Depois das primeiras imagens, chegou a vazar alguns dias atrás novas imagens de Battlefield 4, novo shooter da EA que deve sair até o fim do ano, acompanhando a temporada dos grandes lançamentos pro Natal. Dessa vez, as imagens mostram menus, telas de gameplay e algumas outras coisas.
Baseando-se nisso e no que conhecemos de Battlefield 3, deixamos aqui nossas considerações sobre o que esperar do novo jogo da franquia. Lembre-se que essas imagens são vazadas, ou seja, elas podem ou não ser verdadeiras e todas as informações aqui são especulações, nada foi confirmado ainda.
– O jogo parece estar rodando em um Xbox, podendo ser um PC com controle de Xbox. Seria o Xbox One? Podemos esperar versões para X360, Xbox One, PS3, PS4 e PC (Wii U, alguém?);
– A arte está bem parecida com as vistas em BF3, então não espere nada muito diferente de telas difusas (lembra da novela?) e muito azul-escuro e laranja;
– O sistema de montagem das dog-tags, em duas partes, parece mantido. Porém, é mostrado uma área específica para dog-tags roubadas (quando se mata alguém na faca). Talvez isso ganhe um foco maior agora;
– No perfil dos jogadores há uma informação que ainda não foi comentada, as Challenges. Talvez seja algo parecido com os Assignments. Aguardem mais informações;
– A tela de busca dos servidores reforça a ideia de ser uma versão de consoles. Resta saber se a versão de PC será como BF3, onde a seleção de servidores e modos se dá por uma página aberta no navegador ou teremos que ‘entrar’ no jogo para escolhermos os modos. Apesar de ter causado estranheza no início, este esquema de escolher os modos no navegador se tornou muito útil, pois é possível continuar utilizando o PC até a partida efetivamente começar, já que o jogo só abre quando até o mapa está carregado;
– Algumas das telas vazadas dão a entender que as armas terão um novo sistema para ganhar acessórios. Em BF3, é necessário ir matando com a arma para que ela ganhe mais acessórios, sendo o número de mortes o que importa. Nas imagens, parece haver barras de experiências (assim como os veículos em BF3) para as armas, calculando-se a quantidade de experiência ganha. O que não sabemos é se a arma mesmo não empunhada ganhará experiência;
– Outra novidade são os Battlepacks. Nenhuma informação até o momento;
– Uma das telas mostra também um possível aumento no número de integrantes dos esquadrões, passando dos habituais quatro para cinco membros;
– A tela de seleção de classes tem muita coisa nova. Uma dela é a possível seleção da faca. Seriam somente skins para a faca ou poderemos ganhar facas mais fortes? Lembrando que em BF3 a faca não funciona como nos CoD, sendo necessário ou pegar o soldado por trás ou torcer para acertar (nada de apelação aqui);
– Nessa mesma tela, é possível ver as estatísticas das armas, com itens como dano, precisão e manuseio. Parece ser possível também fazer um comparativo entre as armas, facilitando a escolha das mesmas;
– Ainda nessa tela, são mostrados quatro acessórios embaixo da imagem da arma selecionada. De acordo com outra tela, parece que as armas continuarão com três acessórios, então pode ser que essa informação seja referente a acessórios recém abertos, os próximos a abrir ou os mais usados;
– Uma coisa que chamou minha atenção é que na tela de seleção de classes é possível ver tanto o sniper quanto o supporter usando armas que tem mais de um tipo de mira como acessório. Seria essa opção uma novidade, aos moldes do que CoD já faz?
– Apesar das novidades nos acessórios, parece que ainda não teremos acessórios para pistolas, somente as versões das pistolas, como já acontece com BF3;
– O HUD (interface quando se está jogando) parece ter tido poucas mudanças, sendo a falta da barra de progressão da arma a mais notável. Também não sabemos se continuaremos sangrando pelos olhos quando feridos e se a regeneração a lá Wolverine se manterá;
– Já o HUD dos tanques e veículos parece simplificado, pelo menos nos terrestres, que é o que dá pra ver;
– Também é sugerido um novo modo de jogo – Siege, ou Cerco;
– Em BF3, temos os EUA contra os Russos nos mapas multiplayer. Nas imagens vazadas, os EUA são um lado, mas não fica claro quem serão os oponentes. Será que eles serão variáveis de acordo com o mapa, como era antigamente, ou a campanha ainda não foi completamente definida, então não se sabe quem será o vilão? Aguardemos;
– Uma novidade é a possibilidade de interagir com o cenário. Em uma das scans, é possível ver claramente que o jogador pode chamar/operar um elevador. Esperemos que isso seja usado de forma inteligente, imagine que legal seria se um esquadrão pudesse pegar um elevador e o time adversário tivesse como derrubar o tal elevador? Ai sim;
– Algumas scans parecem mostrar um interessante mapa localizado em cima de um alto prédio em meio a cidade. Temos algo parecido em BF3, mas se não me engano ele nem é tão alto nem fica no meio da cidade. Meu palpite é: O mapa será divido em dois, a parte de cima e a de baixo. Usando elevadores para alterar entre as áreas, será possível lutar no térreo ou no topo do prédio. Também será possível se jogar do topo e cair de paraquedas no térreo, algo muito legal e possível em BF3.
É uma pena que as scans sejam vazadas e não haja nenhuma confirmação por parte da EA. Vamos aguardar que alguma coisa sobre isso seja dita. Lembrando que estamos iniciando a E3 deste ano e com certeza teremos mais informações e quem sabe até uma palhinha do multiplayer, o que é bastante improvável, visto que o jogo ainda não parece muito acabado. Que chegue logo Battlefield 4!