Após ter visto a reversão praticamente completa de alcance, ao ver que a pequena melhoria que eu tive foi simplesmente dizimada pelo algoritmo do Google, optei por começar, definitivamente, a criticar a empresa de maneira constante por aqui. Já que tudo indica que a big tech quer continuar asfixiando lentamente os pequenos editores e sites pequenos.
Já que sem alcance, não existe motivação, não existe ganho de publicidade, não existe nem chances de conseguir, por exemplo, pagar o salário de redatores dos portais que conseguiam prosperar. Desde setembro e outubro do ano passado acompanhei a carnificina patrocinada pelo Google, que alavancou o Reddit e ferrou com todos os pequenos editores junto.
Mas vamos comentar sobre a “volatilidade” da semana. E para isso deixo aqui a matéria mais recente do Search Engine Roundtable, que cobre isso com bastante frequência. Também vale ler os relatos dos editores, que comentam mais sobre as enormes perdas e vendo os seus sites sendo dizimados pelo Google.
Publicado por @rustybrickVer no Threads
Basicamente as ferramentas de SEO continuam capturando bastante volatilidade do algoritmo, para desespero dos pequenos portais. Pois pra mim a volatilidade é isso: reposicionamento dos portais nas keywords, onde a maioria esmagadora nem aparece mais na primeira página. A primeira página do Google agora tem muito mais propaganda do que nunca. Ou mostram apenas sites como Instagram, e o Reddit…ou agora alguns poucos portais tem vários resultados. Ou tem apenas sites de eccommerce.
Com isso, quem tem acesso a essas ferramentas caríssimas de SEO podem tentar corrigir o fluxo. Mas a maioria esmagadora dos pequenos editores só vê esses gráficos, que não dão informações relevantes. São só gráficos com histórico da volatilidade do algoritmo. E como não temos visitas, não temos nem como ter dinheiro para pagar alguma dessas ferramentas de SEO, que poderiam ajudar a gente a prosperar. Quem vai pagar US$ 139 dólares por mês de uma assinatura básica da Semrush quando não conseguimos nem US$ 10 dólares de lucro Adsense no mês ? A conta não fecha.
Quando o Google anunciou o core update de agosto, achávamos que haveria melhorias para os portais que passaram os últimos meses consertando os problemas internos que eles tinham. Então veio o update, os portais tiveram melhorias modestas, mas que acabaram sendo revertidas esta semana. É o que aconteceu comigo, onde eu não tenho mais alcance do Google Notícias.
Assim, sem esse alcance, não existe mais nenhuma motivação em cobrir hardnews de games e cultura pop. De que adianta falar dos novos jogos anunciados do PlayStation (do State of Play esta semana) sendo que ninguém vai ler os meu artigos ? Pois provavelmente os jogadores já acompanharam as novidades pela live oficial, ou usavam bastante o X/Twitter. Mas como o X continua bloqueado aqui no Brasil, é acompanhar as coisas agora em grupos fechados de Facebook…
Nos últimos meses eu via que o Google quer que a gente foque em redes sociais, que a gente faça artigos para o nosso público, que a gente não automatize as coisas com IA, já que o buscador continua sendo inundado de milhares de artigos feitos com IA generativa. Mas são palavras vazias, de uma empresa que hoje tem o algoritmo mais perverso da face da Terra.
E como crescer em redes sociais se a gente não tem mais alcance no buscador ? Ou mesmo as tais redes sociais que asfixiam tanto os editores que a gente tem de pagar pra ter alcance, como acontece no Facebook e no Instagram. Aí a gente paga esse alcance, pra não ter ninguém consumindo o nosso conteúdo depois, já que muitas vezes a gente paga pra ter mais gente conhecendo nossas redes sociais, mas que nem consomem nossos conteúdos e nem clicam nas nossas matérias.
O futuro continua sombrio. E agora é acompanhar essas variações algorítmicas até o anúncio do próximo core update do Google. E vendo cada vez mais portais pequenos morrerem asfixiados pela empresa que, outrora, era uma das mais admiradas dos criadores de conteúdo. Agora o Google se tornou uma das mais empresas mais odiadas. E aquelas visitas que alguns criadores fizeram na sede deles foi apenas marketing da big tech, já que no final das contas o Google não se importa com a gente. Espero que um dia eles possam ser mais transparentes e que queiram mesmo ajudar os pequenos criadores de conteúdo, já que até o momento eles permanecem em silêncio sobre essas flutuações recentes do algoritmo deles.