Pular para o conteúdo
Início » After Burner Climax » After Burner Climax: a adrenalina de 1987, em 2010

After Burner Climax: a adrenalina de 1987, em 2010

afterburner_comparacao

Anter de começarmos a descrinchar o lançamento da PSN dessa semana (junto com Monkey Island, mas esse fica para outra hora) pemitam-me contar uma breve história, que aconteceu nos primeiros anos da década de 90.

Morava na zona sul do Recife um garotinho de nome Tango (alterado para preservar a identidade do rapaz) que gostava muito de jogar vídeo-games. Infelizmente, o único arcade (ou fliperama) que havia perto de sua casa só tinha duas máquinas. Jogar lá era um exercício de boa vontade, mas a 20 centados por ficha (sim, ficha) era um ótimo lugar para passar o tempo e gastar as economias do lanche.

Um belo dia um novo shopping foi inaugurado, com um arcade que parecia entregue pelos Deus de Arcadion em pessoa. O problema: a ficha de lá custava coisa de R$ 2,00. Todo aquele paraíso do divertimento eletrônico parecia estar fora do alcance de nosso pobre garotinho. Mas o destino acabou por lhe revelar uma incrível surpresa.

As fichas dos dois flipers eram as mesmas.

Um belo dia, com seu irmão, ele comprou 10 reais de fichas, o que deu aproximadamente fichas pra cacete. Neste dia, nosso pequeno protagonista zerou After Burner II. No fliperama.

Como vocês podem ver, existe uma história por trás deste clássico da SEGA e eu, digo, esse garotinho. E ele foi gentil o bastante para mandar seu review desta nova roupagem.

Climax

Ao contrário do que alguns devem pensar, Climax não é um novo jogo. Ele foi lançado nos arcades em 2006, mas como essa mídia já estava em franca recessão acredito que poucas ou nenhuma pessoa o viu em algum lugar. Agora ele chega em nossas casas, através da Xbox Live ou PlayStation Network.

O game roda a suaves 60 fps, e é de uma sensação de velocidade alucinante. Tudo o que fez de After Burner II o que ele era está presente: ação frenética, manobras de revirar o estômago e estágios bonitos e irracionais (a.k.a. imagine um F-14 entrar em uma base subterrânea com o afterburner ligado).

Mas Climax não é um remake. Ele é um novo (sim, eu sei) jogo, com novos cenários, novas aeronaves e novas habilidades.

Gráficos

Vamos colocar da seguinte forma: se você já viu algum After Burner antes desse, prepare-se para molhas as calças. E em geral ele não decepciona, apesar dos cenários serem um pouco repetitivos. Os efeitos de iluminação, porém chegam a dar um show.

image

Som

Não se deve esperar muito de um game dessa natureza: explosões, mísseis e uma voz feminina gritando no seu ouvido o tempo todo (felizmente ela não grita “do a barrel roll!”). Mas eu darei uns pontos extras por um único motivo: a possibilidade de selecionar a trilha original da versão de 1987, em um novo arranjo. Se querem minha opinião, voem sempre com essa música. Não que a do Climax seja ruim, longe disso. Mas a música de After Burner sempre foi uma das melhores da história dos games.

Jogabilidade

Os controles respondem rápido e são precisos. Não existe problema de deadzone. Às vezes você acaba dando um barrel roll ou outro (ou vááááários) sem querer, mas quando você tem 8 mísseis travados na espinha que cresce na ponta do seu nariz, você dará graças a deus de esquivar magicamente de todos com uma manobra tirada de uma cartola de mágico.

Com isso, é fácil desviar do fogo inimigo por milímetros, causando o derramamento de vários litros de adrenalina na corrente sanguínea, ao mesmo tempo em que, para quem assiste, você é o Tom Cruise reincarnado sem dislexia (e antes de perder um parafuso e virar “cientologista”).

image

Fator Replay

Uma sacada muito boa da SEGA foram as EX Options, que são mini-challenges ingame que liberam opções adicionais, como aumentar o número de continues ou aumentar o tamanho do lock on crosshair. Dessa forma, é possível modificar dramaticamente a jogabilidande, sempre dando um novo gás.

Ainda, o jogo conta com vários finais, no melhor estilo Outrun, o que o fará ficar procurando as fases secretas para desbloqueá-los.

Diversão

Se você ainda não percebeu pelo ânimo exarcebado deste autor, o jogo é diversão pura. É uma experiência casual e rápida (em todos os sentidos), mas que fará os mais hardcores se aperfeiçoarem cada vez mais, tanto para descobrir todos os finais como zerá-lo com o menor número de continues possível ou fazer o mais combo.

E agora, inaugurando o novo card de avaliação do SG:

score-afterburnerclimax

[Update]

É, eu tinha esquecido de dizer. 10 dolários. E sim, tem troféu. Assim como TODO JOGO lançado pra PS3 depois de 2008.

33 comentários em “After Burner Climax: a adrenalina de 1987, em 2010”

  1. São 5 da matina aqui, e estou levantando agora, nem da tempo de passar na PSN e comprar o jogo agora e testar antes de sair de casa, mas eu já venho dizendo aqui nos comentários que esse é uma compra certa, eu ainda não vi o preço mas chuto algo em torno de 10 obamas.
    Tango, na hora que estava lendo a pequena história eu já estava pensando: "ué quando eu era pequeno eu comprava as fichas nos lugares mais baratos e ia depois no shops",mas minha alegria foi até inventarem o maldito cartão com créditos no flip.

      1. hahahahaha mas foi quando eu era criança, o que tornava tudo pior porque eu sempre perdia e tinha que comprar um novo, hoje em dia eu passo em frente de alguns arcades de shopping e a maioria são com fichas.
        Já viu algum garoto de 15 anos fã de Megaman?

    1. Boa pergunta. Alias essa é a informação mais importante de qualquer review que aparece por aqui. O problema é que o mudinho teve orgasmos multiplos e nao conseguiu raciocinar direito enquanto escrevia.

            1. Os 3 que sei que tem platina: WipeOut HD, Trine e Anarchy: Rush Hour. Eu to pensando em montar uma lista com os jogos com mais troféus, e citarei os que tem mais tanto dos jogos da PSn quanto os de caixinha.

              1. Tem também:
                Hasbro Family Game Night, 30 Troféus.
                Wahawk, 57 Troféus.
                E você esqueceu o inesquecível:
                Burnout Paradise, 64 Troféus originalmente. 98 com todos os DLC's.
                :p

              2. Os jogos de caixinha tem entre 36 (God of War) e 52 (Uncharted). Mas não há diferença pois todos eles somam 1230 pontos.
                Ou seja, o jogo que tem 36 tem mais de ouro e prata, e os que tem 50 tem mais de bronze.
                A única diferença são os da PSN que tem menos pontos.
                Mas de qualquer forma vale a pena saber quais tem mais troféus, afinal, são mais coisas pra fazer no jogo.

      1. Leandro Pimentel

        PQP, ansioso para pegar esse maldito. Tinha ele em 1990 para GameGear. FODA.

      2. Eu sou tão fã e viciado nesse jogo quanto o "Garotinho" Tango!! pqp que jogo!
        VOu baixar esse, uma pena não poder jogar dentro daquela "Nave" que vibrava e virava, era muito firme! auhahuha

      3. Da pra selecionar uma mp3 pra tocar de fundo?
        Advinha só:
        Beggin' you to touch and go
        Highway to the Danger Zone
        Ride into the Danger Zone
        Headin' into twilight
        Spreadin' out her wings tonight
        She got you jumpin' off the track
        And shovin' into overdrive
        Highway to the Danger Zone
        😛

      4. vou comprar! Ueba!!!
        Minha especialidade sempre foram os Sport Games, mas…
        After Burner É AFTER BURNER, meu amigo.
        Tem que ser respeitado!!!

      5. Animal esse jogo, e se for como era o de mega, vou me acabar. Depois de comprar Sega Collection, eles me fazem isso, eita nostalgia boa, só falta relançarem choplifter, daí eu estou no paraíso

      6. Muito bom o jogo. Principalmente a parte das Ex-Optios.
        E pra quem gosta de troféus: joguei 20 minutos e ganhei meia dúzia sem o mínimo esforço.

          1. Tem uma melhor:
            Lock on AUTO + Infinite Missiles + Missiles AUTO
            Você fica praticamente indestrutível. Tudo que aparece na tela fica LOCKED, os mísseis disparam sozinhos e são infinitos.
            É só ficar desviando das coisas… hehehehe

      7. Bom jogo, comprei ele.
        É bastante divertido, mas em cerca de 20 minutos você zera ele. Eu gastei aproximadamente isso. Vale a pena pelo preço e pela diversão em ir habilitando coisas novas (como destravar uma mira maior, velocidade de avião inicial personalizada, etc).
        Só que o jogo é 20 minutos apenas… muito pequeno…

      Não é possível comentar.