeralda, mas nao conseguia nem a pau pega-la. Era a ultima para eu virar 100%, entao eu vi como pegava numa revista)
      2- vc está literalmente preso no jogo a mais de 2 horas, nao consegue mais evoluir no game e nao tem a menor ideia do que fazer.
      Em ambos os casos o uso do detonado fica restrito aquela parte que vc precisa pra resolver seu problema, e nao a sua total leitura para saber sobre todo o jogo.

      1. Opa!
        Acho que não poderia definir melhor do que tu, a utilização correta de um detonado.
        Vou dar um exemplo mais recente, aonde fiz uso de um vídeos para pegar um trophy: Uncharted: Drake's Fortune.
        Eu tinha pego coisa de 30-40 tesouros, mas não fazia idéia de como achar os demais, não tive dúvidas: "detonado".

        1. Aproveitando, ja ta aonde no FF 13? To finalizando o capitulo 11, se estiver na frente manda algumas dicas, ou se precisar te envio algumas. 😉

          1. Cara, eu to no que eu imagino que seja o finalzinho do 11 também.
            O ultimo chefe que enfrentei (topo da torre quebrada, acho que assim tu sabe qual é sem eu dar espoiler) me deu um bucado de trabalho, tive que montar uma estratégia bem ousada e usar todas as ferramentas possiveis.
            Interessante que com o passar do tempo o game começa a exigir muito mais, não basta usar dano+dano+cura. Dependendo da situação tu te obriga a mudar.

            1. Cara matei esse maldito ontem!!! Mais de 1 hora até achar a estratégia mais eficiente.
              Estamos praticamente no mesmo ponto do jogo.

        2. Quando eu jogava Final Fantasy XII, apelei para os detonados que saiam na finada Super Dicas PlayStation, para conseguir fazer tudo do jogo, principalmente a parte dos itens. Era impossível saber ou descobrir tudo aquilo, qual item combinar com qual, qual tinha que vender em qual quantidade para conseguir as armas desejadas…

          1. Eu fiz isso depois que passei de 90 horas no FF VIII. Eu ja tinha quase todos os cards, faltavam bem poucos, aquele do ET e tal.

    2. Faço minhas as palavras do Giusepe.
      Apesar de reconhecer a competencia de alguns jogares aqui do Select Game
      acho pouco provavel que alguém descunbra TUDO de TODOS os jogos
      sem precisar de alguma ajuda.
      Agora, buscar ajuda sem antes tentar, raciocinar, ai sim, é fraco!
      Também não gosto de detonados
      mas usá-los para encontrar a maldita "ultima pedrinha do mundo"
      Não vejo mal.

    3. Acabei Assassin's Creed 2 hoje, sem qualquer ajuda, até porque é muito fácil, mas falta localizar umas 20 penas.
      Vou dar mais uma passada nos mapas, mas se não achar vou consultar os detonados e não vejo problema algum.

    4. Sim, eu concordo que usar detonado na primeira jogada tira muito da graça e da descoberta de jogar o jogo da primeira vez.
      Eu uso, normalmente a partir da segunda jogada, o quando eu travo em determinado ponto do jogo e nao consigo sair, ai eu olho apenas aquele trecho pra me dar uma dica.

    5. Gostei do texto, muito bom. Engraçado ler isso agora, já que essa semana eu dei uma procurada em detonados para saber onde eu podia pegar 1 Experience que faltava em duas fases do Trine: Iron Forge e Ruins of Perished, descobri que era um bug em que a Experience caia na lava nestas duas fases.
      Eu sou contra usar detonados na primeira vez em que você estiver jogando, mas não vejo problema em usar na segunda vez para pegar achievements.

    6. Eu sou contra usar detonados que ajudem a fechar o jogo. O legal é terminar o jogo na raça. O máximo que podemos fazer é pedir uma dica para os amigos. hehehehe.
      Mas utilizar detonados para encontrar itens dos jogos eu não vejo nenhum problema.
      Sinceramente, acho dificil alguem encontrar os 20 bublehead (os bonequinhos) espalhados dentro do mundo de Fallout 3 por exemplo.

    7. Hoje não curto a idéia de usar detonado na 1º vez, mas teve uma época que eu usava muito (e me arrependo disso). Hoje no máximo dou uma espiada caso fique travado em alguma parte, mas sempre insisto pra passar por mim mesmo.
      Tive que usar guia pra pegar todos os tesouros do Uncharted 2 porque, porra, haja paciencia pra procurar aquilo. Já tentei procurar por mim mesmo, mas quando buscava por toda parte dava uma dor de cabeça que não conseguia continuar. E engraçado que tem um tesouro que voce precisa se aproveitar de uma espécie de bug pra conseguir saltar até onde ele está.

    8. É uma bela revista de serviço, a mais bonita publicada por aqui. E dá um trabalhão faze-la. 🙂
      Um ponto bem legal é que além de detonados e guias de Achievements, a revista dá uma atenção aos modos multiplayer. Quem puder conferir o guia de Modern Warfare 2 vai ficar impressionado com a quantidade de detalhes: todos os Intel, guia para as Special Ops e para o multiplayer, com cada um dos mapas, dicas de sobrevivência em cada um deles, etc.. material de primeira.

    9. Eu DUVIDO que alguém tenha achado os 200 pombos no GTA IV sozinho.
      Eu tento achar todos os colecionáveis dos jogos (Uncharted 1 e 2, Assassins Creed, GTA etc), mas quando eu não acho mais nada sozinho, recorro aos mapas. Não vejo problema nenhum.
      Só acho foda aqueles que usam na primeira jogada. Perde toda a graça do jogo.

      1. O que eu penso, pra ter o detonado, alguém conseguiu.
        O óbvio é que é alguem com tempo e que ganha pra isso, ou não.. rsrsrssr

        1. Ah sim, mas para mim que tenho filho de 3 meses, esposa, trabalho e casa pra cuidar, onde me sobra no máximo uma hora por dia pra jogar, fica difícil ficar caçando esses colecionáveis.

        2. Não necessariamente. A BradyGames tem acordo com as produtoras para a produção dos seus guias, se não me engano. Eles recebem o script do jogo e transformam em um guia.

    10. Minha humilde opnião: Jogar para a maioria é apenas um passa-tempo, como tal as pessoas devem fazer aquilo que acham divertido.
      Tem gente que gosta de ver o jogo do começo ao final da maneira mais rápida possível e passar para outro, outros não encontram paz enquanto não reviram 100% do jogo. Eu adoro um jogo que tenha uma boa narrativa mas meu inglês é razoavel, sei que pessoas com um inglês mais "enferrujado" talvez não apreciem tanto um enredo, dando mais valor pra "ação".
      Seja como for, não existe "maneira certa" de jogar, temos que fazer aquilo de maneira que seja divertido e, como foi dito, isso é diferente para cada pessoa.

    11. rodrigo marianno

      Feriadão pertinho, eu saudoso das minhas Ação Games, fui e comprei a nova EDGE (sou fâ da Rockstar e essa edição tem matérias do L.A. Noir e do Red Dead Redemption) mas acho que no Brasil, para o público que possue um 360 ou PS3 e acesso a internet, o espaço pra esse tipo de revista (com vários detonados etc) acabou, se não acabou diminui muito.
      Hoje em dia, se estivesse atrás de um detonado, procuraria um guia mesmo, como esse do GTA IV da BradyGames, algo mais dirigido e detalhado.

    12. Pena que só estou lendo isso agora pela noite e amanhã é feriado, quinta-feira uma das primeiras coisas a se fazer é ir cassar essa revista.
      Eu concordo com o Flausino usar detonado na primeira empreitada do game é Fail de mais. Mas alcançar os 100% nunca é fácil na raça em muitos jogos.
      Pra mim não há nada melhor do que pegar uma revista pra ver um detonado, a internet tem a informação, mas é muito "crú" muito "feio", sei lá acho muito esquisito, pegar um detonado numa revista, qse sempre muito bem explicado e mostrado (os do Gil sempre tem mapas ^.^) e colecionar revista de games é o meu (caro) vício.

    13. Eu comprava a Ação Games, Nintendo Power, Super Game Power e a Gamers… mas em épocas distintas.
      Era massa ler as colunas e tals (saudosismo batendo), eu tinha até coleção.
      Mas como disseram ali em cima, detonar um jogo hoje em dia é complicado sem alguma ajuda pra saber aonde fica aquele itenzinho, ou aquele carro secreto. Como por exemplo os 200 pombos do GTA IV, é algo impossível de se achar sozinho.
      Pena que atualmente o cara não tem mais tanto tempo pra jogar e ficar distrinchando um game.

    14. Pow….esse baú do GoW3 que aparece na imagem eu consegui por sorte. Agora sei que os jogos, mesmo não sendo um Mario 3, teem tendencia de avançar da esquerda para a direita. Se permitir você ir para a esquerda sendo um caminho novo é porque tem algum segredo. rsrs

    15. alguem que comprou ai pode escaniar a parte do uncharted pls?
      pq desses jogos ai eu só tenho o uncharted 2, ai fica foda eu comprar só pra ver isso!

    16. Valeu pelo post, Rodrigo!
      Uma única dúvida que acho legal esclarecer para o @lecoast. A revista tem distribuição nacional. Nos estados mais longínquos ela deve chegar apenas nas capitais.
      Abs

    17. Eu só acho que a forma especial que trataram god of war , deveria ser feito com os outros jogos que é mencionado na capa, em edições futuras…
      principalmente com FF XIII,

    18. Gente, vcs q são fãs de games se alguém conhece o jogo Stalker shadow of chernobyl por favor me dá uma dica de como passar a fase da central nuclear de chernobyl, pois nao consigo passar de jeito nenhum!!! 🙁 mas que o game é hipel legal, isso é…
      aceito dicas de todos!!!

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