Pular para o conteúdo
Início » gamedev no brasil » BlogDay – Recomendação de blogs nacionais de gamedev e games indie

BlogDay – Recomendação de blogs nacionais de gamedev e games indie

Antigamente eu recomendava outros blogs de games já que apoiava mais a área e tinha menos pautas pra fazer (e menos blogs pra ler). Hoje eu dei uma parada por vários motivos, entre eles a interrupção dos posts (muitos blogs promissores começam bem durante alguns dias e depois param de vez) e porquê ao recomendar um blog outros vão querer que eu recomende o deles também (“falou dele, fale de mim também!”). Então decidi recomendar todos de uma vez, esperando que os seus autores dêem continuidade. É até complicado pedir isso já que eu mesmo sou um péssimo exemplo de quem começou bem e que estacionou o blog anterior (o GamedevBR), mas eu ainda tenho interesse em partir pra esta área de maneira mais amadora e mais indie.

Também quero aproveitar o BlogDay, onde é o dia em que blogueiros recomendam blogs para os seus leitores. E os blogs citados a seguir são os que tiveram atualizações recentes. Vamos lá:

Crie-Jogos.com

Focado bastante em games indie. Muito útil pra conhecer games diferentes dos estilos habituais que a gente acaba jogando em consoles e PC. Mantido pelo Renato, que encontrei pessoalmente na SP Game Show e que lançou recentemente o game Galaxia Chronicles e que deve sair uma versão em português em breve.

Abrindo o Jogo

Blog focado em game design e padrões de projeto e mantido pelo Everton Vieira, que trabalha no sul do Brasil com games e simuladores. O site também tem uma seção de cursos, onde tem tutoriais de Action Script (Flash) e pode abrir, no futuro, uma nova turma de um curso à distância de desenvolvimento de games.

Double Jump

Um dos mais promissores, que está sendo mantido por gente de dentro da indústria nacional. O Glauber, por exemplo, trabalha na Kidguru e também já teve post por lá do Gilliard Lopes, que hoje trabalha na EA do Canadá, fazendo a série Fifa. O foco maior são os podcasts e também tem alguns textos interessantes sobre a indústria em geral.

Ponto V

Não é necessariamente um blog, mas é interessante recomendar também. É mais focado em artigos técnicos sobre programação de games. C++, C#, testes em games, engines, DirectX, etc. Recomendo mais para quem pensa em trabalhar na área em setores de programação de games.

Indie Games Brasil

Blog focado na indústria nacional, com entrevistas, bastidores, novidades, artigos e notícias na área. Também divulga games criados por aqui.

Planeta Gamer

Blog da Sabrina Carmona, que atualmente faz mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, com o projeto Folklore: o percurso narrativo do game e os atributos do jogador (sim, é o game de RPG para o Playstation 3). O blog é focado em roteiros de games, indústria nacional e atualmente está com o projeto Empresas Brasileiras, onde a Sabrina está listando todas as empresas nacionais de desenvolvimento de jogos.

Relacionados e Publicidade