Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Áreas incomuns relacionadas com gamedev

Áreas incomuns relacionadas com gamedev

Google News

Quando a gente comenta sobre as áreas necessárias a se fazer um jogo, todo mundo tem quase as mesmas respostas: programação, modelagem 3D, edição de som, arte 2D…mas a maioria esquece das áreas que nunca são citadas mas são também usadas.
Por exemplo: quem aqui teria coragem de fazer estilismo? Ou mesmo decoração? Acredito que pouquíssimos tentariam algo assim, e muitas vezes algumas dessas áreas acabam ganhando um certo preconceito por parte de algumas pessoas. Tipo a de estilismo, onde muitos acham que os homens que são estilistas são homossexuais (mas tem alguns que são mesmo, acho!).
Agora eu pergunto: você, que acha que estilismo é profissão de mulher, já desenvolveu algum personagem? Ou mesmo apenas definiu como que ele vai ser? Se sim, como que você definiu as roupas dele?
Ahá! Então você usou técnicas de estilismo e/ou áreas relacionadas! Você definiu uma roupa para o seu personagem!
Vamos de novo: você está desenvolvendo um cenário urbano, e quer deixar ele com um grau elevado de realismo. Então você vai definir como que será aquela sala, com armários, uma mesa, um sofá de uma determinada cor, fora você manter o estilo artístico do local para que o jogo tenha um estilo artístico uniforme…aí você acaba decorando aquele local de acordo com algumas regras definidas pelo diretor de arte/game designer do projeto…
Peraí? Eu escutei a palavra decoração? Ahá!!! De novo temos outra área que dificilmente você seguiria!
Pense: você está sempre usando, indiretamente, áreas que você não teria coragem de admitir. Por exemplo, acabei dando uma de estilista para definir uma roupa para uma dançarina de dança do ventre que desenhei na semana passada (e to refazendo o desenho que deve ser publicado em alguns dias). Ou mesmo já imaginei muitas salas com um tipo x de decoração, com um armário, uma mesa de vidro e uma janela onde você pode passar para o lado de fora e fazer um rapel até o chão, igual na série de games Splinter Cell!
Então será que o Flausino é viado por pensar nessas coisas de estilismo e decoração? Muito pelo contrário! Mas admito que usei e usarei os conhecimentos dessas áreas para os meus jogos. E não pense que isso é vergonha. Quem consegue ter uma boa base de conhecimento nisso pode muito bem conseguir criar games mais realistas e isso conta bem hoje. Se você acaba estudando essas áreas e se tornando um especialista, isso pode ajudar muito. Na área de character design, uma das mais prováveis que posso seguir, terei de saber muita coisa sobre roupas, manequins, estar por dentro da moda…afinal, eu tenho de estar preparado pra montar qualquer personagem com qualquer estilo de roupas que seja adequado ao tema do meu jogo.
Por fim, sei que vão existir outras áreas incomuns, mas que citei essas que foram as que vieram na minha mente recentemente. Se você quiser complementar o texto, fique à vontade e comente abaixo.
[Imagem encontrada aqui]

6 comentários em “Áreas incomuns relacionadas com gamedev”

  1. Legal é que na conferencia da Microsoft, quando falavam dos avatares, o video mostrou bem o trabalho do pessoal responsavel por trazer novas roupas, e cenarios.
    Embora eu lembre pouco do video, não acho que os cara que aparecem fossem gays hahaha.
    É uma área interessante, decoração e estilismo, eu mesmo perco o tempo que for necessario até estar satisfeito com meus personagens (mesmo que no final, eu nunca goste tanto do resultado final)

  2. Sim , e no level design é óbvio existir algum conhecimento sobre arquitetura também ,
    assim como na programação existe algum conhecimento sobre engenharia .

  3. Quer mais uns? Geografia Física e para criar mapas, Biologia e Ecologia para criar a biosfera e História e Psicologia para dar vida a isso tudo.

  4. Sou programador, quando tenho que definir um personagem eu num fico pensando se a calça combina com a blusa ou se está na moda, talves até tento combinar com o cenário, pra não colocar um teletubie num jogo de terror por exemplo, mas acho que isso é diferente de ser estilista, senão todo mundo tava por ai ganhando dinheiro como estilista… o0
    Realmente acho que todas as áreas que existem na vida real são envolvidas em jogos, pois estes tentam na maioria das vezes simular situações "reais", não que todo mundo saia por ai atropelando ou matando, mas para simular armas, carros, aparelhos de medicina, computadores, avões, e tudo o que pode ter em um jogo, é necessário conhecimento em uma área específica, então todas as áreas estão envolvidas com jogos, ou jogos estão envolvidos com todas as áreas…
    "Então será que o Flausino é viado por pensar nessas coisas de estilismo e decoração? …"
    lol será que o flausino está em duvida sobre a sexualidade dele e por isso resolveu escrever esse texto afirmando que é macho mesmo pensando nessas coisas??? 😀

  5. Isso Fernando, pois não é papel do programador idealizar nada. Ele simplesmente vai montar aquilo que pensaram o Game Designer, Analista de Sistemas ou, dependendo do software, ambos. A programação não é um papel de elaboração e sim de realização: se você estivesse criando personagens e colocando-os em um universo, você estaria sim pensando em combinar roupas dando uma identidade visual a seus personagens.

Não é possível comentar.