Para quem não sabe, Eyepet é um jogo exclusivo do PS3 que foi anunciado na Games Convention de 2008, em Leipzig. Foi lançado no dia 17 de novembro/09 na Europa e teve seu lançamento adiado para este ano de 2010 na América. Nesse jogo, você terá que cuidar de seu bichinho virtual, o Eyepet. E você vai cuidar do Eyepet interagindo “diretamente” com ele através do reconhecimento de seus movimentos pela Ps Eye (câmera do PS3). Em alguns momentos você ainda terá que utilizar o seu controle do PS3 para controlar o carro, avião ou objetos para brincar com o Eyepet.
Eu comprei a versão que vem com uma câmera porque foi a única que eu encontrei para vender. A caixinha é bem bonita, parece uma caixa de McLanche Feliz e dentro vem a câmera, o Jogo e o cartão mágico (fiquei com vontade de comer um Bigmac). Como comprei a versão européia, o jogo é Dublado em Português de Portugal, que eu adoro porque é muito engraçado ouvir o cara falando com o sotaque português, e fica mais fácil para as crianças e adultos que não falam inglês (meu maior problema com o Buzz americano que eu comprei).
Logo apos comer meu bigmac (não segurei a vontade), ligo o jogo e a primeira coisa a fazer é escolher o nome do seu Eyepet: O nome do meu é Helicóptero, que é simplesmente o nome mais engraçado que já vi num animal de estimação. Um gato que um amigo meu tinha lá em Barcarena-PA. É necessário liberar uma área de 2 x 2 metros(medido com meus olhos :P) e a área tem que ser bem iluminada, e deve-se colocar a câmera na posição Azul.
Aviso logo, você realmente precisa de um bom espaço, senão teu corpo acaba ocupando toda a área (não precisa dizer que sou gordo) e não consegue manipular o cartão mágico e não deixa o eyepet andar livremente.
Bom, inicialmente, o eyepet está no seu ovo, o que não faz o menor sentido já que o eyepet aparentemente é um mamífero (tudo bem tem o ornitorrinco e a equidna que botam ovo, mas…). Sua primeira atividade iterativa é aquecer o Ovo, aí entra em ação o Cartão Mágico, que quando reconhecido vira um aquecedor, que você tem que direcionar as laterais para aquecer o Eyepet, depois tem que balançar o ovo e o eyepet responde aos seus estímulos.
O cartão mágico servirá para várias coisas, controlar o Eyepet em alguns jogos (como o boliche, cama elástica, macaco que solta bolhas, etc.), fazer exames como um raio-x, onde podemos analisar se ele está bem alimentado, feliz, cansado e etc; dar banho nele (fiquei 1 dia sem dar banho e várias moscas ficaram voando ao redor do helicóptero) e caso ele esteja com algum problema é melhor resolver, senão ele morre (ainda não fiz isso 😛 ).
Movimentos com os dedos: Podemos brincar com as mãos também. Mexendo os dedos bem em cima da área da camera, o eyepet tenta pegar a mão; colocar a mão no chão e movimentar a mão como se fosse uma aranha o Eyepet fica com expressão de raiva e fica em posição de ataque que nem uma onça-pintada. Também podemos fazer carinho dele e se diminuir a velocidade do movimento ele vai ficando com sono e começa a dormir, aí é uma parte bacana: o Eyepet começa a sonhar e aparece um balão de pensamento e fica passando alguns momentos que passamos com ele, como o momento do nascimento, algum dia brincando e etc.
Além disso podemos ensinar o Eyepet à desenhar, fazendo desenhos de Carros, aviões e qualquer outra coisa, mas especificamente os veículos são legais porque o Eyepet pode andar/voar neles, e esses desafios são mais legalzinhos.
E por fim, podemos ensinar ele a cantar, o que para mim foi difícil porque aqui é muito quente e o barulho do ar-condicionado, do Boing que vive dentro do meu PS3 e a minha voz incompetente atrapalharam bastante o reconhecimento das musicas. Mas pelo que vi na internet essa função é bem divertida.
Depois de eu ficar que nem uma criança brincando com o Eyepet, eu dei o jogo de presente de Natal para a filha de uma amigo meu. Ela simplesmente ficou louca quando começou a jogar. Ela gostou muito de ficar fazendo carinho, ensinando a desenhar e cantar. Meu amigo diz que é a maior porrada na casa para ver quem vai jogar e brincar com seu Eyepet.
Resumindo, esse jogo é realmente para crianças ou mulheres que normalmente gostam de coisinhas bonitinhas e as crianças não vão enjoar de ficar brincando com o Eyepet, como a filha do meu amigo. Para mim foi legal ver o reconhecimento dos movimentos funcionando até bem, mas o jogo acaba enjoando rapidamente. Bom, essa foi a minha análise desse tamagoshi do futuro, o Eyepet.
Artigos e Notícias de Games, Cultura Pop, moda, entre outros