Olá pessoal!
Ao ler o texto do Sérgio e o comentário do Heitor, resolvi adicionar mais um texto sobre jogos “antigos”, espero que vocês gostem e deixem seus comentários.
De cara, sei que existe um pequeno problema com este tipo de texto: A idade do jogador. Digo isso pois a memória é uma coisa engraçada, ao me lembrar de jogos antigos eles parecem “melhores”. A mesma coisa acontece com os desenhos que eu tanto gostava de assistir durante a minha infancia. Sei que a indústria mudou e, ainda que não seja tão aparente, eu também mudei. Porém não se pode negar que, durante todo esse tempo esses games se apresentaram como fonte de diversão e são hoje em dia, no mínimo, um retrato de bons tempos que lembro saudosamente.
Bem, com isto em mente, seguiremos.
Existem pessoas que dizem que tais games eram melhores que os de hoje, e é claro, também surge comentários da linha oposta de pensamento.
Acredito que a diferença está na memória dos jogadores antigos que, obviamente, lembram-se apenas dos jogos que marcaram por qualquer motivo que seja, assim como a falta de experiência positiva de quem não conheceu estes jogos (seja por questões como idade, desinteresse ou simplesmente falta de oportunidade).
Quando eu penso nos games do Apple II, eu me lembro de uma safra de ótimos jogos. Mas uma parte de mim sabe que tinha um monte de porcaria também, só que eu não consigo lembrar os nomes. Isso se dá por vários motivos óbvios como, por exemplo, eu fiquei muito mais tempo jogando aquilo que me agradava enquanto neglegenciava aqueles que achava uma porcaria. O engraçado é que isso não mudou até hoje, eu ainda sou obrigado a selecionar os melhores games das categorias que me interessam. Ou seja: Em qualquer momento temos jogos bons e aqueles que, honestamente, são uma merda. Pense da seguinte maneira: Qual jogo de hoje você ainda vai lembrar em 10 anos ?
E é exatamente esta a pergunta que eu faço para aqueles que acusam os jogos antigos de serem “podres”. Ora, os gráficos estão ultrapassados, é claro. Hoje temos jogos que o imitaram descaradamente ou gêneros inteiros que se desenvolveram com base em suas premissas, sem falar nas próprias continuações do mesmo jogo. Mas estas “pérolas” atuais vão sobreviver em nossas memórias por uma década?
Alguns vão… a grande maioria não. Assim foi e assim será novamente e, um dia, todos nós vamos falar “os jogos antigos do Ps3 eram podres/melhores que os novos do PSx”. 😉
O Sérgio está correto ao afirmar que aquilo que temos hoje é a evolução dos jogos do passado. Acredito que o verdadeiro antepassado do Heavy Rain está em Dragon’s Lair. Todos os FPS’s devem bater continência para o Castelo Wolfenstein 3D (Sim, antes mesmo do DOOM a ID fazia este game… e quer saber? Eu amava o original!)
Para os “mais novos” rirem um pouco…
Este é o Segundo da série, com gráficos melhorados! Imaginem o primeiro! Hahaha. Mas era ótimo.
Ou seja, no final das contas, aquilo que faz um jogo bom ou não é a diversão. Sim, um game com gráficos lindos faz sucesso, mas amanhã VAI surgir um novo com gráficos ainda mais bonitos.
Eu apenas não entendo como as pessoas não estão aproveitando a “onda” dos reciclados (Como foi perfeitamente colocado por Heitor) e pegando outras fórmulas garantidas de games simples e divertidos e dando uma roupagem mais nova. No meu texto anterior eu comentei sobre isso e algumas sugestões me deixaram com água na boca (Road Rash!).
Com tudo isso, apenas me resta torcer que os novos games continuem evoluindo, mas no quesito diversão.