É bem provável que se você ler muitos blogs nacionais de games deve ter visto a replicação de posts sobre esta cosplay impressionante da Samus, onde a moça é brasileira. Tudo muito bonito, mas estou aqui para comentar sobre um outro assunto que tem uma relação com essa cosplay: as definições de escolha de pautas.
Explico: no dia 29 de janeiro deste ano tinha recebido um e-mail onde um usuário do deviantART tinha comentado sobre esse cosplay. Sério, eu poderia, se tivesse tido um pouco de atenção e vontade, ter postado sobre isso muito antes e quem sabe todo mundo teria replicado. Aí o Kotaku descobre e todo mundo linka eles, o que é normal, apesar de que na comunidade de cosplay essa da Samus deve ter circulado pro meses.
Então o Flausino tá com dor de cotovelo porquê poderia ter postado antes? Não. A questão é que tudo depende da escolha de pautas que você faz. Uma das reclamações principais de muita gente é que nos blogs de games nada se cria, tudo se replica e a inovação com textos originais vai pro espaço. São poucos os blogs onde realmente tem a inovação e aqueles que tem um estilo peculiar em seus textos. Por exemplo, o Retrobits e o Hadouken postam coisas que normalmente não iriam em blogs e sites normais (coisas retro e game music e artes relacionadas com games, por exemplo). O Meiobit Games preferem textos comentando a indústria e textos exclusivos. São tantos assuntos que a gente não sabe o que postar. Eu devo receber por dia pelo menos de 200 a 300 textos só de games. A minha caixa de feeds está sempre acima de 1000, tanto para sites internacionais (que tem uma categoria separada) quanto para sites nacionais de games. É bem difícil escolher uma pauta hoje em dia.
Por exemplo: eu devo ter sido o único blogueiro que se interessou mesmo pelo Infinite Undiscovery (RPG japonês exclusivo pro Xbox 360). Sei lá, tinha achado as imagens do jogo e sua mecânica tão impressionantes que parece que eu tinha arrumado uma namorada virtual: cada scan, cada imagem eu tirava meu tempo livre e postava, comentava. Eu consegui juntar mais de 300 imagens nesse período, um número mediano se comparar as mais de 700 de Street Fighter IV no UOL jogos. Eu quase comprei o Xbox 360 por causa do jogo. Eu quase comprei o jogo original antes só pra ter algo pra jogar quando eu adquirisse o console. Mas a crise financeira surgiu do nada, o console aumentou de preço, o dólar aumentou de valor se comparado aos reais e eu fui pra opção mais óbvia, o Playstation 3. O PS3 tinha a vantagem de ser 600 reais mais barato e com o quarteto Metal-Little-GodofWar-FantasyXIII (vocês devem ter me entendido!), sendo que um deles está quase sendo zerado. Com certeza se o Infinite jogo saísse pro Playstation 3 eu teria comprado ele antes do LittleBigPlanet (que comprei ontem), tamanho o hype que eu tinha depositado no jogo. Eu joguei no Xbox e só não faço de novo já que é bem caro gastar 4 reais por hora no console sendo que posso alugar games do PS3 pelo mesmo preço e ficar com o jogo por 2 a 3 dias.
Apesar das notas medianas o Infinite seria aquele jogo que todo mundo critica mas você é um dos poucos que gosta mesmo do jogo. Metal Gear Solid 4 é melhor? É. Até mesmo o LittleBigPlanet é, mas tem sempre aquele jogo que você se cativa mais. Pode ser um Split/Second da vida, um Final Fantasy XIII, um God of War ou mesmo o próximo Splinter Cell.
E isso acaba definindo mais a pauta que a gente escreve. A gente tem blogs. São opiniões nossas que a gente coloca e textos que a gente gosta de escrever. Se eu não gosto de escrever certos assuntos, eu ignoro mesmo, mesmo sabendo que o assunto é muito importante. Anúncio de novo Zelda? Novo Mario? Posso até postar uma nota , mas é difícil por exemplo fazer uma cobertura decente desses novos games nos próximos meses sendo que eu posso nunca jogar o mesmo. Sério: quando eu estava querendo comprar o Xbox eu só postava mais coisas relacionadas com o console da Microsoft. Hoje é PS3 porquê eu pensava em comprar e consegui comprar. Ele tá aqui do lado, baixando o demo do Bioshock enquanto escrevo este texto enorme e um pouco desconexo. Eu ganhei mais credibilidade, por saber que o anúncio do próximo demo pode ser algo pra analisar. Eu baixei, em 1 mês, demos de Yakuza 3, Uncharted, Heavenly Sword, Resident Evil 5, Pure, Burnout Paradise, Watchmen, Hawx, Wipeout HD, Zuma e os games completos Pain, Lemmings e o Megaman 9. Aqui caberiam 13 textos potencialmente enormes e interessantes a escrever. Fora tudo que recebo nos feeds que chega a ser difícil escolher alguma coisa. Escrever textos demanda tempo, fora que eu tenho outros dois blogs pra manter.
Então muita gente chega e pensa: ah, o Rodrigo Flausino só posta games-hype e de vez em quando inova. Sim, admito que em alguns assuntos acabo seguindo a maioria. Anúncio de novo Metal Gear? Post! Nova scan de Final Fantasy XIII? Post! Ter conseguido o LittleBigPlanet? Post com fotos da boxart e fotos até do Blu-Ray quando o jogo chegar aqui! Porquê esses tipos de assuntos? Simples: porquê a gente gosta de escrever sobre eles.
Aqui somos blogueiros independentes. O Gustavo tem autonomia total pra ele escrever qualquer coisa relacionada com games e eu tenho também. Não temos um editor para nos ficar regulando/aprovando pautas e textos e por isso acabamos tendo mais liberdade criativa. Fora que tem o fator tempo: tanto eu quanto ele (e todos vocês também, acho) temos trabalho, temos vida pessoal, temos videogame pra jogar e desestressar de dias ruins no trabalho. A gente não fica por conta e mesmo se tivéssemos essa opção, não daria pra cobrir tudo que passa na área. São coisas demais acontecendo. Semana que vem tem a Game Developers Conferece. Serão assuntos demais e tempo de menos para escrever ou mesmo discutir nos comentários em outros blogs. Fora a E3, que poderá ter gente pra caramba cobrindo in loco. Se eu tivesse num evento desses eu não saberia nem onde ir quando colocasse o pé no local, já que eu iria querer ir em todas as estandes jogar tudo, tirar fotos, etc etc etc. Eu teria de me dividir em trocentos Flausinos, o que é tecnicamente impossível! 😛
Por isso que revistas e blogs com equipes se sobressaem. São várias pessoas publicando, postando, etc etc etc. o IGN deve ter mais jornalistas que o número de profissionais de TI da maior empresa daqui de Varginha (que tem mais de 50 funcionários). Ou mesmo o Gametrailers, que deve ter um batalhão de gente editando/criando e aprovando vídeos. E eu pergunto: você tem capacidade de assistir tudo que eles postam ou só procura o que realmente te interessa?
Não precisa nem responder, já que eu só procuro o que me interessa e você deve ser da mesma mentalidade. Eu só posto coisas que eu gosto mesmo de escrever, mesmo que seja só do Playstation 3. Isso limita o blog? Sim, mas quando a gente tem gosto de escrever, o texto sai com outra cara, bem mais trabalhado, com escrita melhor, etc etc etc. Sei que muitos podem achar ruim, mas somos um blog. Se o foco maior é no PS3, a gente acaba virando especialistas-mor no console da Sony, procurando novos demos e vídeos na PSN e quem sabe publicando aqui posts relacionados. Obviamente também tentamos surpreender com outros assuntos, mas o foco acaba ficando mais nos consoles que a gente possui. Aí o texto passa do achismo para algo testado e potencialmente analisado. Se eu não tivesse visto o Burnout Paradise (mesmo só o demo) não poderia ter publicado sobre o Split/Second. Temos sempre de ter uma referência real pra comparar com novos games.
Pra terminar, sei que muitos gostariam de ver outros tipos de textos aqui ou mesmo abordar outras plataformas (eu andei jogando no Nintendo DS esses dias :P), mas tudo vai depender da disponibilidade de tema e de tempo. Escolher uma pauta é bem complicado e sempre escolhemos algo que possa gerar discussões interessantes aqui. Se podemos surpreender com algo novo? Com certeza! Isso eu e o Gustavo estamos sempre discutindo internamente para implantar outras formas de divulgar informação aqui. A única coisa que eu posso garantir aqui é que tentaremos postar diariamente informação com o máximo de qualidade que podemos colocar nos nossos textos.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!