Temos aqui o temor de quem mantém um ranking que acontecem disputas homéricas e impressionantes (to sem jogar mas to preocupado com o avanço do Pesset!). Segundo relatos que ando vendo por aí, parece que temos o segundo hacking conhecido do PS3: os hackings de troféus. No fórum do UOL Jogos com o ranking de usuários, na última semana o Overday, que gera o ranking semanal, baniu da listagem jogadores que usaram cheats. Como acompanho com um certo afinco essa página, teve uma vez que eu reparei que um jogador conseguiu ganhar, numa única semana, mais de 200 (isso mesmo: duzentos!) troféus. Um número absurdo, praticamente impossível de se conseguir por vias normais. Então a discussão foi ficando mais constante, e com isso temos mais uma realidade: o sistema de troféus no PS3 não é tão inviolável como achávamos que era.
No tópico dois usuários comentaram sobre isso:
mc2500: Pra resolver isso basta colocar aquela trava que tem em alguns jogos, como é o caso de Demons Souls em que o save game só funciona no PS3 que gerou ele, com isso acho que resolvia parte do problema
Phair: Mas é justamente isso que o glitch de save faz.. consiste em tirar o arquivos PARAFRAM (que controlam o dono do save/conta psn) jogar o save de internet na sua pasta e voltar com os seus parafram de novo. Nao funciona nos jogos mais novos (de U2 pra cá) mas ja tem mais de 40 jogos confirmados que funcionam.
Pra detectar quem usa esse glitch basta analisar a data e a hora que o user ganhou os trofeus. Se ganhar varios trofeus + platina num intervalo muito curto de tempo (2 segundos) é pq usou glitch.
Alguns podem se perguntar porquê postei as frases acima detalhando, e o motivo é este: informação, já que acho difícil alguém do ranking interno do Select querer fazer isso (mesmo se for pra fins de “teste”).
Algumas horas atrás andei conversando com o Marcelo_Inter, que comentou sobre isso, e ele ficou bravo com a desonestidade dos jogadores que usaram essa tática. Não tiro a razão dele: apesar do nosso vício em troféus (não tanto para certos jogos), a gente ganha todos eles na raça: sem cheating. Posso até ficar 2 horas jogando Noby Noby Boy com guia do lado (uma atividade maçante, diga-se de passagem), e coletei todos os tesouros do Uncharted com detonado e vendo vídeos do Youtube (coisa que fiz também com o Tomb Raider Underword, até agora o único game que tenho o troféu de platina), mas nunca usei algum cheat. Nem vou usar: você poder estampar certo troféu é algo que dá mais prazer ao jogador, principalmente se ele ralou pra conseguir um. Com os cheats acaba a graça de se jogar certos jogos. Um dos jogos mais comentados sobre o uso do hacking é o Socom, um dos mais difíceis de se conseguir de maneira normal.
Consegui tudo na raça!
Resta saber se no futuro a Sony pode consertar isso ou não. Segundo o Phair, alguns saves de jogos atuais não tem essa falha, mas ainda falta os games mais antigos. Ainda assim tem o fato do compartilhamento, já que é bem provável que alguns users devem compartilhar a mesma conta e jogarem direto, se revezando, inflacionando o ranking. O que importa mesmo é que pelo menos manterei a minha consciência limpa, e acredito que o pessoal do ranking deve fazer o mesmo.
[Update, GV]
Abaixo, um vídeo (muito mal feito) mas que mostra como funciona o glitch. Acreditamos que informação é a melhor arma, então tudo o que vocês precisam saber para reconhecer um cheater está neste post. Use o conhecimento para o bem. He-Man ficaria orgulho.
[Imagem de topo via Gizmodo]
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!