Pular para o conteúdo
Início » Gamedev » Analisando o RPG Maker

Analisando o RPG Maker

Hoje vou comentar um pouco sobre o RPG Maker, um dos softwares mais conhecidos pelos desenvolvedores indie. E um dos primeiros softwares que eu usei quando comecei a estudar desenvolvimento de jogos, além de ser um dos mais fáceis de usar.
Para quem não conhece, o RPG Maker é um editor simples de criação de jogos de RPG. Pelo que eu conheço do software, ele vai ajudar na criação de um jogo 2D onde a visão será “visto de cima”, como em Final Fantasy VI:

Imagem de Final Fantasy VI no Gameboy Advance. Fonte: Yahoo!

O editor é bem simples e não tem muito segredo. Uma das vantagens do software é que qualquer um consegue criar algo simples em muito aprendizado, já que aqui o usuário vai arrastar e soltar algum componente e inserir direto na tela, sem precisar programar linhas de código para fazer o jogo funcionar. Para quem for desenvolver um game simples de RPG o desenvolvimento é bem rápido e fácil:

Já a desvantagem é que como o software é muito simples, se o usuário quer se profissionalizar a criar um game com programação ou fazer parte de uma equipe média, ele terá de aprender a programar ou mesmo seguir numa área específica, como modelagem 3D.
Outro problemas é que o RPG Maker possui algumas limitações, o que pode limitar um pouco a criatividade do usuário, sendo que para ele conseguir criar um game do jeito que ele quer e ter mais liberdade o melhor é ele programar numa engine como o Allegro (que facilita pra quem for fazer games 2D) e criar os sprites por fora. É claro que o usuário pode buscar modelos de personagens e cenários prontos, mas pode ser necessário alterar os recursos para o projeto final e tem que analisar outros fatores, como os direitos autorais do recurso.
Para quem não sabe muita coisa de desenvolvimento de jogos, é uma boa tentar fazer algo simples usando o RPG Maker para ele ver como que seria o processo de desenvolvimento de um jogo simples, com um roteiro elaborado e definir como que será os cenários (para level design, a ferramenta pode ser muito útil!) e personagens. Mas se o estudante quer se profissionalizar e estudar pra valer, recomendo escolher uma área e se focar nela, como programação e/ou modelagem 3D.
Para terminar, vou recomendar alguns sites e tutoriais com recursos da ferramenta:

22 comentários em “Analisando o RPG Maker”

  1. Antes de tudo eu fico um pouco triste ao ver a maioria falar que o rpg maker é muito SIMPLES! Bom comparado com técnicas avançadas ele pode ser inferior, por não te dar uma liberdade mas não pode ser considerado brincadeira de criança. É uma ferramenta fantástica para produções de RPGs.
    Poucos sabem a pontecia do rpg maker que por incrível que pareça vai alem de RPGs.
    Até faço um pedido para se fazer um artigo sobre a ferramanta mais detalhadamente.
    Indico a baixo alguns links para serem postos no post principal. Agora me digam se são simples esss jogos?
    Projeto Ademphia – Francês http://aedemphia.warparadise.com/
    Sarcia – Francês http://www.rpg-maker.fr/index.php?page=forum&…
    Velsabor – Alemão http://www.rpg-atelier.net/showgame.php?ShowGameI
    Drake Legends 2 – Brasileiro http://www.vilamakers.com/forum/index.php?showtop
    Vila Nevoeiro – Brasileiro http://rpgmenace.com.br/forum/index.php?&topi
    Memories of Mana – Brasileiro http://www.atelier-rgss.com/Project/Mana/Project_
    E existem muitos outros, destaquei apenas os mais novos. Hoje o rpg maker não é limitado apenas as teclas enter,shift,direcionais,numericos pode-se usar qualquer tecla, o mouse.
    Realmente é um grande ferramenta. Existem projetos japoneses que simulam um 3D respeitavelmente, outros com uma IA impecavel.

  2. Quando entrei agora pra ver se estava atualizado o Blog, me deparei com algo que realmente eu entendo.
    O RPG Maker, sim, é uma ferramente muito simples, porém seu sistema vai além do que você descreveu ai rodrigo. O RPG Maker XP e o VX, possuem suporte para scripts, tendo assim em vários sites com programadores experientes que disponibilizam em sites: MENUS, Sistemas de Batalha, até mesmo, você pode criar um sistema 3D com o RM, apenas utilizando os "Eventos".
    Para quem não sabe, Eventos são as "linhas de programação" do RPG Maker.
    Ao invés de você escrever uma linha, o RPG Maker já te proporciona algo pronto, para você apenas escolher e colocar.
    Como um Ctrl-C Ctrl-V, entende?
    Outra coisa também são as limitações que você escreveu. Eu concordo, plenamente!
    Mas até chegar nelas, você ainda teria que passar por muita coisa. Como por exemplo o sistema 3D que apenas os programadores mais experientes e os "Event Makers" conceguem criar com muito trabalho, claro, mas que fica legal.
    E tbeim, algo que descobri quando eu estava mechendo, fuçando nele, foi a utilização de um Bug num efeito de cenário que faz com que o mapa fique melhor do que nuito jogo 3D por ai a fora.
    (Falo do mapa, não do jogo)
    Bom…o RM tem limitações sim, mas dia-a-dia elas vão se esvaindo com o tempo.

  3. Gostei bastante da analise sobre o RPG Maker e concordo em várias partes, porém acho errado afirmar que ele é muito limitado. Desde que o primeiro RPG Maker foi lançado surgiram vários e vários tutoriais sobre a ferramenta, tutoriais que lhe ensinam a fazer coisas incríveis neste programa, mas claro, com esforço. ^^
    E como o Daniel disse, é possível sim criar jogos 3D no programa.
    Seria legal também por imagens ou falar do RPG Maker 2000 e 2003 que são usados até hoje.
    No mais, parabéns pelo Blog e pela matéria.

  4. Bom, eu não conheço tanto a ferramenta quanto muita gente por aí, mas quando eu mexia eu via que sentia falta de poder deixar o jogo maior (como o tamanho do mapa). No sistema de eventos, ele é limitado a uma certa quantia (acho que é uns 5 mil) e não sei se isso é alterável nos scripts internos.
    E também ir alterando os scripts é complicado mesmo para quem é programador mediano. Apesar de ser mais experiente, eu não quis focar os estudos mais no software,já que pretendo fazer coisas mais elaboradas e com maior liberdade, e ter mais liberdade é ralar mais e programar diretamente, usando técnicas de programação orientado a objetos e outras coisas.
    Mas uma coisa que não dá pra negar é que dá pra usar o software como ferramenta de level design, para projetar cidades e casas mais simples, para depois refazer num software 3D ou mesmo usar o cenário pronto para reimportar numa engine 2D.

  5. Darkjouse, eu nunca disse que o software seria "brincadeira de criança". Quanto ao lance do software ser simples, isso eu considero mesmo, o que é uma vantagem, já que quem não tem muito conhecimento pode fazer algo mais simples. Tudo bem que nesses projetos apresentados eu fiquei sem palavras em alguns deles.
    Agora, acho que seria interessante você montar um texto e postar no teu site sobre a parte avançada do software, para mostrar que o software não é só isso e quem sabe eu possa comentar melhor sobre isso.

  6. Sim rodrigo quando me referi a brincadeira de criança não estava fazendo a critica a você e sim as comunidades de developers Indie. Nas quais muitos membros exercem nojo ao rpg maker sem conhece-lo.
    Na questão de poder usar 3D no rpg maker isso é falso. Porque um jogo em 3D significa cameras, viewports, shaders, luzes, foco, desfoco, meshs e BSP. Ou seja impossivel. No mínimo você emularia uma engine que fizesse isso no rpg maker o que não é nada viável e um desperdício.
    O que se faz é simular um falso 3D com figuras pré-renderizadas como no Vila Nevoeiro.
    Sobre o artigo, acontece que a maioria dos usuarios de rpg maker conhecem a pontencia dele. O grande problema são os developers que vivem enaltecendo C++,Action Script,Java e não percebem o quanto o Rpg maker é otimo(Em meu blog não tenho esse publico hehe).
    O rpg maker é perfeito para quem leva a produção de jogos com um hobbie, que não precisa tanta dedicação comparado com as linguagens citadas acima.
    Acho que quando falamos que ele é simples nos referimos ha sua forma de desenvolver porem se pode ter resultados complexos já que para uma engine de "RPG" ele se sai muito bem. Vou citar uma frase do Christiano em entrevista para o Taberneiro sobre o rpg maker:
    "Da mesma forma, acredito que muitos cometem erros ao menosprezar o RPG Maker quando comparando com outras formas de desenvolvimento.
    Cada ferramenta é provida para um fim, o do RPG Maker é permitir a fácil criação de jogos de RPG. Sem o RPG Maker você teria que criar toda a engine gráfica, engine sonora, engine de combates, engine para scripting, editor de mapas, editor de personagens, de inimigos, etc. Enfim, você teria tanto trabalho que você provavelmente desistiria antes de começar."
    Um detalhe sobre os projetos o Ademphia, ele foi apresentado na JeuVideos 2007. O que é muito foda^^
    Um link que postei sobre isso: http://www.vilamakers.com/forum/index.php?showtop

  7. Bom, eu considerava como simples o fato do lance de "arrastar e soltar". Quanto ao lance de fazer coisas avançadas nele eu desconhecia "parte" deste avanço e também não conhecia direito os projetos que você apresentou acima.
    Quanto ao lance do RPG Maker ser bem ignorado é justamente a falta de divulgação do conhecimento acerca da potência do mesmo, e acaba entrando no mesmo caso do Blender e do Gimp, onde a maioria dos usuários dos softwares pagos e caros (3D Studio max e Photoshop) falam mal do software sem nem ao menos conhecê-lo direito. No meu caso com o RPG Maker, já usei durante algum tempo e consegui fazer algumas coisas de nível intermediário, como um mini-game num estábulo onde você tem que alimentar algumas vaquinhas. Alguns podem achar isso bastante infantil e inútil, mas me custou um tempo fenomenal, fazendo tudo via eventos, o que em parte acabou sendo custoso e uma hora perdi o controle dos eventos, criando um bug não intencional o.O
    Para RPGs mesmo considero o software perfeito, mas para outros gêneros ele acaba ficando um pouco ineficaz.
    Quanto ao lance de ser em 3D, pelo que me lembro tinha uma versão em 3D do software, pro Playstation 2. Pesquisando sobre isso, acabei descobrindo um software chamado 3D RPG Buider. Achei o site do mesmo e achei as imagens "mais ou menos" e deu pra perceber que no RPG Maker VX a qualidade acaba sendo bem superior.

  8. Essa versão 3D apenas foi um rumor que criou "vida".
    O programa realmente saiu, e está disponível para download no RapidShared.
    Ele é um programa chieo de BUGs e sua tradução não está feita por conta desses problemas.
    Mas se você pesquisar no YouTube, vai ver um trailer do programa.

  9. Pois é, eu citei seu post no meu blog.
    Vlw por reparar! ^^
    Continuarei postando em algumas outras seções, pra ver se concigo acumular mais algumas informações.
    Mais uma vezs obrigado, e como você coloca algumas vezes no MSN.
    GameDEV Rulez! xD

  10. Sobre o Rpg 3D buid, já testei e simplesmente se afastem dele. É muito ruim não vale a pena.
    Existem 2 elementos fundamentais na historia do rpg maker que o tiraram do patamar clique e solte
    1 – O rpg maker xp com scripts, liberdade para o tamanho dos chars e ausência de limites para chipsets
    2 – Paths de modificação da engine do Rpg maker 2000 que permitem até adicionar o mouse(por eventos)
    Esses foram os dois momentos que permetiram hoje ter uma ferramenta mais aprimorada para aqueles que querem chegar em novos resultados.
    —————————————————————————————-
    Ontem navegando descobri algo muito interessante sobre o rpg maker. Acho que isso evoluirá bastante o status do programa ^^ http://www.vilamakers.com/otaberneiro/?p=132

  11. Bom, Darkjouse, esse link acima já terá um post sobre isso aqui. Ótimo link e vou começar a acompanhar teu site via RSS.
    Ué, Daniel, eu não me lembrava que eu tinha teu MSN…aliás, aproveitando: o RSS do teu blog anda estranho e não to conseguindo adicionar ele.

  12. Tenta agora, acho que concegui acertar.
    E qt ao MSN, meu nick é: .Dan … . [ReviN]
    Revin eu uso em fóruns sobre RM.

  13. Cara eu acho uma ferramenta bacana assim como o Game Maker .
    Prefiro mais o Game Maker pq a proposta inicial dele sempre foi criar jogos de todos os tipos com qualquer tipo de jogabilidade e já vi muitas coisas criativas feitas nele .
    Se hoje alguns desenvolvedores indies não gostam do RPG Maker é pelo fato de uns 90% dos jogos,demos feitos com ele usam os mesmos gráficos,ou gráficos criados por sei lá quem ,claro que muitos feitos por hobbie ,mas isso acabou criando essa imagem de "ferramenta não profissional" .
    Alguém tem alguma informação sobre um jogo feito no RPG Maker que foi explorado comercialmente?

  14. Eu tenho, dois que eu sei que realmente saíram foi:
    Drake Legend – The river of the Dragons.
    Muito bom e extremamente bem feito!
    e o outro foi:
    CDZ – Cavaleiros de Atena.
    Esse eu não joguei porque perdi a paciência, não gosto de CDZ.
    Esses e mais jogos saíram numa coletânia chamada: "Jogos de RPG" (É, óbvio…)

  15. Rodrigo vlw cara espero que goste dos conteudos, não te falei mas sou se fã haha, acompanho aqui e teu blog faz tempo =P
    Mok seguinte por causa da sua pergunta postei no meu blog sobre jogos de rpg maker comerciais. Quem quiser ler lá vai o link http://www.vilamakers.com/otaberneiro/?p=136
    Daniel esses jogos nenhum é comercial e são bem antigos tbm.

  16. Eu usava o RPG Maker há bastante tempo atrás, naquela época ainda o RPG Maker 2000, sem scripts e PNGs com canal alpha. Mesmo assim, eu já vi um jogo em RPG Maker 2000 com um battle system por eventos igual o do Breath Of Fire (deve ter dado muito trabalho, isso é algo mais fácil pra se fazer com orientação à objetos). O RPG Maker VX/XP (eu tenho o XP, mas nem mexo com ele) é bom para quem quer fazer RPGs (não um RPG 3D mais foda do que Final Fantasy ou whatever, isso é óbvio), mas dá pra fazer coisas bem legais com ele por causa do sistema de script e dos PNGs com canal alpha. Sem contar que muita coisa já é built-in, então facilita bastante para quem está começando (eu estou tendo que recriar uma engine de RPG em python, que tá me dando bastante dor de cabeça, aliás).
    De qualquer forma eu não posso falar muito sobre o programa porque eu não cheguei a testá-lo mais a fundo, mas parece que muita coisa evoluiu de lá pra cá.

  17. Eu queria sabe aonde que pega em que site pega + cenarios para RPG maker 2003
    eu to tentando cria 1 jogo la em casa mais so que eu to precissando de + coisa né
    quem ai poderia me dizer aonde eu devo ir

  18. KillDream vc nao poderia me explicar aonde eu consigo 1 site que tem varios cenarios de RPG maker 2003

  19. Alguem poderia me indicar boas instituições que tenham cursos de formação em desenvolvimento de jogos?
    Abraço!
    Brites

  20. Bem, eus sou uma maker e posso te diser: VX é o mais simples. O RPG Maker XP, mais velho que o RMVX, e é muito mais complicado usa-lo, tanto na parte dos eventos, quanto em mapemento.
    Aqui um tópico já fechado, mas porem o que mais tem mensagns da RPG MAKER BRASIL para mostrar a area de dicas para mapas de um dos melhores makers desse programa:
    http://www.rpgmakerbrasil.com/forum/f47/mapas-dic
    Pra uqem tá começando, é um dos maiores forúns do Brasil, cujo a maioria dos maker usam o VX. Nós até participamos de uma matéria no Mundo Estranho de setembro de 2008, se não me engano.

Não é possível comentar.