Normalmente postaria sobre isso no meu blog pessoal, mas optei por colocar aqui mesmo, já que dá pra ter uma discussão sobre isso. Segundo o Finalboss, muitos desenvolvedores da Tecmo pediram as contas (se demitiram):
Debandada na Tecmo? Rumores indicam que boa parte do Team Ninja foi embora
Isso levanta uma questão interessante quanto a liderança de equipes. Normalmente, depois de vários projetos, uma equipe começa a ter sinergia entre seus membros, conseguindo resultados melhores a cada projeto que ela trabalha. Isso é normal, já que a convivência direta com certas pessoas acaba tendo um nível profissional maior (e quem sabe até amizade entre eles) e todos descobrem, com o tempo, as qualidades e defeitos dos seus colegas de trabalho. É aquele negócio: você conversa mais com quem trabalha na mesma sala (no mesmo andar) do que em outro prédio/andar.
A discussão é: será que se o líder de um projeto sair, todo mundo sai junto? Ou será que isso é problema de apenas uma empresa? Depois da saída do David Jaffe (God of War) e do Cory Barlog (God of War 2 e God of War – Chains of Olympus), não vi nada da mídia quanto a debandada de desenvolvedores da Sony.
Mas uma coisa normalmente acontece: se um game designer de sucesso funda a própria empresa, mas mantém contatos diretos com a produtora que ele trabalhou durante algum tempo (como o Hideo Kojima, da série Metal Gear Solid), parte da equipe antiga acaba acompanhando o cara, já que em time que está ganhando não se mexe.
É claro que é tudo relativo, já que às vezes alguém sai de uma empresa por outros motivos e os desenvolvedores são realocados em outros projetos.
Gostaria de algumas opiniões sobre isso (espero não ter falado besteira neste post…).
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!