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Análise – Kirby’s Epic Yarn (Wii)

Kirby’s Epic Yarn é um game surpreendente, tanto nos gráficos quanto na jogabilidade.

Quem teve a oportunidade de jogá-lo, ou ao menos teve a curiosidade de assistir aos vários videos de gameplay disponíveis na internet, logo se surpreende com o novo estilo visual do game – o que para alguns aqui pode parecer ter sido inspirado no Little Big Planet. Na verdade, Kirby’s Epic Yarn foi inspirado num comercial de 30 segundos feito para o game Kirby’s Adventure, game da  época do Nintendo 8 Bits. Confiram no vídeo abaixo:

Viram? Como o comercial tem por volta dos 17 anos,  a inspiração em LBP é descartada. Mas ainda assim acredito que LBP deu uma “forcinha” para que o Kirby’s Epic Yarn fosse realizado.

Já no vídeo abaixo (Trailer de Kiby’s Epic Yarn da E3 2010), dá prá confirmar a clara inspiração no comercial apresentado acima:

O visual desta game é explicado logo no início do jogo, onde um vilão captura Kirby e o manda para um mundo de tricô, algo como a “Lã-lândia” ou “Patch Land”. Neste mundo, Kirby perde o seu visual esférico e rosado e passa a ser apenas uma espécie de contorno de fio de lã. Além de perder o visual esférico, Kirby também perde a habilidade de “sugar” seus inimigos e absorver seus “poderes”, porém, e em compensação, Kirby passa a transformar seu corpo flexível em vários objetos, tais como um carro pequeno, pára-quedas flutuante, submarino,  dentre outras formas que vão se revelando úteis ao longo de cada fase. Tal versatilidade de Kirby dá ao jogo uma mecânica mais fluida, sempre interagindo com o cenário.

O modo de cooperação, onde Kirby interage com Prince Fluff – o príncipe de Patch Land -, traz ao game uma dificuldade extra, já que apesar do intuito ser um ajudar o outro, acaba que é mais fácil um atrapalhar o outro (assim como ocorre no New Super Mario Bros. Wii). Já que todas as pedras (gemas) coletadas são conjuntas, quando um dos personagens perde, os dois perdem. De qualquer forma, a interação com um segundo jogador é sempre bem-vinda e torna o game mais interessante.

Todas as músicas e efeitos sonoros são condizentes com o momento de cada estágio do game, se encaixando perfeitamente em todo o contexto.

Quanto à jogabilidade e diversão, depois do Trailer apresentado acima, não tenho muito o que dizer além de reafirmar a ótima diversão em que toda a interação com os cenários nos proporciona. Além disso, o uso do wiimote em momentos de “transformação” do Kirby dá um “up” nestes quesitos.

No “fator replay” do game, existe uma certa limitação no sistema de recompensas, porém,quando pensamos nas milhares de gemas a serem coletadas e nos vários objetos a serem recolhidos ao longo de cada fase, acaba que queremos voltar às fases para fazer aquela coleta de 100%. Fora isso, existe também a possibilidade de visitar os moradores de Patch Land e jogar vários mini-games.

Apesar de ser um game curto e de história óbvia, Kirby’s Epic Yarn surpreende e te prende em frente à TV.

Eu recomendo.

6 comentários em “Análise – Kirby’s Epic Yarn (Wii)”

  1. Cara,

    Nintendo é mestre em fazer games com esse tipo de jogabilidade.
    Muito legal!!

    Fiquei com vontade de jogar.

  2. Alexandre Soares

    Eu tenho algumas lacunas no meu passado gamer, principalmente em games da Nintendo (eu era Sega nas minhas épocas de ismos), nunca ter jogado um game do Kirby é uma delas, parece ser um game muito interessante, com elementos diferentes num game de plataforma, talvez lembre um pouco o Super Paper Mario. Seria um game que alugaria pra jogar num final de semana tranquilamente.

    Parabéns pela Análise, só achei a nota exagerada.

    1. A nota é sempre exagerada, pra chegar na nota verdadeira você tenq reduzir 2,5 na nota, SEMPRE(ou quase)

    2. Também achei a nota exagerada, e quando negociei o review com ele hoje pelo MSN (meio que convenci ele a fazer isso!) eu pedi as notas e meia hora depois pedi pra confirmar quando estava terminando de montar o Select Score. E foi essa nota mesmo. Bom, eu daria uma nota assim num game desse tipo que eu tivesse gostado e que teve gráficos decentes.

      1. Bom, gráficos decentes…. Então vamos lá.
        Eu tenho uma TV LCD 42", Full Hd, com um PS3 usando cabo HDMI espetado nela, e também um Wii com cabo de Vídeo Componente também espetado nela, usando a configuração widescreen e tela cheia.
        A questão de "gráficos decentes" está centrada aí! Normalmente games de Wii, em tv's como a minha, quando jogados em widescreen e "tela cheia" tendem a "pixelizar", ou seja, passam a serem apresentados de forma "quadriculada"… borrada… não muito "certinha". Kirby's Epic Yarn não apresentou problema nenhum de pixelização, sempre mantendo a imagem limpa. Sendo assim, posso dizer com toda a certeza do mundo que Kirby's Epic Yarn possui sim gráficos descentes. E quando julgamos a "beleza" do mesmo, esta tem de ser compatível com a proposta que o game traz consigo, coisa que a Nintendo sabe fazer muito bem. LBP por exemplo, possui gráficos excelentes não? Só que LBP está numa máquina bem mais avançada em quesitos gráficos que o Wii… os gráficos dele são compatíveis com a proposta do game, porém, não exploram o total poder gráfico do PS3.
        Quanto à questão do "game desse tipo que eu tivesse gostado", bom… gosto é gosto. Mas eu tentei ser imparcial. Mesmo porque, quem mais gostou do game foi a minha esposa e a minha filha, já que por elas, esse Kirby seria o melhor game da galáxia – ever. Kirby realmente diverte, surpreende e impressiona.
        As notas de Kirby's Epic Yarn poderiam ser menores, se o game fosse "comparado" com outros games de outras plataformas digamos "mais avançadas", porém, Kirby está na plataforma da nintendo, e deve ser comparado com games do mesmo estilo, mesmo nível, mesmos quesitos técnicos – sem falar que Kirby possui uma longa história no mundo gamer. Por isso, acredito que as notas que dei foram justas.

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