A Blizzard divulgou nesta semana que emitiu suspensões para os jogadores que ficavam saindo dos grupos das masmorras míticas+ de forma intencional. Considerando que isso se tornou um enorme problema e dor de cabeça pra comunidade de World of Warcraft: The War Within, finalmente os devs tomaram uma atitude mais severa.
Diversos jogadores ficavam fazendo isso, resultando em pedras quebradas e perda de tempo, já que existe um delay enorme entre conseguir jogadores pra compor um pug e fazer uma mítica+ de pedra-chave mais alta.
Claro que essas suspensões não resolvem o problema atual, que é muito mais difícil: as pedras-chave míticas deixaram de ser divertidas, em dificuldades mais altas um erro pode ser fatal, tem mecânicas altamente punitivas e algumas classes e roles, como tanques e healers, se tornou bem estressante de jogar. Por mais que eu ame jogar o WoW e ter conseguido o KSM nesta temporada, já tá na hora dos devs reverem muitos dos sistemas mais complicados do jogo, desde os drops ainda baixos de montarias em conteúdos antigos, e até mesmo ter uma revisão completa do sistema de tanques/healers e dps, e nesse ponto as imersões ajudaram um pouco a se tornar uma alternativa mais acessível e rápida.
Mas só no futuro pra conseguir ver mudanças e torcer pra ter ajustes, mas logo de cara digo que o sistema de Perigo do Desafiante deveria ser removido do jogo. Já é punitivo suficiente quando o tanque morre num pull, os aliados morrem junto e temos de retornar a pé até o local e prosseguir.
Comunicado completo, divulgado no fórum oficial de World of Warcraft
Hoje, emitimos suspensões de jogo para jogadores que intencionalmente deixaram grupos Mythic+ muitas vezes na Temporada 1 de The War Within. O tipo de comportamento que tomamos foi sem consideração pela experiência de seus companheiros jogadores ou, em alguns casos, até mesmo com a intenção deliberada de prejudicar as experiências dos outros.
Isso é prejudicial para a comunidade de jogadores que se esforçam para fazer sua parte no conteúdo do grupo na grande maioria das vezes.
Entendemos que, ocasionalmente, o abandono de corridas acontecerá. Os jogadores podem passar por emergências inesperadas na vida real, interrupções de internet ou o grupo decidir coletivamente sair da corrida. Hoje, suspendemos jogadores que repetidamente e imprudentemente interromperam grupos Mythic+.
Continuaremos a ficar de olho nos grupos no futuro, e os infratores reincidentes estão sujeitos a penalidades crescentes.
Obrigado!
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!