Pular para o conteúdo
Início » 2D » Brincando com o Irfanview

Brincando com o Irfanview

Google News

Conversando com o Ricardo Rinaldi hoje, ele comentou sobre as minhas imagens e que eu deveria diminuir o contraste para os traços ficassem mais nítidos. O Felipe, colega do meu curso de desenho e que visita este blog de vez em quando, também chegou a comentar isso por alto um dia desses. Então perguntei ao Ricardo se ele sabia fazer isso no Gimp, mas ele não sabia. Então abri o Irfanview e fui caçar no software se tinha esse recurso, e consegui encontrar. Então decidi fazer um teste, e ficou bem satisfatório:

Então reparei que o mesmo tinha duas opções (das várias que tinham lá) diferentes: Negative e Enhance Colors. Tentei primeiro a negative e me surpreendi: ele gerava a imagem como se fosse um negativo de um filme de uma câmera tradicional. Podem me chamar de noob, mas eu não conhecia este recurso. Eu só conhecia algumas opções no Script-Fu do Gimp, mas fazia muito tempo que não mexia nelas. Também fiz alguns testes:

Também peguei a casa rural e deixei com negativo, mas também mudei o contraste e o resultado foi animador:

Agora vem a parte mais impressionante dos meus testes. Peguei então uma imagem da Yuna e fiquei mudando o tom das cores na opção Enhance Colors. Mudei um pouco e ficou assim (a da esquerda é a original):

Beleza, então decidi transformar a imagem resultante num negativo, e o resultado é impressionante:

Simplesmente babei na hora. E nem sabia que um software tão simples como o Irfanview tivesse esse recurso. OK, mandei essa imagem pro Dee-Jay e ele criou outra, igualmente impressionante, usando efeito de bico-de-pena no Microsoft Photo Editor:

Por fim, me toquei mais uma vez do tamanho da área da informática dedicada à edição de imagens. Eu não sigo muito por esta área por falta de tempo e por ter escolhido a área de gamedev, mesmo sabendo que na área é necessário saber editar imagens (caso você faça tudo sozinho ou numa equipe pequena). E não é muito difícil aprender um Photoshop da vida, basta ter tempo e dedicação. E se tiver dons artísticos ou quiser aprender um curso de desenho, pode até facilitar no futuro.

4 comentários em “Brincando com o Irfanview”

  1. Vanessa (Kits)

    Olá Rodrigo! Hehe, faz tempo que não nos vemos né, agora só vou na aula sábado de manhã e domingo à tarde quando dá… Nunca ouvi falar desse programa Irfanview, mas como estou formando agora em Photoshop, posso dizer que realmente não é difícil aprender, mas é preciso de bastante dedicação pra pegar o jeito. Esse efeito que você fez na Yuna é muito legal, inclusive, existem algum desenhistas de mangá que usam isso pra cenários (é, eles não desenham o cenário… ¬¬ só tiram a foto do lugar e jogam no Photoshop), e reservar o tempo maior no desenho dos personagens.

  2. Bem-vindo ao mundo da arte digital. Só por favor NUNCA largue o lápis e o papel.
    E anote essa palavra na sua lista de compras: WACOM. 😉

  3. Manoel Junior

    Rodrigo, boa noite. E vc já fez o teste de olhar pra imagem em negativo por 30 segundos e depois olhar pra uma parede branca e piscar varias vezes???? Senão fez… Faça agora. Vc vai se surpreender.

Não é possível comentar.