Pular para o conteúdo
Início » Artigos » A questão das críticas

A questão das críticas

Google News

Primeiramente, peço desculpas a todos. Ultimamente ando passando por um bloqueio mental na área de gamedev e com isso os posts aqui escassearam. E também parei de atualizar o site constantemente já que é melhor a gente atualizar direito e com gosto de postar do que atualizar apenas para cumprir tabela. Sei que alguns podem me criticar, mas não ligo muito pra isso.
Aliás, o texto de hoje é justamente sobre as críticas. O foco é nas críticas que a gente pode receber ou mesmo desferir na internet, em fóruns e blogs (isso nos tópicos/sites dos projetos indie). Antes de mais nada, leia este texto do Vila Makers:
Críticas ofensivas tem destruído projetos
Concordo plenamente, e decidi complementar um pouco: quando à questão delas, elas tem as suas vantagens e desvantagens. Uma das vantagens são que, com a crítica do usuário você pode enxergar as falhas que você não viu no jogo, deixando o projeto melhor.E também os usuários querem que os games sejam jogados, para receber um feedback do projeto e saber se ele fez algo direito.
O problema é justamente o que foi citado no Vila Makers: as ofensas pessoais. Bom, é necessário o desenvolvedor saber de antemão que, ao postar o seu projeto na internet, ele estará sujeito a críticas e terá de estar preparado pra escutar de tudo e filtrar o que realmente é relevante das mensagens dos outros.
E tem outra: acho que os users que postam ofensas e críticas destrutivas estão perdendo os tempos preciosos deles, que poderíam ser aproveitados em outras atividades mais interessantes e que poderiam gerar conhecimento e rentabilidade. Afinal. criando um game o user vai ganhando experiência, até ele conseguir ter um portfólio matador e conseguir ter alguma chance de entrar na indústria. E quem ajuda com críticas construtivas também ganha, já que estará ajudando aquele projeto a ficar melhor e estará ajudando a si mesmo. Como eu postava muito nos fóruns, vi que levava jeito pra coisa e pra pular pros blogs e conseguir ganhar dinheiro no final das contas foi fácil. Tudo bem que eu não sou um exemplo perfeito de ajudante de todo mundo, mas ao menos tento fazer algo. E isso que é importante.

Marcações:

6 comentários em “A questão das críticas”

  1. Outra coisa que ainda me incomoda mais é quando você tenta ser educado, mostrar as regras, ajudar o usuário com tudo que pode, na maior paciencia…e mesmo assim, esse usuário não entende, mou simplismente não quer entender.
    Seu post está bastante interessante!
    Talvez, com esses novos tempos, as pessoas que mechem com jogos tenho retrocedido no processo de amadurecimento, ou talvez ainda não tenham um senço crítico croncreto, ou não entendem o significado de uma crítica construtiva, ou sei lá…
    Pode ser a época também, os jovens de hj em dia não são tão inocentes.
    Principalmente na área mapper, quando os membros acham que "postar por último" é ser ativo no fórum, e falar qualquer coisa no tópico de outra pessoa seja "construtivo".
    Eles tem que parar e revisar tudo o que estão fazendo, ou fazem, para poder terem a noção do que estão criticando.
    Agente só não pode dizer que eles tem que sentir na pele pra saber como é… xP

  2. "Trollices" existem em qualquer lugar.
    O duro é alguma pessoa do ramo, profissional, começar a atingir uma pessoa. Não considero isso como crítica e sim ataque direto!
    Nem o bloqueio e nem os métodos civilizados funcionam nesses casos. O melhor jeito é tratar como spam e ignorar os comentários.

  3. Rodrigo, assim como muitos, quero começar na área de GameDev, contudo, antes de escolher as ferramentas e me aprofundar nos estudos, tem uma dúlvida que me deixa inquieto…
    Quais ferramentas o mercado está pedindo??? Com quais ferramentas (para cada área) o mercado exige que a pessoa seja expert???
    Sugiro um post referênte a isso, algo sobre o que o mercado realmente procura de nós. Outra coisa que estou a procura, (mas antes preciso saber sobre as ferramentas) é qual ferramenta seria a genérica para línux?
    O linux hoje é fraco como plataforma de jogos, ainda mais que as produtoras de hardware não se procupam muito com esse sistema, todavia, acho que seria válido de repente usar essa plataforma para desenvolvimento.
    De qualquer forma, agradeço desde já!
    Grande Abraço
    Thygo 'Joker' Maestrelli

  4. Como disseram se for para criticar, você deve fazer algo consistente e de uma forma que ajude a pessoa a perceber seus erros.
    Por isso é importante uma boa critica e humildade de quem está a receber.

  5. Ao publicar algo, a gente está dando a cara à tapa e nem todo mundo pode concordar com aquilo que dissemos/fizemos/pensamos. As críticas (tanto positivas qnt negativas) são sempre válidas: cabe ao criticado perceber o que deve ser aproveitado e o que deve ser descartado. É o que chamam de "ossos do ofício" =P

Não é possível comentar.