Heavy Rain é um jogo que eu tinha muita expectativa e realmente ele satifez todas elas e foi um pouco mais além. Este é sem dúvida um dos melhores títulos exclusivos do Playstation 3 e para quem gosta do estilo, é altamente recomendável. Eu classificaria o jogo como uma evolução do estilo “apontar e clicar”, mas o jogo vai muito mais além do que isso, e nos envolve e prende a sua narrativa de maneira espetacular.
Vamos as análises dos pontos do jogo.
Gráficos
O jogo tem os gráficos mais espetaculares que já vi, e principalmente na renderização dos personagens, as expressões faciais são espetaculares e fortes. Os cenários são surpreendentes, e as partes externas com chuva são totalmente convincentes. Ou seja, o jogo lhe entrega uma experiência completa em termos de gráficos, cenários e personagens.
Sons e Efeitos Sonoros
A trilha de fundo do jogo parece que faz parte do cenário, totalmente integrada com os ambientes, com a chuva, com os momentos de tensão. Este é o ponto principal, pois nos momentos de maior tensão do jogo, a música e os efeitos sonoros ali se completam para fazer a imersão na experiência ser total.
As dublagens são espetaculares e ajuam a criar empatia pelos personagens, bem como todos os efeitos do jogo.
Jogabilidade
Aqui está o ponto mais controverso do jogo, é a partir daqui que podemos dizer, ame-o ou deixe-o, e no meu caso, eu amei. É perfeita a colocação com botões que disparam os eventos, e principalmente como eles funcionam dependendo da situação, nos momentos de maior tensão e tudo mais.
O maior problema as vezes é que em alguns “combos” parecem que vai faltar dedos para completar o que você está ali. E principalmente a tensão dos comandos, pois dependendo do cenário ou estágio que você está jogando, um movimento em falso pode significar uma mudança drástica na história e no seu jogo. E quando coloca o fator tensão no jogo, fica perfeito o encaixe.
Fator Replay
Você fica tão envolto na história do jogo, e é altamente recomendável não usar nenhum guia até este primeiro final e seguir seus instintos, que você vai se surpreender com muita coisa e, principalmente, quando descobrir quem é o assassino e como você vai capturar ele. E quando você termina o jogo, fica uma sensação e gostinho de “quero mais” e é neste ponto que você volta a jogar, para ver o que você poderia ver onde você poderia ter escolhido diferente, e principalmente fazer os outros finais do jogo que você não conseguiu para chegar a Platina.
A Quantic Dream acertou aqui, pois você se envolve de tal maneira, que realmente quer ver o resto do jogo, e correr atrás do que mudou, ou mesmo tentar salvar alguém que você fez morrer no primeiro final que fez.
Diversão
A imersão no jogo é tamanha, que você se prende nele e só quer parar depois de desvendar o mistério, e quando você desvenda, não decepciona. E então vem a vontade de jogar os pontos em que você pode mudar a história e tomar decisões diferentes. Para se ter uma idéia de quanto muda, comparei meu jogo com o de um amigo e descobrimos que por tomarmos decisões diferentes em pontos diferentes, os nossos jogos tiveram muitas fases e eventos diferentes e um desfecho final que não foi o mesmo.
Ou seja, você faz o seu jogo. Mas como eu disse, um fator importante é jogar a primeira vez seguindo seu instinto e tomando as suas decisões, vai formar uma história de certa forma única para você e depois você corre atrás das mudanças. Como eu disse, altamente recomendável.