Pular para o conteúdo
Início » Críticas e Opiniões » A questão das capas patrocinadas de revistas

A questão das capas patrocinadas de revistas

Tava lendo a leitura noturna dos meus feeds e procurando me atualizar (ok, tenho outras coisas pra fazer, mas posso deixar pra depois ^^) e novamente o Continue postou um texto bem interessante que vou comentar aqui: segundo eles, agora a revista Official Xbox Magazine está vendendo espaço publicitário na capa da revista.
Isso mesmo: NA CAPA.
Bom, antes que pensem que estou dando um tiro no próprio pé (afinal, eu ganho dinheiro com publicidade nos meus blogs) existem algumas diferenças entre as mídias e a questão dos anúncios. Óbvio que hoje são os anúncios que sustentam as revistas e os sites, mas eles devem ser bem colocados. Por exemplo: hoje, ao adquirir a EGM Brasil (capa do God of War), na parte de trás da revista tem uma propaganda do Crisis Core da Synergex. Esse tipo de propaganda eu gostei, principalmente por ter esta imagem:

Wallpaper de Crisis Core. Fonte: Site Oficial.

Mas colocar na capa? Sinceramente, achei isso ridículo. Tem que ter propagandas? Sim, mas não na capa, já que para muitos leitores isso pode induzir que a imagem da mesma é o conteúdo principal da edição (eu posso não reparar na palavra Propaganda na capa…). Fora isso, concordo com publicidade desde que não seja muito invasiva para o leitor. Uma coisa que não gosto em sites como o IGN é que quando eu acesso certas páginas, no lugar do conteúdo é mostrado uma página com uma propaganda qualquer. Isso acho invasivo, já que na internet, estou esperando que seja carregada a página com o conteúdo, e não uma propaganda.
Nas revistas, acaba sendo um pouco diferente nas páginas internas, mas até elas estão sendo espertas. Por exemplo: em algumas revistas da Editora Abril, tem aquelas propagandas dos limõeszinhos da Pepsi. Isso é o que posso chamar de propaganda do futuro: propaganda inteligente que chame a atenção do leitor. Muitos leitores são cegos na questão dos anúncios, mas se tem algo que chame a atenção, é melhor para o anunciante, já que com isso eu posso ser um potencial comprador do seu produto ou contratar um serviço qualquer.
Capa de revista é para mostrar o principal conteúdo da edição. Site tem que mostrar o conteúdo e não invadir a tela inteira do leitor com uma propaganda que ele não esperava aparecer e que tampe o conteúdo.
Por fim, não sou nenhum especialista em marketing para falar sobre isso. Agora eu pergunto a vocês: essa idéia da capa patrocinada é boa ou ruim? Comentem!

Relacionados e Publicidade