Google? Youtube? Parece que a nova dona do Twitch não será a gigante de buscas, que tem o maior site de vídeos da atualidade. Segundo o blog oficial do Twitch.tv e o Kotaku Brasil, a nova dona do serviço de streaming de vídeos e jogos é a Amazon! Segundo o Kotaku, “segundo os termos do acordo, que foram aprovados pelos acionistas do Twitch, a Amazon vai comprar as ações da empresa por cerca de US$ 970 milhões em dinheiro. A aquisição deve ser finalizada até o último trimestre deste ano”.
Não é rumor, pois isso foi confirmado no blog oficial da empresa, e certamente a comunidade está comemorando mais do que se o serviço fosse comprado pelo Google. Claro que isso não sinaliza que as mudanças recentes quanto a direitos autorais seja afrouxada, pois a Amazon certamente não quer briga com as gigantes do mercado fonográfico. Mas de qualquer jeito os jogadores se sentem mais seguros agora que eles estão no guarda-chuva da Amazon, uma das maiores varejistas do mundo e que tem também o AWS, um serviço de servidores e de hospedagem que também é bem elogiado e usado pelos desenvolvedores.
Já no blog oficial, o CEO Emmett Shear comentou que eles escolheram a Amazon pois a Amazon irá ajudar o Twitch a crescer e eles manterão toda a independência, algo que, provavelmente, não teria isso no Google/Youtube:
Nós escolhemos a Amazon porquê eles acreditam em nossa comunidade, eles compartilham os nossos valores e visão de longo prazo, e eles querem nos ajudar a chegar lá mais rápido. Estamos mantendo quase tudo a mesma coisa: nosso escritório, nossos funcionários, nossa marca, e o mais importante: a nossa independência. Mas com o suporte da Amazon teremos mais recursos para trazer um Twitch ainda melhor.
O Twitch se tornou a principal plataforma de streamings, sendo largamente usado por muitas empresas em transmissão de campeonatos e eventos, e pelos jogadores que jogam e que transmitem as suas progressões e partidas pela internet. Segundo um levantamento recente da empresa, em fevereiro foi registrado cerca de 45 milhões de visitantes únicos por mês, um valor bem expressivo e que chamou a atenção de diversas gigantes, que tentaram comprar o serviço. Com a vitória da Amazon, certamente a empresa terá mais um produto de ponta e, como citado pelo CEO do Twitch, o site pode crescer e ficar ainda melhor.