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Activision e a sua ‘provável’ nova política de preços no Steam aqui no Brasil

Deadpool Activision Game Pizza Screenshot

Update 29/03/2013: Depois do barulho que nós e outros sites fizeram, a Activision fez a redução dos preços do Deadpool e do Fast & Furious: Showdown no Steam. Saiba mais aqui.
Matéria original: Parece que a Activision decidiu fazer o que ninguém gostaria que as produtoras fizessem aqui no Brasil. Desde que o Steam começou a oferecer os games em reais, sempre existiu aquele receio das empresas começarem a precificar os jogos com valores mais altos que os praticados atualmente. Com a política de menos impostos nos jogos pra computador, o PC se tornou atraente para os consumidores, oferecendo jogos a preços abaixo de 100 reais, com valores praticados hoje por R$84,99 nos lançamentos. Um valor que só games antigos de console e promoções conseguem chegar (a única exceção recente é o Assassin’s Creed III, lançado ano passado e com “preço de PC” nas versões para PS3 e Xbox 360, mas saindo por R$ 99,99). Só que, diferente da maioria, a Activision sempre ofereceu valores mais altos nos games e raramente faz reduções e promoções nos seus jogos. O Call of Duty: Black Ops II está por R$109,99, diferente de games mais recentes como o Resident Evil: Revelations e o Metro: Last Light, que saem por R$84,99 (e até mesmo o GRID 2 estará por esse preço, saindo mais barato na pré-venda). O Modern Warfare 3 é outro exemplo, saindo por R$ 99,99, e esta semana ela mostrou que poderá cobrar mais caro nos seus games.
Por exemplo: nos últimos dias foi lançado o Fast & Furious: Showdown, baseado na série de filmes Velozes e Furiosos e cumprindo missões pelas ruas. No Steam, ele está sendo vendido a R$ 159,99, um valor bem alto para um game de PC. E esse valor se agrava com as notas baixíssimas que o game andou recebendo recentemente, o que ajuda a espantar o jogador que possa ter tido interesse em comprar.

Fast And Furious Showdown Steam Activision

Mas esse valor do Fast & Furious não supera o game do Deadpool, que será lançado em 25 de junho e teve a pré-venda aberta recentemente pelo Steam. Por lá, ele será lançado por R$ 179,99, um valor muito alto para jogos de computador. Só que o mais surreal é que no exterior o game será lançado por um preço menor do que o praticado pela indústria, com preços de venda por US$49.99 nos consoles, e no PC será vendido por R$ 39.99 dólares. Como são as produtoras que definem os preços dos jogos, acho que a divisão brasileira está indo na contramão do que é praticado aqui no Brasil pela maioria. Se hoje a gente já acha ruim as produtoras oferecerem games a 200 reais, imagine isso no PC. E esses preços dos jogos dela podem acabar sendo aplicados nos futuros lançamentos, como o Call of Duty: Ghosts, que será lançado em novembro.

Deadpool Steam Activision Brasil

O ruim vai ser outras produtoras tomarem a mesma medida, o que vai detonar completamente a maior vantagem de quem joga e compra games regulares para PC. Aí vamos começar a ver um êxodo dos jogadores que vão comprar games em outros sites, que também vendem games que são ativáveis no Steam. Espero que a Activision possa rever essa política, mas acho que estou sendo muito ingênuo quanto às intenções deles. Mas acho que se fizermos mais barulho quanto a isso, quem sabe eles possam ver que podem começar a prejudicar o mercado nacional. E no PC a gente sabe muito bem que se eles dificultarem essa parte, os jogadores vão migrar direto pra pirataria, que é muito mais ativa e fácil nos computadores. Como a minha mãe sempre diz: “antes pingar do que secar”.
[Dica do Max_Laguna]

7 comentários em “Activision e a sua ‘provável’ nova política de preços no Steam aqui no Brasil”

  1. Não compre. Simples assim. Só há oferta – e a oferta só se justifica – quando há procura. A partir do momento em que as pessoas se recusam a pagar caro por um jogo a empresa aprende a lição, seja por bem (baixando os preços e tendo boas vendas) ou por mal (pirataria e imagem manchada perante a opinião pública).
    Mas ei, pessoas aos montes compram Modern Warfare/Black Ops sem nem olhar preço. Tudo que eu falei aí não passa de utopia, então…

    1. “Mas ei, pessoas aos montes compram Modern Warfare/Black Ops sem nem olhar preço”
      Talvez seja esse o ponto dela não querer baixar os preços, pois a grana ainda continua entrando. Mas aí a gente olha a Ubisoft, que vendeu pra caramba com o Assassin’s Creed III e vai continuar vendendo por conta dela ter abaixado o preço do jogo.

      1. Verdade. Mas olha quem das duas é mais bem falada na boca do povo. A Ubisoft tá devagarinho se redimindo dos seus erros e sempre teve uma boa política de mercado dedicada ao Brasil.
        Já a Activision…

  2. Nem precisa ir até o modern warfare 3 ou black ops 2 que são recentes, se olhar o 2 mesmo ou o primeiro black ops o preço sempre foi alto, acho que cada um só ganhou promoção nas épocas de lançamento de dlc e olhe lá

  3. Maioria dos jogos dela são lixo, nem por R$99 eu compraria, imagina nesse valor, então?? 40-50 reais em jogo já é muito bem pago, se tiver mais que isso eu não compro e acabou (Independente da produtora).

  4. A Activision é uma empresa patética… Seus jogos não valem nem o preço
    que eles cobravam antes… Essa é mais uma babaquice que a empresa faz,
    mostrando que é só uma empresinha sem o mínimo de bom senso.
    Meu problema não é os jogos dela estarem caros porque se eles não existissem
    ia da na mesma, mas tenho medo de que esse “vírus” se propague e outras
    empresas acabem indo atrás (querendo ou não esse joguinho fajuto que é
    call of duty vende que nem água, mesmo sendo praticamente a mesma coisa
    desde MW1). Eu acho que o pessoal deveria começar a tentar fazer algum
    protesto no twitter ou coisa do tipo, criar algum hashtag da vida e sair
    mandando mensagem pro steam e pra activision lá… Parece bobeira, mas
    já funcionou… Recentemente aconteceu com a sony e eles responderam
    positivamente (foi sobre o boato de DRM). Se realmente rolar eu
    ajudaria, só acho que deveria partir de alguém que tivesse mais
    seguidores ou influencia pra poder ter força. Se fosse anos atrás diria
    que o Moacyr lá do “Jogo justo” poderia ajudar, mas depois da bola fora
    que ele deu falando sobre taxação de conteúdo digital e toda a ligação
    dele com empresas brasileiras que vendem midia fisica que iriam se
    beneficiar com preços mais altas nas vendas digitais como Steam, prefiro
    deixar quieto. Talvez se algum grande site brasileiro propagar a ideia,
    pelo menos alguma pressão poderia ser feita…

  5. Henrique Rodrigues

    Acho que ela usa a mesma política das montadoras de carros. Vamos colocar preços absurdos. Todo mundo sabe que os preços dos carros no Brasil são infinitamente mais caros do que no resto do mundo, mas brasileiro continua comprando os mesmos carros zeros ano após ano, meses após meses. De repente ela acha que os jogadores são tapados também. Vai que cola?

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