Pular para o conteúdo
Início » Análises » Análise – Doukutsu Monogatari/Cave Story

Análise – Doukutsu Monogatari/Cave Story

Google News

Olá pessoal ! Aqui é o Alkoyer, comentarista do Select Game e hoje é a minha vez de escrever algo.
Primeiramente, vamos voltar a saudosa era dos videogames 8 bits. Qual eram os dois principais elementos que imperavam nos jogos da época ? Um doce para quem respondeu dificuldade e diversão. Era comum ver pessoas furiosas mas estranhamente também alegres ao jogar pérolas como Megaman, Contra, Ninja Gaiden, Metroid e outros. Infelizmente, com o tempo, esse gênero foi sumindo e hoje o que resta dele são alguns jogos saídos para portáteis ou produzidos por saudosistas indies.
Eu, como todo bom gamer que na sua infância adorava esse tipo de jogo, estava fazendo uma busca que me levou a um joguinho, aparentemente despretensioso chamado Doukutsu Monogatari, ou de acordo com a tradução, Cave Story.

O jogo é um freeware, que explicando de forma resumida, é um jogo grátis. Desenvolvido pela Pixel Studios, Cave Story é a prova de que não é necessário gráficos foto-realísticos e jogabilidade complexas para divertir ao jogador. O jogo conta com gráficos simplistas em 2D, mas bastante agradáveis que se adequam ao level design sensacional que conta com diversos elementos dos sidescrollers da velha guarda, como espinhos, pequenas plataformas suspensas, abismos… tudo para trazer o gostinho dos consoles 8 bits de volta. E claro, como os outros jogos desta época, Cave Story não deixa a desejar na dificuldade que é alta sem ser frustrante devido aos save points bem posicionados.
Mas não é apenas o level design que faz de Cave Story um ótimo jogo, o enrendo, mesmo clichê, não deixa nada a desejar. A história se passa numa/num ilha/planeta de nome desconhecido, você acorda em um caverna sem saber de nada e após uma pequena exploração, caí (literalmente) em uma vila onde habita uma raça chamada Mimiga. Após assustar uma Mimiga chamada Toroko, o chefe da vila conhecido como King, lhe manda ir atrás dela. Ao aceitar a “missão” você descobre que Balrog e Misery, dois capangas que trabalham para alguém chamado “Doctor” sequestraram Toroko achando que a pequena assustada era outra Mimiga conhecida como Sue. Agora, seu dever é ir atrás de Sue para saber o que está acontecendo e resgatar Toroko. Tudo isso ao passar de aproximadamente onze fases, todas com trilha sonora própria e adequada a cada situação.

Na jogabilidade, há um sistema muito legal de níveis para as armas. Cada arma tem três níveis com variações de dano que são completados coletando experiencia deixadas por alguns monstros mortos. Os inimigos são muito bem localizados e cada um realiza uma ação diferente, com uma variedade de aproximadamente sessenta inimigos, incluindo os chefes que sempre exigem uma estrategia diferente para a vitória.
Com todas estas qualidades, Cave Story conquistou vários fãs que para nossa alegria, realizaram diversos trabalhos de tradução no jogo que originalmente é japonês. Há traduções para o inglês, espanhol, chinês, francês e pasmem, até para português ! Cave Story foi lançado originalmente para PC, e com o tempo, teve vários ports, entre eles, para o MAC, Linux, PSP e até Xbox (o original).
Cave Story sem dúvida alguma, é um jogo feito especialmente para saudosistas e para quem ama jogos do gênero, não deixe essa pérola passar em branco, baixe, jogue e divirta-se ! Ah, lembre-se de comentar o que você acho do jogo também, hahaha !
Download:
Cave Story – http://www.miraigamer.net/cavestory/downloads_1.php
Mais screenshots:
[nggallery id=140]

7 comentários em “Análise – Doukutsu Monogatari/Cave Story”

    1. Opa, então, eu havia lido isso na descrição do fan site, mas olhando um pouco o fórum, eu havia visto um comentário randômico ai de que o criador teve ou arranjou a ajuda de mais algumas pessoas, mas não falava nada se foi antes ou depois da criação de Cave Story. Valeu pela informação.

  1. Ah, e uma nota. Eu preferiria que fosse Dica ao invés de análise, pois escrevi o post dessa forma. Enfim, valeu pela publicação Rodrigo.

  2. Eu joguei também, é bem legal, só que eu me esqueci do final do game, deve estar perdido aqui no pc, suas dicas me deram uma vontade de rejogar.

  3. eduardo koyote

    gente eu tava lendo o site oficial e o que dava o patch de tradução e sabe… esse game parece ter 3 finais bem diferentes uns dos outros e afirmaram komcerteza ter uma absurda!!! kuantidade de passagens secretas e sub-fases ok^^ akabei de baixalo e to prokurando mais informaçoes sobre ele e akabei aki^^ gostei desse site^^

Não é possível comentar.