Pular para o conteúdo
Início » Blogosfera Gamedev » Ano novo, tudo novo!

Ano novo, tudo novo!

Ainda me lembro vagamente de quando o meu cérebro mudou radicalmente e comecei a pensar em gamedev. Tava vagueando numa banca de revistas, folheando algumas até ver uma Mundo Estranho com uma coluna de 1/3 de página com profissões. Lá tinha: desenvolvedor de jogos, média de salários da área (acho), explicações sobre a área. Depois dessa aí pensei: porquê não pensei nisso antes! Vou querer fazer isso! O tempo foi passando, entrei na UniDev como um user qualquer, pedindo dúvidas, aí fui ficando, ficando e fiquei no Off-Topic. Durante meses ficava no site, postando em muitos locais (mais no off-topic) e fui ganhando uma certa notoriedade, além de me tornar o maior flooder do mesmo. Hoje devo ter pelo menos uns 7500 posts, acabei virando moderador e hoje tento ajudar na medida do possível, apesar de me considerar um cara estouradíssimo, impaciente e mal-educado, que são defeitos para um moderador.

Eu ganhei notoriedade por ter uma qualidade bem peculiar: eu queria ser notável e ser bom em alguma coisa. Na escola básica eu sempre era o pereba em futebol. Aquele que sempre era o último a ser escolhido num time de futebol. Aquele que não jogava nada quando jogava. Aquele que se fosse pro gol não catava nenhuma bola, etc etc etc. Mas eu era bom nos estudos e isso acabou ajudando um pouco nas escolhas profissionais. Apesar das adversidades, eu gostava de ser CDF. Gostava de algumas matérias e estudava bem nelas, apesar de sempre odiar estudar pras provas (além de só estudar na véspera!). Eu queria ser bom em alguma coisa e fui: era bom em geografia e no último ano do ensino médio fiquei bom em matemática. Quando jogava Magic eu queria ter um baralho matador e ser bom nisso. Tive uma coleção respeitável até vender as cartas pra adquirir um computador. Voltei depois, mas não tenho um deck bom. Mas hoje os objetivos e focos são diferentes.

Quando abri o meu primeiro blog eu queria apenas fazer nele o que fazia na UniDev: postar notícias e uma opinião própria. Era (ainda sou) assinante do UOL e com isso abrir um blog com uma interface meio tosca e ia atualizando. Ia fuçando pra mim mesmo, esperando ganhar alguns leitores. Na verdade eu queria ter um site onde pudesse colocar alguns tutoriais e dizer: eu tenho um site! Clique aqui pra ver um tutorial de Blender e aqui pra ver a página de download de um jogo qualquer que eu criei, dizia pra mim mesmo. Como era assinante, o site era “na faixa”, sem pagar. Mas estava pagando a assinatura, que servia para ter um site, um blog e acesso a algumas coisas exclusivas do UOL.

Então fui conhecendo a blogosfera, vi que o meu blog era ruim e queria ter outro. Nessa época o meu ex-chefe migrou o site da empresa para um host que tinha Tomcat e Java e aproveitei o embalo e comprei um domínio. Foram os 60 reais mais bem gastos de toda a minha vida, mas na época foi uma tortura tirar esse dinheiro, já que ganhava pouco e não podia ter feito essa extravagância. Fiz e hoje colho os frutos por isso. No começo pensei em montar na mão um sistema de blogs em Java, mas desisti pois era (ainda sou) preguiçoso e não queria perder meses pra criar um sistema de blogs em Java. Aí conheci o WordPress e instalei o mesmo, já que o host também suportava PHP e MySQL.

Foi outra decisão acertada. Depois de alguns meses o host tirou o Tomcat da minha conta e colocou num plano separado, que é bem mais caro do que o plano normal. Aí deixei quieto o Java, já que o WordPress estava servindo muito bem! Aí fui ganhando alguns leitores no meu pequeno blog. E no blog eu tentava fazer um trabalho decente: eu queria ser bom nele. Ser bom em alguma coisa, e ganhar notoriedade.

E o blog cresceu e vi que eu poderia dar um passo novo. Aí decidi tirar a seção gamedev do blog pra abrir um site novo e chamar mais gente para ajudar. Aí surgiu o GamedevBR, um blog que, para mim, seria um desafio a parte. Eu queria que o blog crescesse a ponto de chegar e dizer que eu comando um dos melhores blogs de desenvolvimento de games no país. Mas no começo era pouca gente, poucos artigos, poucos leitores. Leitores que gostavam de desenvolvimento de games e que liam alguns blogs da área vieram para cá e ficaram. Aí o blog começou a crescer e hoje estou chegando perto de completar o meu objetivo principal: ser um dos melhores blogs da área!

O GamedevBR NUNCA vai concorrer com a UniDev e a PDJ. Os focos são diferentes. Hoje o que move a UniDev é o fórum. Aqui não abrirei por enquanto um. Se a UniDev já tem uma quantidade elevada de pessoas e tem também outros sites focados na área (3D4All em 3D e o Guj, para Java, por exemplo), acho que não rolaria ter mais um. Não teria tanta gente e como sou modera de lá, eu recomendo que os leitores fiquem por lá. Os admins e outros moderadores estão fazendo um ótimo trabalho e hoje quero que eles também cresçam. Eles já são o maior do país mas quero que eles continuem. E tento ajudar com isso, de acordo com o meu tempo. O GamedevBR é, em essência, um blog, mesmo com o formato de site. Aqui o foco são artigos e opiniões sobre a área. Os comentários servem bem para dúvidas e discussões saudáveis entre os leitores e me mantendo nisso dá pra crescer nesse ramo.

Hoje o site passou os 200 leitores de RSS e pode-se dizer que estamos chegando lá. Um dos meus parâmetros é a Cubagames, que são bons e que tem mais de 230 leitores. Isso acaba me motivando e com isso eu voltei mais a ativa aqui. Algumas semanas atrás só postava de duas a 3 vezes por semana. Hoje tento voltar a postar diariamente. E hoje estreei um layout novo:

Passei 3 horas de ontem para hoje acertando o layout. Passei a virada do ano no PC trabalhando. Tinha de deixar a preguiça de lado para melhorar o site. Só parei uns 5 minutos à meia noite pra desejar um Feliz Ano Novo para a minha avó, que era a única pessoa que estava em casa comigo. Os outros parentes mais próximos (mãe, irmão e o meu padrasto) tinham ido festejar na casa de amigos. Não fui já que não iria aproveitar direito (não bebo e não gosto muito de festas). Fiquei fuçando no novo layout, pra pelo menos estrear ele no dia primeiro de janeiro de 2009. O segundo ano do GamedevBR. E o terceiro do meu blog pessoal. Deixei a preguiça de lado e me diverti um pouco, mesmo sendo maçante fuçar com PHP e editar imagens pequenas no Gimp.

O que esperar de 2009? Que a gente seja bem maior. Que a gente seja mais notável! Quase tive um ataque do coração quando, no XNA Gamefest (sim, eu sei que to devendo mais posts sobre o evento…) nas primeiras palestras eles citaram o GamedevBR como um divulgador do evento. Isso foi a prova de que estávamos no caminho certo. Antes do início do evento, lá em São Paulo, alguns chegaram e falaram: cara, você é o Rodrigo Flausino, aquele carinha do fórum da UnIDev e do blog! Sim, eu fui reconhecido lá mesmo naquele mundo de gente! E fiquei feliz com isso. O meu ego cresceu, mas depois, ao voltar, vi que ainda teria muito trabalho a fazer. Hoje somos o segundo blog, mas quero ser mais que isso! Quero que empresas cheguem e nos convidem para ir a eventos, como o Meiobit é (pretensão demais? Quem sabe um dia…). Quero poder também ir a mais eventos, poder ajudar mais a área. E, acima de tudo, quero que o GamedevBR também seja uma vitrine dos colaboradores. Quero que os outros colaboradores também citem o GamedevBR nos seus currículos, já que isso pode acabar ajudando a entrar numa empresa. Eu cito o GamedevBR como portfólio nos meus currículos. Quem sabe eu consiga ago em game design e/ou produção de jogos. O blog acaba ajudando, já que tenho de estar por dentro da área. Além de tudo isso, a cada post sempre estou me provando e colocando tudo em risco. Uma palavra errada e críticas vem aos montes. Uma palavra certa e consigo mostrar conhecimento. Acima de tudo o site é para mostrar e gerar mais conhecimento.

E quero agradecer de coração a todos os leitores. Os que visitam pela index. Os que leem pelo RSS. Se não fossem vocês a gente não chegaria tão longe. Quem é blogueiro quer,em primeiro lugar, ser lido. Ter alguém que goste do que você escreve. E hoje, pelo número elevado de leitores, vi que consegui atingir este objetivo. Se você tem uma boas parcela de leitores, então tem gente que acaba gostando do que você escreve. E isso é bom para o ego e para ter algo pra fazer. Hoje eu tenho curso superior e tinha aberto um blog pra ter algo pra fazer. Hoje tenho.

Quem 2009 seja um ano repleto de novas realizações, novos projetos para nós e para vocês. Com certeza nos projetos tentarei colocar aqui o andamento. Continuarei estudando, blogando e participando. tentando ser melhor do que era ontem. Tentando trazer conteúdo de qualidade aqui, mesmo que muitos posts sejam curtinhos. Tentando, quem sabe, ser notável aqui e ser conhecido no país.

Pra terminar, este post seria inicialmente só pra avisar do layout novo, mas depois de ter lido este texto tinha de trocar o assunto! Se você tem um projeto, comece agora mesmo! Se você tiver dedicação e foco, você conseguirá  ter sucesso na sua jornada. E desejo boa sorte a você com isso!

Relacionados e Publicidade