Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Select Game
    • Notícias e Posts Recentes
    • Games
      • Fortnite
      • World of Warcraft
      • Honkai Star Rail
      • Elden Ring
      • Listas de Troféus
      • Listas de Conquistas
    • Cosplays e Animes
      • Cosplays
      • One Piece
    • Stories, Looks
      • Web Stories
      • Looks
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Select Game
    Início » Game Design » A questão do tempo de vida útil dos jogos

    A questão do tempo de vida útil dos jogos

    Rodrigo Flausino23/05/2008

    Centésimo post do GamedevBR. Para comemorar esta marca (atualizar aqui é mais difícil do que no meu blog pessoal. Aqui é mais técnico) vamos tentar comentar um assunto importantíssimo, mas que muitos não ligam muito: a questão do tempo de vida útil dos jogos. A idéia deste texto veio deste post do Continue, mas voltado para desenvolvimento de jogos.
    Hoje muitos games tem um tempo de vida útil. Quando é lançado, todo mundo sai, compra o jogo e sai jogando, durante algum tempo. São raros os games que conseguem ter um tempo de vida enorme que consegue ultrapassar a marca de 1 ano. Counter-Strike é um dos games mais longevos da atualidade, que mesmo com todo o poderio gráfico dos PCs, parece que o jogo não vai morrer tão cedo.
    Mas como definir o nível de tempo de vida útil de um jogo? Bom, acredito que todos os desenvolvedores indie querem que o game lançado seja jogado constantemente pelos jogadores, seja bastante comentado pela mídia e pelos usuários de fóruns, blogueiros, etc. A primeira coisa a se considerar é que é necessário os game designers pensarem o seguinte: o que fará o jogador querer baixar/comprar e jogar o meu jogo? Ou: se eu mostro o jogo num fórum de discussão, que fatores serão levados em conta para os usuários jogarem? Tendo isso em mente, você pode trabalhar nisso e aí, durante o desenvolvimento, usar isso a seu favor. O estilo do jogo também tem de ser levado em consideração, já que estes elementos, obviamente vão mudar.
    Ah, vou criar um puzzle!
    Então você pode tentar colocar um modo de ter um ranking online.
    Vou criar um jogo de tiro!
    Beleza: tente criar um modo online para os jogadores, caso você tenha uma internet boa para ligar o seu PC nela com redirecionamento no-ip.
    Vou desenvolver um RPG!
    Tente colocar desafios fora do enredo (as chamadas sidequests: buscas secundárias), para o jogador mais hardcore possa tentar se superar ao tentar enfrentar os desafios.
    Conversando com o Dori Prata, ele me explicou, por MSN, algumas coisas interessantes da Live no Xbox 360, que reproduzo a seguir (com autorização dele):
    Rodrigo Flausino:
    aew
    Dori:
    opa
    Rodrigo Flausino:
    to escrevendo um artigo no GamedevBR sobre tempo de vida útil de games
    Rodrigo Flausino:
    aí tenho algumas perguntas a fazer pra vc sobre o X360
    Dori:
    diga lá
    Rodrigo Flausino:
    tipo, na gamertag parece que vem um número junto, né?
    Rodrigo Flausino:
    tipo, vc vai jogando os jogos e dependendo do que vc fizer isso vai alimentar essa contagem?
    Dori:
    pois é. funciona mais ou menos assim
    Dori:
    todo jogo que é lançado pro videogame, a microsoft dá 1000 pontos pra produtora
    Dori:
    ai a produtora distribui esses pontos no game como ela quiser
    Dori:
    conforme vc faz algumas tarefas no jogo, vc ganha uma certa quantidade de pontos.
    Dori:
    são as conquistas (achiviements)
    Rodrigo Flausino:
    interessante
    Dori:
    por exemplo dar 50 headshots no multiplayers, fazer 300 gols num jogo de futebol
    Dori:
    enfim, cada produtora cria as conquistas que quiser e da quantos pontos quiser pra ela.
    Dori:
    no halo 3 por exemplo, cada fase que vc passa é uma conquista
    Dori:
    tem uma conquista do halo 3 que é matar nao sei quantos monstros no singleplayer com uma determinada arma
    Rodrigo Flausino:
    interessante. aí no caso quem tem muito jogo e joga muito vai acabar tendo esse número maior e pode ser considerado um jogador hardcore.
    Rodrigo Flausino:
    isso eleva o tempo de vida útil do jogo consideravelmente.
    Dori:
    de aumentar o numero de pontos por ter mais jogos é relativo
    Dori:
    dependendo do cara aproveitar os jogos ou não.
    Dori:
    por exemplo, 8 jogos seriam iguais a 8000 pontos no total, certo? so que se o cara não libera as conquistas desses jogos e só faz 300 pontos neles, um outro jogador que realizar todas a tarefas de apenas um jogo pode fazer 1000 pontos e ter mais pontos que o primeiro
    Rodrigo Flausino:
    entendi
    Dori:
    eu tem outra detalhe.
    Dori:
    quando é lançada alguma atualização pro jogo, a MS também libera mais pontos, (se não me engano 200), então é comum ver jogos que podem ser alcançado mais que 1000 pontos
    Rodrigo Flausino:
    interessante
    Rodrigo Flausino:
    no Vida de Gamer tem a imagem da tua gamertag, né?
    Dori:
    tem

    Dori:
    é um site que gera
    Dori:
    aqui vc ve meu gamecard
    Dori:
    o legal é que nessa página vc ve todos os games que joguei, e quais conquista desbloqueei
    Rodrigo Flausino:
    to vendo aqui
    Rodrigo Flausino:
    massa mesmo
    Dori:
    é do lado esquerdo aparece em que lugar do rank estou
    Rodrigo Flausino:
    mais um motivo pra comprar o x360. Muito massa esse recurso.
    Dori:
    muito mesmo.acho que a idéia da MS foi simplesmente genial.
    Dori:
    parece que o PS3 agora vai ter tb, mas sinceramente duvido que chegue perto
    Dá pra perceber que criar um game pro Xbox 360 pode ser interessante também para deixar o jogo com um tempo de vida útil bem maior. O sistema de pontos e conquistas é impressionante, já que o jogador vai realmente aproveitar melhor os jogos. E também isso aumenta o ego dos jogadores, já que quanto mais pontos, ele acaba sendo visto como um jogador expert e derrotar ele numa disputa online pode fazer bem ao ego do jogador (ou deixar ele com medo…).
    Por fim, pense bem no tempo de vida útil. Se você consegue criar um game com um bom tempo de vida, com certeza pode ser bom para a equipe (e criar vários games longevos) quanto para os jogadores. Sei que muitos gostam de games curtos e preferem jogar apenas para zerar, mas para quem aproveita mesmo os jogos, qualquer jogo mais curto pode acabar deixando o jogador chateado e tendo de procurar outro game para satisfazer a sua diversão.

    Foto-Rodrigo-100px
    Rodrigo Flausino

    Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp

    Posts Relacionados

    Honkai Star Rail terá opção de pular diálogos, resumo e recapitulação nas próximas atualizações

    Progressão de Elden Ring Nightreign – A segunda run completada, na Mandíbula Aberta

    Progressão de Elden Ring Nightreign no PC – Finalmente consegui a Espectro

    Stellar Blade chega ao Steam e tem mais de 183 mil jogadores simultâneos

    Ahri clássica, de League of Legends, ganha um belo cosplay da Star md9

    Mais gameplays de Overwatch 2 – D.VA Dokiwatch, Soldado 76 e mais

    Posts recentes
    • Honkai Star Rail terá opção de pular diálogos, resumo e recapitulação nas próximas atualizações
    • Progressão de Elden Ring Nightreign – A segunda run completada, na Mandíbula Aberta
    • Progressão de Elden Ring Nightreign no PC – Finalmente consegui a Espectro
    • Stellar Blade chega ao Steam e tem mais de 183 mil jogadores simultâneos
    • Ahri clássica, de League of Legends, ganha um belo cosplay da Star md9
    • Mais gameplays de Overwatch 2 – D.VA Dokiwatch, Soldado 76 e mais
    • Genshin Impact – Skirk ganha curta animado “Star Odyssey”
    • Wonyoung, do Ive, participa de campanha publicitária no Japão
    • Termos de Serviço e Política de privacidade
    • Sobre
    • Contato
    © 2025 Select Game - Todos os Direitos Reservados. Imagens e embeds tem foco em divulgação!

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.