Pular para o conteúdo
Início » Activision » Bungie assina acordo com a Activision

Bungie assina acordo com a Activision

Google News

Resumindo a história toda: de uns tempos pra cá as coisas começaram a desmoronar na Infinity Ward, a desenvolvedora dos dois Call of Duty na era moderna (sendo o Modern Warfare 2 detentor de todos os recordes de faturamento do entretenimento nos primeiros dias de lançamento). Saíram os dois fundadores e com isso os funcionários antigos começaram a debandar da Infinity. Tudo por causa de honorários não pagos que a Activision deveria repassar por conta da montanha de dinheiro que o jogo gerou. A Activision rebate dizendo que demitiu os dois fundadores por insubordinação e por negociar com concorrentes enquanto ainda estava como “subsidiária”. Muita coisa acontecendo e pouca informação circulando, o que aumenta ainda mais os rumores e comentários. E tal como sempre acontece, a imagem da Activision está indo pro beleléu, já que a debandada de funcionários continua (onde alguns estão indo pra Respawn Entertainment, novo estúdio dos ex-fundadores da Infinity Ward).
Só que hoje aconteceu uma notícia espetacular: a Activision fez um acordo com a Bungie por 10 anos! Pra quem não sabe a Bungie é a desenvolvedora da série Halo, da Microsoft, e que se tornou independente de uns tempos pra cá. A empresa teria de ter alguma publisher, já que jogos de ponta gastam muita grana pra serem criados. Então eles decidiram iniciar conversações com a Activision e estas estão avançadas em 9 meses! Bom, na época com certeza a gigante não estava preocupada com a situação atual, e acredito que eles procuraram a Bungie pra ter mais uma produtora talentosa sobre as suas asas.
Detalhes do acordo: 10 anos, sendo que toda a distribuição de novos jogos ficam exclusivamente com a Activision (como é de praxe na indústria de games), e a propriedade intelectual dos jogos ficará com a Bungie. Isso não afeta o Halo Reach, que ainda pertence à Microsoft e que ainda mantem boas relações com a Bungie.
O problema maior é que com esse problema com a Infinity Ward talvez a Bungie até tenha medo de também não receber direito pelos jogos, tal como deve acontecer com várias outras desenvolvedoras ligadas à Activision, mesmo ela dizendo que tem boas relações com as parties. Outra questão é o próprio Modern Warfare 3. A Bungie tem experiência de sobra com FPS e multiplayer e por isso se torna a melhor escolha pra fazer o jogo. Não ficarei surpreso se no final do ano/2011 anunciarem o Modern Warfare 3 com eles desenvolvendo, por causa deste novo acordo. Pra Activision este anúncio é uma calmaria na tempestade que ela está sofrendo, com tanta confusão jurídica no exterior.
E pra terminar, de amanhã pra sábado poderá circular na internet o primeiro trailer do Call of Duty 7, possivelmente ambientado no Vietnã. Então neste sábado teremos mais infos sobre o próximo jogo da série.
Update: tal como avisou o Dori Prata no MSN e o Cláudio Batistuzzo do GamesBrasil (no Twitter), a informação acima sobre a propriedade intelectual dos próximos jogos estava errado. O correto é que a Bungie manterá a propriedade intelectual dos futuros jogos que ela irá lançar no futuro.

2 comentários em “Bungie assina acordo com a Activision”

  1. Essa historia da Infiniti Wards me lembra o que houve com a Westwood Studios quando foi comprada pela EA. Simplesmente, todos da Westwood saíram e criaram uma empresa nova, que agora nao lembro o nome.
    Aquisições sempre da nisso… Atari (qdo foi comprada) é outro caso que lembro, quando o FUNDADOR da Atari foi demitido pelos novos donos…

Não é possível comentar.