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    Início » Artigos » A questão do tempo gasto para desenvolver elementos de gamedev

    A questão do tempo gasto para desenvolver elementos de gamedev

    Rodrigo Flausino04/02/2009

    Tava lendo hoje o blog The Lost Art of Crafting Worlds, de um level artist da Ubisoft Brasil e fui ver a seção de mapas criado pelo Thiago e eu fiquei de cara com primeira frase da página:

    Fruto de 5 anos de trabalho no mod Insurgency, para Half-Life 2. O mapa se passa numa cidade fictícia no Iraque, onde um comboio de civis foi atacado por Insurgentes e um pelotão de Marines foi despachado para eliminar a ameaça ou resgatar os civis.

    Repetindo: fruto de 5 anos. CINCO ANOS. OK, sei que este mapa pode ter sido feito durante o tempo livre do modelador (é um chute meu. Não posso afirmar com certeza), mas isso me fez pensar novamente nos processos de desenvolvimento de um jogo. Todo mundo sabe que existem várias etapas e que games de ponta são feitos por equipes. Só que muitos não imaginam que certos elementos demoram mais tempo pra desenvolver do que outros.

    Peguemos um personagem. Se o modelador faz tudo, desde a parte de texturização até mesmo animação, um personagem bem estruturado pode levar em torno de 3 a 5 meses, isso se ele o fizer gastando poucas horas por dia. Agora, se ele fica por conta (e trabalha numa empresa) esse tempo diminui, mas ainda assim é algo demorado. Em torno de 2 a 3 meses…3 meses por UM personagem! Então imaginemos um Final Fantasy XIII, com toda a gama de personagem principais e sua população…e você verá o tamanho do desenvolvimento de um game desse porte. E na demora em criar algo nesse nível.

    Peguemos um cenário. Pelas minhas contas, se eu tivesse noções intermediárias e avançadas de level design, um cenário mediano demoraria uns 3 a 5 meses se eu fizesse no tempo livre. Ou em torno de 1 mês, mas ainda tem as texturas, otimizações, programação… elementos que eu teria de me preocupar ao se desenvolver um mapa.

    Obviamente qualquer coisa que você for fazer leva tempo. Leva tempo pra estudar, leva tempo pra fazer. Algumas coisas são mais demoradas e quem tem muita pressa (como eu) pode não querer seguir numa determinada área. Hoje as áreas que demandam menos tempo são programação e concept-art. OK, programação vai depender de como é o projeto como um todo, mas em teoria, você pode desenvolver um jogo de nível mediano (e simples) em 1 semana (ou 48 horas no Global Game Jam). Um concept de um personagem, com Photoshop, Painter e até mesmo com um cenário de fundo leva em torno de 10 a 20 horas, o que dá pra fazer em 2 a 5 dias. Incluindo um rascunho inicial!

    Qual o objetivo desse texto afinal de contas? Simples: apenas comentar sobre as dificuldades e a demora de se fazer alguns elementos de um jogo. Muitos não tem muita paciência e querem algo decente em menos tempo. É claro que para uma pessoa ficar boa mesmo em desenho pode levar de 3 a 5 anos, só que quando você chega num nível decente, você pode criar algo bom com pouco tempo. Um programador pode ficar bom numa linguagem em 6 meses e ele pode demorar mais 6 pra criar algo interessante. Tudo vai depender da própria complexidade do projeto e do próprio elemento. Se você ainda está indeciso e não escolheu a área, pense nisso antes de começar a estudar. Dependendo da área pode demorar mais tempo pra aprender e nem sempre você tem tanto tempo disponível.

    Agora, que o mapa do Thiago ficou muito bonito, isso ficou.

    Foto-Rodrigo-100px
    Rodrigo Flausino

    Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!

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