Pular para o conteúdo
Início » Análises » Análise: FIFA 10 (PS3)

Análise: FIFA 10 (PS3)

Google News
FIFA 10

Aqui no “País do Futebol”, o Pro Evolution Soccer, também conhecido como Winning Eleven reinou absoluto até a chegada da nova geração.

Com a chegada do FIFA2007 a EA mostrou pra Konami que poderia brigar pela liderança. Com o FIFA2008 a briga foi boa, mas a Konami continuava na frente. Com FIFA2009, a EA tomou as rédeas da disputa.

Mas isso apenas no XBox360 e no Playstation3, pois nos outros consoles e nos PC’s a Konami continua a reinar absoluta.

Como alguns sabem, eu tinha um XBox360 (que foi visitado pelas 3rl’s) antes do PS3 e nele joguei o FIFA09 até a exaustão. Provavelmente o mesmo acontecerá com o FIFA10 e nessa análise ficará claro o motivo.

Epic Fail

Fail

Uma das coisas que mais atraía os Brasileiros para o FIFA era o fato de possuir os times da primeira divisão do campeonato Brasileiro com seus nomes e uniformes reais. Foi assim até o FIFA09, mas como foi mostrado neste post, na edição 2010 há apenas 8 times Brasileiros licenciados, Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras e São Paulo. Os outros times estão com nomes e uniformes que “lembram” mais ou menos os originais. Pelo menos as escalações estão corretas, apesar de não haver algumas contratações mais recentes, como no caso do Corinthians C. Paulistano, que não tem o Edno, mas como foi bem recente é até aceitável.

Novidades

Custom Tactics

Sem dúvida alguma a principal novidade do jogo em relação à versão anterior é que agora os jogadores se movimentam em 360 graus e não mais apenas nas 8 direções do controle.

O jogo deu um passo à mais na direção da simulação, pois agora é possível que defensores protejam a bola de adversários ou que os zagueiros corram de lado na linha de fundo tentando impedir o atacante de fazer um cruzamento. Um recurso muito legal que sempre faltou nos jogos de futebol foi a possibilidade de ir protegendo a bola até que ela saia pela linha de fundo (como em jogos reais) sem que o seu jogador a toque ao mesmo tempo que a “cobre”, impedindo que o atacante adversário a recupere. Para fazer isso basta combinar os botões R2 + L2. Muito prático!

Se no jogo anterior os dribles realizados com o L2 pressionado e utilizando o R3 eram apenas meras “”firulas”, nessa versão é imprescindível que o jogador domine tais dribles, pios sem isso é muito difícil dar dribles com sucesso. Para facilitar o gamer a identificar com quais jogadores ele pode dar dribles e fintas mais elaboradas, os jogadores agora possuem uma classificação em estrelas, assim como os times, qualificando-os aos dribles mais avançados, como o famoso “elástico” do Ronaldinho Gaúcho (e outros tantos jogadores) ou a popular “”pedalada” utilizada pelo Robinho.

Os goleiros agora estão um pouco mais inteligentes do que no jogo anterior, mas ainda não respondem bem ao botão “triangulo”, pois se em um determinado momento um jogador do seu time errar um passe para a linha de fundo, não adianta ficar com o botão pressionado, pois quando o goleiro resolver partir a trás da bola para impedir o escanteio já será tarde demais… Mas melhoraram muito em relação ao jogo anterior!

Outro item que melhorou consideravelmente foram os chutes, que agora estão um pouco mais precisos, mas ainda mais difíceis com jogadores de pouca habilidade (os zagueiros dificilmente acertam bons chutes…). Agora é possível além do famoso “chimp shot” (chute por cobertura utilizando o L1), executar o “finesse shot” com o botão R1, no qual o jogador dá um chute “colocado” (ou de “chapa” para os que jogam futebol real). Com esse recurso é possível dar chutes muito bonitos tanto de fora quanto de dentro da área.

É possível treinar esses chutes, assim como os dribles na arena, que é a tela inicial onde há um campo com um jogador de linha e um goleiro. Se antes a arena servia apenas para tirar a chatisse dos loadings, agora ela de extrema importância, pois pressionando o SelectGame o gamer tem acesso às opções de treinamento, onde pode apenas treinar os dribles e chutes, como dito anteriormente, mas também pode treinar jogadas ensaiadas e gravá-las para uso durante os jogos. É muito legal gravar as ações dos seus comandados e criar novas e surpreendentes jogadas, ainda que seja necessário um pouco de tempo para criar uma jogada efetiva, mas o recurso é muito útil e divertido!

Ainda na arena, é possível selecionar qual o estádio e qual o jogador estará disponível. No meu caso é o camisa 10 do futuro tetra campeão seguido do campeonato Brasileiro!! =P

Outra novidade muito bem vinda em relação ao jogo anterior foi a adição de tutoriais em vídeo, que ensinam do básico ao avançado, cobrindo ataque, defesa, dribles, passes e chutes, como tutos para os novos Live Season 2.0 e Virtual PRO.

Modos de Jogo

traits

Há os jogadores que gostam de apenas jogar online, mas para os que, como eu, também curtem a jogatina offline, FIFA10 trás 4 modos básicos para serem jogados de forma solitária: Manager Mode, Be a Pro: Seasons, Tournament Mode e Lounge Mode.

O meu modo de jogo predileto é o Manager Mode, o qual ganhou uma série de mudanças em relação ao jogo anterior.

Nesse modo o gamer pode ao mesmo tempo acumular os cargos de técnico (fazendo a escalação do time, treinando e criand), dirigente e empresário. Assim como no anterior, o gamer pode selecionar o clube onde iniciará sua carreira. O sistema de evolução foi modificado e agora o treinador também é avaliado em estrelas e o jogo inicia com meia estrela. A cada vitória o treinador vai ganhando pontos e vai subindo de nível estrelas. Dependendo do seu desempenho nos times, é possível ser mandado embora ou ser convidado por outros clubes. Caso seja mandado embora, receberá ofertas de outros clubes para dirigir, mas a qualidade dos clubes será proporcional às estrelas do treinador.

Ainda não joguei muito este modo, mas no futuro farei uma resenha super detalhada somente deste modo, pois ele é bastante amplo e cheio de opções interessantes.

O Be a Pro: Seasons é o modo onde o gamer pode escolher um jogador do jogo ou criar um novo jogador para viver a carreira dele. Neste modo o gamer não tem acesso à escalação do time e nem em que posição vai jogar. O jogador deve ser versátil, pois nem sempre se joga na sua posição. Um atacante pode ser improvisado no meio campo ou um volante pode ser improvisado na lateral, por exemplo.

O Tournament Mode é o tradicional da maioria dos jogos de futebol, onde pode ser montado diversos tipos de torneior, como os de chaves ou de mata-mata.

E por fim, há o Lounge Mode, que é um modo que eu achei meio estranho… Não o joguei direito, mas vi que os times são selecionados através de cartas e o jogo é bem diferente do padrão. Este também jogarei mais a fundo para depois fazer um resenha mais completa, pois parece ser bem interessante.

Ainda não testei os modos online direito, pois a minha internet 3G não ajuda muito, mas uns poucos jogos que fiz me pareceu tão bom quanto na versão anterior.

Gráficos

Esse item deve causar um pouco de polêmica, pois na minha opinião, os gráficos da versão anterior são melhores do que do novo jogo…

Na verdade, não os gráficos em si, pois estes estão muito bonitos, mas as aparências dos jogadores nesta versão não são tão parecidas com as feições dos jogadores reais… No anterior eram mais parecidos e nesse quesito o PES2010 está muito superior ao FIFA10. Os jogadores dos times brasileiros estão na sua maioria irreconhecíveis. Se o gamer não ler o nome do jogador não será fácil de identificá-lo logo de cara…

As animações seguem mais ou menos os mesmos moldes da versão anterior, mas agora os jogadores, o juiz e os bandeirinhas possuem muito mais animações do que antes e uma coisa legal é que tanto o juiz como as bandeiras fazem parte do jogo “fisicamente”, sendo normal acertar a bola neles. Não que seja uma tarefa fácil, pois eles tentam escapar da bola pulando para cima e para os lados ou se contorcendo pra sair da frente da bola. Mas quando ela bate neles é bem real e dá pra perceber que eles “sentem” as boladas, parecendo meio desorientados por 1 ou 2 segundos, dependendo de onde a bola bate e da força. As animações dos cartões agora nem sempre são CG’s. Há muitos casos em que são cenas não interativas (que não podem ser cortadas) ingame. Por exemplo, um jogador faz uma falta dura no meio da campo, mas o adversário leva vantagem. O jogo segue e quando bola para o juiz dá o cartão. Mas ao invez de sair do gráfico ingame para uma CG, o juiz vai correndo na direção do jogador e pode tanto dar broncas, fazendo sinais típico dos jogos reais (como braços cruzados) ou dando os cartões direto. Fica muito legal dessa forma e as animações são bem bonitas.

Uma coisa muito legal, mas não diretamente ligada à parte gráfica são as melhorias na parte de física do jogo. A bola está muito mais realista do que antes e isso fica totalmente evidente quando há mudanças no clima. Jogos em tempo seco são muitos mais rápidos e fluídos, enquanto os jogos na chuva são mais “truncados”. Os grandes lançamentos na chuva fazem a bola quicar menos e ocasionalmente param nas poças d’água, fazendo os jogadores passarem direto pela bola, com elas ficando pra trás. Gera situações muito engraçadas…

Conclusão

Na minha opinião nas plataformas PS3 e XBox360 o FIFA10 é disparado o melhor simulador de futebol.

Ainda que os jogadores do PES2010 sejam mais parecidos com os reais, a jogabilidade e os novos recursos do FIFA10 são muito superiores aos do futebol da Konami.

O jogo tem muitas melhorias em relação à versão anterior e na minh a opinião vale à pena ser adquirido por quem gosta de futebol. O jogo está muito mais equilibrado do que antes e mesmo dois jogadores com o mesmo time podem jogar de formas totalmente diferentes, devido às muitas opções oferecidas pelo jogo.

Aqueles que tiverem o jogo e quiserem bater uma bolinha virtual, podem me adicionar na PSN: DougTabajara.

35 comentários em “Análise: FIFA 10 (PS3)”

        1. Cara, como diriam uns amigos meus que costumam ir no Morumbi mais do que eu: "P*&a que o pariu, é o melhor Goleiro do Brasil! ROGÉRIO!!" hehehehe

          Rumo ao Tetra Consecutivo!!

  1. Que bela review, bem completa ! Eu não sou de jogar futebol, mas vendo uns videos com coméntarios do diretor me deu vontade de experimentar o FIFA10, os jogadores estão bem mais expressivos e não sei porque, mas achei o gráfico do FIFA10 bem superior ao do PES2010 em algumas comparações de fotos e em video.

  2. Realmente, joguei a demo dos dois jogos no PS3 e os jogadores do PES parecem muito troncudos (mobilidade estranha) já os do FIFA parecem "fluir" melhor.

    1. A jogabilidade do FIFA é incomparável!! Os jogadores do PES parecem robôs… Ainda que o gráfico de PES2010 seja bonito e a jogabilidade tenha evoluído em relação ao jogo anterior, ainda não compara com o FIFA10.

    2. Eu também joguei os demos e fiquei de queixo caído com o PES 2010, ele conseguiu piorar a mobilidade do 2009.

  3. Bizarro, meu coméntario sumiu…

    Bem, eu não jogo muito futebol, mas vendo uns videos deu vontade de experimentar esse FIFA10. Em relação aos gráficos, eu acho o FIFA superior ao PES2010, os jogadores estão bem mais expressivos, mas claro, não conferi "jogando" apenas olhando fotos e videos.

    1. Eu considero que os gráficos do FIFA10 são muito superiores ao PES2010, porém as feições dos jogadores no PES2010 estão mais fiéis do que no FIFA10… Mas mesmo assim eu recomendo fortemente o FIFA10 em vez do PES2010.

    2. "Bizarro, meu comentário sumiu… "

      Tinha ido pra pasta de spam do "FailDebate". E ralei pra fazer o comentário aparecer. Acho que agora está normal.

  4. Douglas, me desculpe cara, mas serei o primeiro a discordar…

    Joguei incansavelmente Fifa até a versão 97… modo online ponto-a-ponto e conexão discada… caia toda hora, mas me divertia mesmo assim…

    Desde que mudei pra Winning Eleven (Pro Evo), nunca mais cheguei perto de um Fifa… a não ser em demos, claro.

    E esse ano não foi diferente… baixei as demos de Pro Evo e Fifa e confesso que fiquei assustado. Apesar de ainda assim, não me adaptar aos controles e jogabilidade do Fifa (mesmo jogando umas 10 partidas seguidas), achei o demo do PES meio capenga… isso até baixar a versão Japonesa, já com algumas falhas existentes na americana, corrigidas…

    Bom, de volta ao bom e velho simulador de futebol… aposentei de vez o Fifa…

    Não dá cara, sinto muito, mas na minha opinião (e na da maioria dos meus colegas e consumidores em geral ***explico mais abaixo), PES continua dando um banho na jogabilidade de Fifa.

    O Flausino até serve de testemunho acompanhando meus tuits apreensivos enquanto meu Pro Evo comprado na Shopto.net não chegava…. rs

    Fifa continua maravilhosamente lindo em se tratando dos gráficos… padrão EA nesse quesito. E só! Para por aí… A jogabilidade melhorou um pouco? Sim, principalmente depois que a EA contratou parte do time que cuidava dessa parte do jogo da Konami… mas ainda assim, continua sendo apenas Fifa… 😉

    Voltando aos anos anteriores, temos o pior Pro Evo dos últimos tempos em 2008, na virada para a nova-geração… nesse mesmo tempo, temos a mudança radical da jogabilidade do Fifa… o que acontece? Reviews ensandecidos das revistas e consumidores putos com a versão de Pro Evo. Sem falar na versão CAPADA de 2008 para o x360, o que enfureceu mais ainda os seus consumidores, que sem dúvida alguma já eram absoluta maioria (afinal o console da MS, havia sido lançada bem antes)….

    Peço perdão, mas faço aqui uma pausa e comparo esse caso ao caso de Geizy Arruda na Unibambi, onde meia dúzia inflamaram o coro de centenas… Comparação grotesca, eu sei, mas as pessoas são altamente influenciáveis, em qualquer área que seja… os gamers não estão livres disso. 😉

    Jogo ruim de um lado, bom do outro e boca-a-boca fizeram com que milhares migrassem de um para o outro… simples assim. E a maioria absoluta migrada, passou a comprar nos anos seguintes o mesmo título… mais natural que isso, impossível… Golpe de sorte da EA, um pouco de competência e feeling de mercado. Clap, clap, clap… 🙂

    Voltando ao assunto… temos o ano de 2009 e o PES sensacionalmente melhor, para quem gosta de críticas, N reviews comentando a mesma coisa… porém, uma coisa ainda deixando a desejar. O modo online com excessivos lags… e pra quem gosta de jogar online (como eu), esse quesito é fundamental, mas ainda assim, não seria esse o motivo a me fazer trocar de game.

    Então vieram as versões 2010… dessa vez sim. Com um modo online decente e jogabilidade altamente complicada (difícil para amadores e novatos na série), temos enfim um Pro Evo que se equipara fácil as suas antigas versões premiadas de 2006 e 2007…

    Bom… nada contra a quem gosta de Fifa e essa é uma discussão até certo ponto INTERMINÁVEL, do tipo MAC vs PC, XBOX vs PS3 e por aí vai… mas comentarem que a jogabilidade de Fifa está melhor que PES… não… isso não (batendo o pé no chão 3 vezes e chorando… rs). Falando sério… não rola… 😉

    (nesse ponto eu me escondo das pedras, afinal, como disse acima, é uma briga interminável e quem gosta de Fifa jamais falará o contrário e vice-versa).

    Enfim, como citei acima que a maioria absoluta de meus amigos que jogam futebol, onde muitos possuem o video-game apenas para isso, não trocam o PES pelo Fifa nem a pauladas, cito como exemplo as notas presentes no metacritic.com.

    A média dada pela imprensa para Fifa é 91 pontos de um total de 100. Já a média de Pro Evo é 78… ou seja, 13 pontos abaixo. Daí, já sabemos o que muitos falariam… "Viram só, até a mídia diz q X é melhor que Y" e blablabla…

    Agora, vejam que curioso… a média dada PELOS CONSUMIDORES (aquela que realmente importa, pois dificilmente sofre influência ou tem $incentivos$ para falar bem de um produto) diz o contrário: A média é 7.9 de um total de 10 para o Fifa, enquanto que para o Pro Evo essa média passa a ser de 8.1…

    Bom… não acredito em números, mas sempre é bom usarmos para uma pequena referência, principalmente para aqueles títulos que não conhecemos. O que não é o caso aqui…

    Sendo assim, não levanto a bandeira aqui sobre qual jogo é melhor, mas sim deixo o espaço aberto a reflexões dos usuários para não se deixarem influenciarem sobre o que pensam os críticos ou seus amigos… simplesmente, experimentem. Gostaram mais do Y do que do X… ok, fiquem com ele.

    Simples assim… 😉

    Abs,
    Marcelo

    1. Marcelo, só uma dúvida: as versões do PES 2010 e FIFA 10 que você jogou são para PC ou um dos consoles (PS3 ou Xbox360)? Se for para PC, concordo contigo, se for para um dos consoles, eu não poderia discordar mais. Explico.

      Comprei meu PS3 há 1 mês e antes disto havia baixado as demos dos dois games para PC. Sempre preferi PES e xingava FIFA a todo ano, reclamando que a versão FIFA de PC era uma droga e eu sempre tentava dar mais uma chance, mas sempre me decepcionava. Não foi diferente esse ano! A demo do FIFA 10 (PC) é um lixo! Embora entenda a versão da EA para manter o game de PC com a engine do game de PS2, isso limita absurdamente a experiência de jogar o game. Já a demo do PES 2010 (PC) é ainda mais bonita que a do ano anterior, causando uma bela primeira impressão. Mesmo que eu tenha achado a jogabilidade ainda mais truncada e os passes atrasadíssimos, no PC o PES bate o FIFA facilmente.

      Novo capítulo. Compro meu PS3. Após uma felicidade extrema (hehehe) e alguns dias de jogatina offline, consegui resolver o acesso à internet em casa. As primeiras demos que baixei foram PES 2010 e FIFA 10. Ao jogar PES, me deparei com o mesmo game, mas com gráficos ainda melhores que no meu PC velhinho de guerra… que beleza! Apesar da jogabilidade truncada, gostei. Aí peguei a demo de FIFA. PUTA QUE PARIU! Pensei logo: "É outro jogo esse, não pode ser o FIFA que joguei no PC!" E não é! Jogo lindo, jogabilidade flui maravilhosamente bem, animações espetaculares… não tem como o PES competir nos consoles, o FIFA dá um banho, uma surra de pau mole! Tanto que comprei o FIFA 10 e não paro de jogá-lo desde então, é um jogo maravilhoso!

      Porém, devo concordar com o Douglas que nem tudo são flores. Os rostos dos jogadores realmente, às vezes são irreconhecíveis! Porém, a opção Game Face, para colocar o seu rosto no seu jogador Pro é muito boa. Eu me achei parecidíssimo com minha versão de carne e osso! Outro ponto negativo é a falta de suporte oficial a alguns times do Brasil. Como sou flamenguista, imagino que isso me afetou menos, pois meu time tem camisa e escudo oficiais, mas imagino que um corinthiano, por exemplo, ficará chateado ao não ter seu time 100% original. Outra coisa que estou penando, Douglas, é para aprender os dribles… ô coisa difícil de se fazer! Mas não desistirei e te adicionarei na PSN, quem sabe um dia não tomo coragem de jogar contra e espero não apanhar de muito, hehehe.

      1. Última versão jogada em PC foi a de 1997… depois disso APENAS consoles… de 98 pra cá, utilizo Macs e não instalo jogos no mesmo… 🙂

        Abs,
        Marcelo

    2. Cara, eu tenho 29 anos. Jogo desde os 10 (grande m#$da…. srsrsr).
      Jogo games de futebol desde Super Soccer do Nintendinho 8 bits e joguei FIFA desde a primeira versão em 93. Depois joguei International Super Star Soccer do Super Nes e de 98 até 2008 eu só joguei Winning Eleven (depois PRO Evolurion Soccer).

      Como eu fisse no texto, eu só acho os FIFA's 9 e 10 melhores do que o PES no XBox360 e no PS3, pq nas outras plataformas ele ainda é muuuuuito superior.

      O principal problema que vejo no PES no PS3/XBox360 é justamente a jogabilidade e a animação dos jogadores. Pra mim eles parecem robôs correndo no gelo… Os jogadores parecem totalmente artificiais. Eu considero que nessas duas plataformas o PES é um jogo estilo Arcade e não um simulador. O FIFA tem movimentos fluídos e muito mais naturais do que os do PES.

      Sobre ter amigos que preferem um ou outro, isso é relativo, pois eu tb tenho vários amigos que jogam games de futebol e eles são unânimes na escolha do FIFA desde a versão do ano passado.

      Eu vi que vc citou várias análises e tals. Na minha análise eu levei em conta o que vi no jogo e não as notas dadas por outros sites. Eu só leio análises de outros sites quando não conheço o jogo antes de comprar, mas pra jogos que já conheço (e bem), não costumo ler, então, é legal saber que os críticos colocam uma vantagem de 13 pontos para o FIFA enquanto os gamers em si colocam o uma diferença de apenas 2 pontos pro PES. Ou seja, mesmo entre os gamers a diferença não é assim tão grande como vc evidenciou.

      Muito da popularidade do PES vem justamente do que vc falou, de que os gamers já estão acostumados e vem comprando as novas versões de ano em ano. Eu mesmo relutei um pouco em jogar FIFA 9, pois a jogabilidade dele é muuuuuuuuuuuito diferente do PES e eu sempre gostei mais da jogabilidade dele, mas na versão 9 o FIFA se superou enquanto o PES continuou estagnado, sem trazer nenhuma novidade. O PES é legal, mas é limitado. No PES não é possível executar nem a metade dos dribles e jogadas que o FIFA permite. Eu ainda não sou expert no FIFA10, mas jogando online vc joga contra adversários que fazem miséria.

      O PES é um bom jogo, sem dúvida, mas a nível de simulação ele não tem ainda todos os recursos que o FIFA tem. Até o modo Be a PRO do FIFA a PES chupinhou… Só mudou o nome pra Become a Legend… Mas isso é assunto pra um post completo… rsrsrs

      1. Douglas… como vc emitiu a sua opinião no post, eu emiti a minha no comentário. Ponto.

        Não adianta discurtirmos aqui qual é o melhor, pq não dá cara, SIMULAÇÃO só tem UM… Pro

        Evo… Fifa não chega nem perto… 🙂

        Entende a discussão??? Se achamos um jogo melhor que o outro, trocamos (como eu de Fifa para

        Pro Evo) e ficamos com ele, simples assim… e cada um vai tentar achar argumentos

        (embasados ou não) para defender o seu game preferido.

        Justamente o ponto que você diz ser problema é o ponto que eu mais apoio Pro Evo, que é justamente a jogabilidade… não dá pra achar aquela correria de Fifa natural… me desculpe, mas não dá… 🙂

        Sabe a concentração dos jogadores de futebol? Seja de que time for ou da seleção? Você já deve ter visto reportagens e matérias completadas falando que uma das maiores diversões dos jogadores são os campeonatos de video-game… pois então… já prestou atenção no jogo que eles utilizam de forma unânime? Já teve a oportunidade de jogar com alguns deles em um momento assim (eu tive)… pois é cara. Se os próprios "profissionais da bola" acham X melhor q Y… quem somos nós, meros mortais… rsrs

        Quando eu cito notas e reviews, não estou comparando os resultados… estou citando o fato curioso que é a imprensa dar uma nota e a opinião pública ter outra. Há jogos em que simplesmente todos falam mal e outros em que todos falam bem, mas nesse caso, houve uma discrepância a ser levada em consideração… os usuários não estão concordando com o que os reviews falam, apenas isso… não importa a porcentagem, trata-se apenas de um fato curioso e que deve sim, ser levado em consideração. Ainda mais como comentei acima, EU não sou influenciável por uma nota de revista, percebi que VOCÊ também não é, mas e a grande maioria, como fica nessa história??? Entende o ponto?

        Pra fechar, pois a discussão não tem fim se continuarmos… vc diz o seguinte:

        "No PES não é possível executar nem a metade dos dribles e jogadas que o FIFA permite." —> Bom, numa situação real de jogo, você utiliza apenas os dribles principais… as firulas não são usadas a menos que vc queira perder a bola facilmente, mas de qualquer forma… eu DOU MINHA CARA A TAPA, se eu não fizer essa metade que você falou no Pro Evo… rs…

        "(…)jogando online vc joga contra adversários que fazem miséria" —> Eu não duvido, mas pelo fato de você comprar o fifa e jogar apenas ele não deve ter visto ninguém fazer miséria no online do Pro Evo… rs… Douglas, sou um cara que RESPIRA PRO EVO… rs… participo das seletivas paulistas que consequentemente classificam para a seletiva brasileira (que esse ano teve presença da equipe da Konami) e consequentemente classifica para o mundial de Pro Evo… Também participo das ligas da LBFV e nem por isso, cheguei perto das semi-finais e finais dos campeonatos… hehe

        A propósito, nunca vi algum guia semelhante ao da Piggyback para Fifa… link: http://www.piggybackinteractive.com/en/guides/inf

        Com esse guia, você tem absolutamente TODOS os atalhos para se chegar a excelência no game. Ele é produzido pelo grupo Piggyback e pelo pessoal da Konami. Todos os anos eu compro o meu na Amazon… 😉

        Enfim Douglas, a discussão será longa… vc defendendo o seu e eu defendendo o meu… portanto ao invés de fechar o comentário, apenas repito o que disse no comentário acima:

        "Sendo assim, não levanto a bandeira aqui sobre qual jogo é melhor, mas sim deixo o espaço aberto a reflexões dos usuários para não se deixarem influenciarem sobre o que pensam os críticos ou seus amigos… simplesmente, experimentem. Gostaram mais do Y do que do X… ok, fiquem com ele."

        Beleza? 🙂

        Abs,
        Marcelo

    3. Tocaio,

      Respeito sua opinião brother, mas não tem como comparar PES com FIFA no ps3.

      Jogo W11 desde o ps1 na versão que era J-League. Sempre fui fã do PES e tal. Mas na nova geração não dá pra comparar.

      Grafico fifa humilha.
      Simulação do fifa eh bem melhor.
      movimentacao dos atletas eh bem melhor no fifa (no pes parece que o jogador tah jogando hockey)
      Realidade de atletas o fifa tah bem melhor (tipo nao tem um ibra ou messi correndo na diagonal da vida e já era)
      E em termos de jogabilidade o FIFA 10 está muito perfeito, a fisica q colocaram no jogo é animal. Parece um jogo de futebol de verdade, tipo fisica da bola e choques entre atletas estah perfeito. Movimentacao de times em campo está perfeito. tem só uns defeitos na qtd de vezes q a bola vai na trave, o resto tah perfeito.

      Na minha opiniao e na de todos os amigos que eu tenho q tem ps3, é unanimidade dizer, q FIFA está bem melhor que PES.

      Abraços.

      1. Marcelo,

        não sei se não leu meu comment ou não o interpretou corretamente, mas eu mesmo digo que gráfico de Fifa é e sempre foi melhor (padrão EA de qualidade)… Isso eu nem levo em consideração… o cabelo do cara estar voando com o vento pouco vai mudar na minha característica de jogo… 🙂

        Outro ponto que eu comento é "Com um modo online decente e jogabilidade altamente complicada (difícil para amadores e novatos na série)" a versão 2010 voltou ao seu brilhantismo… e quando vc diz que basta um Messi correndo em diagonal, percebo que NÃO jogou Pro Evo 2010…

        Essa versão marca o fim dos "Super Saijins" dos campos virtuais… rs

        No mais… vc não vai me fazer trocar de jogo, nem eu vou fazer vc trocar… então, fim de papo, né? 😉

        Abs,
        Marcelo

        1. Brother,

          Como eu falei no inicio do meu post "NA MINHA OPINIÃO" o fifa 10 é melhor que o Pro evo, não to tentando convencer ninguem nem nada do genero, to só falando o que eu acho. E respeito a opinião de quem não concorda. Sem stress. heheheheh.

          E tah tri o papo cara, não é pq não concordamos de qual jogo de futebol é o melhor ou não, que temos que chegar ao fim do assunto 😀

          E já joguei sim PES 10, um camarada tem e joguei na casa dele. Nas jogatinas que a gente fez, habilitei tipo um card que o Messi tinha. Dai era batata, era só tocar a bola no messi e sair correndo em diagonal que já era. Não sei se o tal de card desproporcionou o jogo ou não, mas realmente, depois do card fiz muito gols entrando em diagonal com o messi,

          Abraços,
          Marcelo

          1. Então pega o jogo emprestatado… me adiciona na PSN (msales) e vamos marcar um contra…

            Preciso ver esse card em ação… 🙂

            [ ]´s
            Marcelo

      2. msales, o legal são justamente os debates!! 😉

        EU acho que o FIFA é superior ao PES em termos de simulação. Que o PES é divertido é fato! Mas eu busco um simulador de futebol e nesse quesito o PES é inferior, mas ainda assim é um ótimo jogo.

        A questão das firulas é exatamente isso: poder fazer. Não importa se na vida real um jogador que faz firulas perde a bola. O importante é poder fazê-las. Mas no jogo elas podem sim ser muito úteis. Não todas é claro, mas uma boa parte. E foi legal vc tocar nesse assunto, pq nesse vídeo -> http://www.youtube.com/watch?v=q-vyMASMhdU dá pra ver todas elas. Infelizmente eu não achei esse vídeo para o PS3. Ele usa o controle do XBox360 para dar os comandos, mas eles são os mesmos nos dois consoles. Muito legal. E pra mostrar como eu não sou contra o PES, aqui tem um legal tb do PES2010 -> http://www.youtube.com/watch?v=tW0ruuC7Ms4

        O que eu quero é que o PES2011 seja fantástico, pq isso vai obrigar o FIFA12 ser melhor o que fará com que o PES2013 se supere e assim por diante! Quem vai ganhar com isso seremos nós 2.

        E só pra finalizar, eu não defendo o FIFA como um todo. Como o nosso colega Marcos Roberto bem lembrou, no PS2 e no PC o PES é infinitamente superior ao FIFA, que é lamentável nessas plataformas… Eu ADORO o PES do PSP. Jogo quase todos os dias no trem e no metro indo pro trampo.

        1. Faz logo que nem eu e compra os dois eheheh
          EU prefiro o fifa, mas todo mundo que joga comigo prefere o PES, aí comprei o fifa e fiz eles comprarem o PES p/ mim.
          TODOS ficam felizes hehehehe.

          1. O plano é realmente ter os dois…

            Pena que eu ainda não posso… Se falar pra minha esposa que vou comprar mais um videogame (além do PS3 e do PSP) ela me mata… huahuaha

            Mas um dia eu chego lá! :p

          2. huahauhauha… taí uma boa opção!!! Fez os camaradas comprarem o PES pra vc… isso sim é networking… rsrs

            [ ]´s
            Marcelo

        2. Tá vendo pq a discussão não tem fim??? 🙂

          Pra mim a correria do Fifa passa longe de simulação… 😉

          Melhor deixar pra lá e continuar a discussão no boteco… tô indo pra lá agora… 😉

          [ ]´s
          Marcelo

      1. Eu acho que pra adquirir a nova versao vai depender muito do quanto vc joga. No meu caso, o FIFA é o jogo que eu mais jogo. Eu sinto falta de sempre ter os times atualizados e queria muito as novas características do Manager Mode, por isso comprei a nova versão. Mas se vc não jogo diretão, realmente não vale à pena o investimento…

        1. Exatamente Douglas, eu jogo pouco, diversão casual, principalmente quando vem amigos em casa…. então eu fico com o meu velhinho, não sou tão fã assim…
          A propósito, ótimos post, está gerando otimas discussões.

  5. Cheguei a jogar a versão completa do FIFA 10 e simplesmente amei, nunca fui muito fã de FIFA sempre preferi o PES se pudesse escolher, mas me rendi aos melhoramentos do novo FIFA comprei para 360 sem pensar duas vezes e sem chegar perto de ver o novo PES.

  6. Bem que a gente poderia reunir todo mundo e fazer dois eventos, um pra galera que tem PES e outro pra galera que tem FIFA. Um lance nos mesmos molder do MMBB que o Flausino organizou. Ia ser show de bola (sem trocadilho… rsrsrs)!! xD

    Amanhã (20/11) serã feriado aqui em São Paulo e eu passarei o feriadão jogando. Quem quiser me adicionar pra jogar não só FIFA (tb tenho KillZone2, GTA4 e Little Big Planet), fique à vontade: DougTabajara

  7. o fifa 10 realmente eo melhor mais o modo director tecnico e muito ruin. a liga master do pes.. e melhor mais facil mais simples do que o fifa.

Não é possível comentar.