Pular para o conteúdo
Início » Artigos » A questão da divulgação de idéias do seu projeto

A questão da divulgação de idéias do seu projeto

Recentemente, um post no ene3 me chamou a atenção:
Miyamoto proibido de falar dos seus hobbies
Basicamente conta sobre a proibição da Nintendo dos funcionários divulgarem seus hobbies. Isso me deu idéia deste texto, sobre as idéias que surgem no tempo livre que podem se transformar num jogo. E essas idéias serem copiadas por outras pessoas, para elas ganharem grana.
Aí entramos no X da questão: se eu tenho uma idéia de um jogo, eu poderia divulgar ela pra avaliação em fóruns de discussão?
Depende. Se você for um desenvolvedor indie e quer saber a opinião da comunidade antes de começar um projeto, é até recomendável fazer isso. Mas você estará sujeito a ter a sua idéia copiada e usada por outra pessoa, que pode ver nela uma oportunidade de faturar em cima dela.
Oras, eu posso simplesmente dizer que não se pode copiar a idéia! Tudo bem, mas ainda assim o cara pode simplesmente adaptar a sua idéia e modificar alguns pontos. Aí mesmo num processo você não poderá fazer nada, já que ele foi esperto e soube aproveitar. Você não, por ter tido a burrice de ter divulgado isso na net.
Então divulgar é burrice?
Depende de novo. Como disse antes, você tem de estar ciente dos riscos. Se você tem uma idéia fenomenal e quer botar em prática num jogo indie que pode te render alguma grana, recomendo não fazer isso na net, mas para um grupo de pessoas confiáveis que não irão roubar a sua idéia. Aí você pode mostrar isso e chamar eles pra entrar na sua equipe. Aí basta criarem o jogo e lançarem.
Mas aí temos também outro problema. Eu não daria crédito a alguém que quer chamar gente pra uma equipe num fórum mas não vai divulgar nada relevante, como um esboço do enredo. Eu precisaria de informações cruciais pra saber se valeria a pena entrar numa equipe indie. O problema é que se você vai chamar alguém, terá de divulgar a sua idéia. E aí entra na mesma situação acima!
Tudo isso é válido pra quem é indie. Em empresas, uma idéia interessante e bem estruturada pode lhe render, dependendo do seu cargo (se você for um game designer), um financiamento de um jogo completo. E divulgar pode ser proibido e perigoso para as empresas e para você.
Por exemplo: Já imaginou se alguém como o David Jaffe postasse sobre a idéia do God of War antes do jogo começar a ser desenvolvido num fórum indie? Outra empresa poderia pegar a idéia e passar na frente do cara, tendo assim uma franquia excelente em suas mãos. Além disso, se a outra empresa passasse na frente e o Jaffe começasse a desenvolver, a empresa que copiou poderia acusar a Sony de plágio e/ou falta de criatividade, ferrando com tudo. Ou mesmo ela divulgasse a idéia e a Sony perder a chance de faturar milhões com uma nova franquia.
Por isso que a Nintendo proibiu o Miyamoto e os outros de divulgarem a suas idéias ou o que eles fazem no seu tempo livre. Ela é esperta suficiente pra saber que qualquer idéia simples pode gerar um game original e a Nintendo sair na frente de todo mundo. Se o Miyamoto se diverte com alguma coisa, essa idiversão pode fazer parte de um jogo e com isso
É aquele negócio: a gente vai fazer um game baseado, em parte, na nossa diversão. Se eu gosto de ler X tipos de livros, com certeza eles vão me influenciar nos meus futuros projetos.
Por fim, pense muito antes de sair por aí divulgando qualquer idéia. Se você não se preocupa com isso, vá em frente e divulgue. Assim você pode ver as opiniões de outros desenvolvedores sobre a sua idéia/projeto. Se você consegue ver na idéia uma oportunidade de faturar uma grana, aí sim você pode segurar a sua idéia, melhorá-la, estruturá-la e aí sim você pode desenvolver um game design e montar uma equipe indie de confiança pro jogo sair.

Relacionados e Publicidade