Bom, a briga com os hackers que conseguiram invadir o Playstation 3 continua, apesar de eles alegarem que essa alteração é irreversível e indetectável, a Sony parece não acreditar e parece que vai estar indo para uma ação radical: desabilitar completamente um console que esteja alterado.
Agora o site Digital Foundry diz, que a Sony pretende colocar no console uma esquema de ativação, ou seja, quando o console for ligado, ele se comunicaria com os servidores da Sony, mesmo você não tendo uma conta na PSN. O console já faz isso quando você manda relatórios de erros, ou quando ele precisa atualizar as informações do “What’s New”, e também manda um log com os últimos aplicativos executados. E justamente esse log vai permitir que a Sony detecte quando for rodade software ilegítimo. E a Digital Foundry diz “a empresa tem os meios para desativar definitivamente o seu console, se assim o desejarem”.
Claro que essa é uma medida extrema, mas não da pra dizer que eu teria pena daqueles que tiverem seus consoles bloqueados, já que a Sony estará fazendo bem pior do que só banir o usuário da PSN, apesar de alegarem que vai rolar também um banimento ao usuários, eles vão inutilizar o console. E mesmo que os hackers digam que é impossível corrigir essa falha, parece que a Sony realmente não vai corrigir, mas vai acabar com a festa de quem fizer.
Mesmo assim, também é um risco para a Sony, pois será que essa medida é realmente efetiva pra provar que o console foi destravado, imagine ter seu console inutilizado e sua conta banida da PSN, por uma falha deles? Complicado dizer as consequencias. Mas também não acho que a Sony seja tão amadora a ponto de cometer um erro desses. E no ponto mais positivo, podemos deixar de nos preocupar com “cheaters” na jogatina on-line, já que os caras não vão poder conectar na Internet de maneira nenhuma o console.
Independente disso, por enquanto a Sony somente disse que está fazendo algo a respeito, e temos que aguardar mais notícias.
[Via: Joystiq]