Simplesmente o melhor filme que já vi. A frase anterior mostra como será esta análise, que teve participação direta da música Driving With The Top Down, da OST do filme, uma música absurda! Instrumental, impressionante (e que baixei hoje cedinho)! Mas o filme é mais impressionante, e a vontade de ir ver de novo é enorme! Aviso, se você não viu o filme, não leia a análise e vá ao cinema!!!
Vamos lá: Tony Stark é um negociante tecnológico de armas que vai ao Afeganistão mostrar um tipo de míssil ultra potente. Depois disso, numa viagem, acaba sendo atacado por grupos rebeldes e é capturado. Um dos caras de lá (um engenheiro) acaba salvando a vida dele, já que no ataque ele recebe um monte de estilhaços no peito. Para sobreviver, o engenheiro tecnológico dos terroristas coloca um eletro-ímã em seu peito (ligado numa bateria comum), para impedir que os estilhaços cheguem ao coração. Então para sobreviver o cara constrói, depois uma réplica minúscula de um reator para ficar no lugar.
Só de ter feito isso já conquistou a minha simpatia. O cara é FODA. O cara é CDF. O cara é um gênio! Simpatizei com ele porquê gosto de caras com mente brilhante em qualquer história de herói e vilão. Mas o filme é mais que isso, claro!
Após isso ele começa a construção do Mark 1, uma armadura gigantesca para ele escapar de lá. Um tipo de traje exo-esqueleto tecnológico ultra-potente. Então começa a segunda etapa do filme, onde ele e seu assistente começam a construção do Mark 1. Durante este processo os terroristas desconfiam e dão a ele um dia para ele construir o míssil. No dia seguinte os terroristas descobrem e ele tem de agir. Durante o processo o assistente morre, mas Tony consegue escapar.
Voltando ao Ocidente, o cara decide terminar com a indústria, já que ele viu com os próprios olhos onde foram parar as armas de sua empresa. Ao ver isso, ele toma um baque e decide encerrar com sua divisão para os inimigos dos EUA não possam mais ser ajudados.
É claro que Obadiah Stane, seu assistente (vivido por Jeff Bridges) não gosta nada disso e acaba continuando com a sua divisão de armas, às escondidas.
Junto com o cara tem a sua assistente: Pepper Bots, vivida por Gwyneth Paltrow. Aliás, ela está muito gostosa no filme 😛 Outro cara secundário, mas que ajuda também (ajuda pouco) é o Jim Rhodes, vivido por Terrence Howard. O cara é das Forças Armadas dos EUA.
E por falar em Forças Armadas, aqui tem o início da S.H.I.E.L.D, organização contra-terrorista liderada por Nick Fury (que, aliás, não vi o cara no filme).
Voltando ao filme, depois que o cara volta, ele começa a construir o Mark 2 (nova etapa do filme), que viria a se transformar depois na armadura oficial do personagem (pelo menos deste filme. Não conheço o personagem dos quadrinhos. Ainda). Essa parte é uma das melhores do filme, onde ele vai testando tanto a sua inteligência quanto os aparatos tecnológicos, além de ter a ajuda da sua assistente (em poucos momentos) e de seus dois robôs, sendo que um deles acaba se tornando um momento cômico do filme.
Depois disso começam os testes práticos e entram as melhores cenas do filme, com o cara em ação. A partir daí é ação pura! Tudo isso culmina na luta do cara com o War Machine (imagem acima), outra armadura que o Obadiah Stane acaba conseguindo (resíduos da primeira que ficou no deserto).
Fiquei fã do personagem! Acho que vou começar a adquirir alguns gibis dele. Tudo bem que o Homem-Aranha é o melhor super-herói da atualidade (seguido pelo Batman), mas parece que eu gostei mais do cara. É claro que eles são CDFs, mas o Tony Stark, pelo menos neste filme, é um humano comum, sem super-poderes, junto com o Batman.
Depois do filme decidi refazer o meu Top 10 de filmes (que, aliás, vai pra lista de pendências de posts que tenho de fazer) e colocar filmes mais fodas que o Missão Impossível 2 (que estava no primeiro lugar na lista).
Homem de Ferro é diversão garantida! Se sair o DVD, alugue ou mesmo compre. Vale muito a pena e espero que, se sair o DVD, que mostre o processo de criação das cenas de ação, já que, como gosto de desenvolvimento de jogos, também gosto de ver o processo de criação dos efeitos especiais do filme.
[Imagens encontradas no Judão]

Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!