Em meados de 2014 eu testei um pouco o ArcheAge, um dos próximos MMOs que estão na lista de “hype”, junto com o Black Desert Online. Por isso, na época decidi fazer um pouco diferente, com um post de progressão do que andei vendo sobre o jogo. E para começar, decidi postar aqui algumas screenshots que andei tirando, mostrando algumas cidades, o campo, alguns animais relativamente domésticos que estão em algumas localidades, e outros detalhes, comentando a maioria das imagens.
Para aqueles que tiveram acesso ao beta ou compraram os Founder Packs na época (que dão acesso aos closed betas que estão ocorrendo regularmente) o jogador pode apertar o F12 para esconder a HUD e apertar o F9 para tirar screenshots.
Na primeira imagem temos um coelho. Reparei que no MMO alguns animais tem o nome de “Lucius”, que sugere uma entidade que te ajuda com dicas internas iniciais.
Uma vista de uma casa ao longe. No meu PC estava configurado como “High” nas configurações, mas o game começou a dar alguns problemas de performance e começou a cair toda hora, desanimando um pouco a progressão no beta.
Outro NPC do jogo:
Uma casa que normalmente fica fechada na vila. Eu escolhi a raça “Nurian”, similar aos humanos comuns, e esta vila fica próxima ao locai inicial do beta.
Uma imagem mostrando um cãozinho andando por aí todo serelepe!
Perto do Oceano tem um pequeno porto. Mais pra frente no jogo você pode montar um barco e remar por aí em lagos e outras localidades. Em momentos mais avançados tem opção de construir navios, que podem ser atacados pela facção rival. Quando estava numa cidade eu presenciei uma pequena invasão num porto, mas como estava em level baixo, o game não deu opção para atacar os oponentes (mas acho que se tivesse essa opção teria sido massacrado pelos jogadores que estavam com level maior).
Caixa de correio com uma ave parecida com uma coruja. Lembrei na hora da série Harry Potter!
Um Canguru. Provavelmente é uma das montarias que o ArcheAge oferece.
Alguns cavalos num estábulo da vila inicial, junto com um pequeno pônei ao fundo (de cor cinza-escuro).
Outra imagem da vila, com um pequeno cãozinho ao fundo:
Uma NPC do jogo. Em alguns momentos o jogo insere algumas cinematics explicando um pouco da história do mundo.
Minha personagem (que eu sempre batizo de Nielle, em referência a elfa da HQ nacional Holy Avenger), em um momento de rara descontração. Não fui muito feliz na escolha da cor do cabelo, mas tudo bem. Queria uma personagem mais ruiva, mas no criador de personagens acabou gerando uma pequena “sombra”.
Apesar da espadona nas costas dela, escolhi a classe “Archer”, e uso a espada nos ataques melee que ela faz quando o inimigo fica mais próximo.
O jogo também oferece a opção de dormir. Não cheguei a ver mais a fundo as opções de “Inn” que estão presentes. Um detalhe curioso é que após essa parte um outro jogador ativou um portal e acabei voltando pra área inicial do beta.
Lulwat?
Outra quest cômica, onde eu tive de levar um “bebê-pônei” e atravessar a estrada, levando para outro personagem.
Já na minha montaria, que teve uma quest onde você pega um bebê-pônei, dá uma maçã pra ele comer, e ele vai crescendo na sua frente, de maneira “acelerada”, até ficar na fase adulta.
Já na cidade, explorando por aí. Cheguei a duelar com um outro jogador também. Mas fique com mais imagens!
Aqui no campo, perto de alguns lotes. Tem alguns animais comuns em fazendas, como algumas galinhas, uma espécie de ovelhas e patos.
Uma vaquinha! (e lembrei que tenho de voltar a jogar o Divinity: Original Sin, que tem um Cow Simulator!)
Um lago com alguns peixes. O game dá opção pra acertar eles, mas quis ser um pouco pacífico.
Uma estrada com lotes ao fundo. O game oferecerá um sistema de housing, mas não me aprofundei ainda nessa parte.
Alguns patos perto de algumas estruturas de casas, para construir uma (mas por ser de outro jogador, eu precisaria de pelo menos 200 Labor Points pra testar as funcionalidades de impostos).
Minhas impressões iniciais do beta na época forampositivas, apesar dos problemas de “queda do jogo” após as primeiras horas. Não sei se é questão do meu PC, eu tentava alterar as opções gráficas pra “Normal”, mas o game alterava as configurações, mas posteriormente quando reiniciava o jogo, ele voltavas as configurações de “High”.
Já o gameplay tem similaridades com o sistema de World of Warcraft com “tempo real”, tendo alguns ataques básicos sem cooldown e outros com cooldown mais demorado. Apesar do sistema dinâmico de quests do Guild Wars 2 ser muito maneiro e sempre querer ver isso em outros jogos do gênero, o ArcheAge tem um sistema mais simples, mas não aparenta ser tão engessado e robótico igual ao Wildstar, que também cheguei a jogar antigamente.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!