Pular para o conteúdo
Início » Bungie » Bungie estuda incluir matchmaking nas raides de Destiny

Bungie estuda incluir matchmaking nas raides de Destiny

Google News

Destiny - Vault of Glass - Venus

Em Destiny, ser sociável é sempre uma opção, mas a aparentemente a ideia inicial da Bungie era que os jogadores tivessem mais 5 amigos reais pra visitar e jogar a raide Vault of Glass. Só que se você não procura algum fórum na internet, visitar a raide é uma atividade quase impossível. Primeiro que, 95% da maioria dos jogadores nunca deve ter aberto as opções de esquadrão para que qualquer um pudesse entrar. Aí se você está na torre e procura potenciais grupos, você não os encontra, e se encontra algum, o líder do grupo opta por tentar um assalto de level 28 e toma uma surra do chefe final (como ocorreu comigo com o Phogoth ontem). Aí resta a alternativa de procurar grupos nos fóruns de discussão pra fazer o “boost”, termo surgido no Fòrum do MyPST onde as pessoas se unem pra cumprir uma tarefa pra pegar algum troféu, ou se ajudar na platina. Só que nem sempre isso é fácil de achar.
Ter um local inicialmente intransponível para os lobos solitários (nem sempre por opção) chega a ser frustrante. A raide até que dá pra ir sozinho, mas quando tentei ontem o máximo que consegui da parte inicial foi farmar “Floração Espiritual” na localidade, e por você ter de “levantar uma espira”, então descobri que é necessário ter pelo menos 2 jogadores em cada uma das 3 áreas para elas serem ativadas. Pois você tem de ativar um dispositivo eletrônico em área, e por conta dos inimigos aparecerem em sequência, estar com níveis abaixo do level 26 se torna ainda mais desafiador e difícil, por conta dos Pretorianos, robôs Vex altamente resistentes e que acabam com você em instantes se não der bobeira. A raide realmente faz juz ao termo e ao desafio, mas nesse tipo de situação a Blizzard tem o localizador de raides no World of Warcraft para as pessoas conhecerem o local, e depois tentarem com amigos visitar as raides normais. E mesmo assim os jogadores convocam outros em chats de comércio, sendo mais fácil do que o Destiny, onde falta comunicação, onde você vê um monte de gente que está com as opções fechadas no menu.

Destiny - Vault of Glass - Shield

Mas parece que isso está em estudo. Em uma resposta a uma pergunta, o gerente de comunidades David “Deej” Dague comentou que a ideia inicial da Bungie seria que as pessoas procurem os amigos pra fazer a raide. Que eles gostaram que grupos de estranhos estavam fora da raide, e se uniram para um bem em comum. Mas como fazer isso quando as limitações de comunicação existem? Não é fácil. E parece que a Bungie deve ter revisto que no mundo real as coisas não estão indo bem nesse ponto, e que eles podem inserir o matchmaking/buscas de pessoas para entrar nessas atividades. Não apenas na raide, mas pra montar esquadrões. Hoje o Destiny, que prometia ser amplamente social, está mais para um “game de tiro de mundo aberto onde as pessoas topam umas com as outras no mapa, e continuam o seu caminho sozinhas”, pois a maioria das atividades “end-game” (como quests heróicas), são atividades que os jogadores não fazem direito. A galera prefere os assaltos, ou prefere o Crisol pra ocupar o seu tempo no jogo e entrar na roleta dos ítens maneiros (que aparecem às vezes). Os contratos (bountys) também se tornaram atividades que os jogadores estão fazendo pra evoluir as reputações e conseguir troféus e equipamentos mais poderosos. E se torna meio maçante depois de algum tempo, como aconteceu ontem comigo, onde fiz, com uma enorme má vontade, as 5 missões necessárias da Terra só pra cumprir um contrato extra.
Vamos esperar os próximos desdobramentos quanto a esta parte. Para isso estar em análises, pode ser que em futuros patchs a gente possa, enfim, entrar na raide e quem sabe conseguir equipamentos maneiros. Ou mesmo poder fazer as missões heróicas diariamente, como a Bungie quer que a gente faça, mas que a gente não faz quando temos poucos amigos na PSN que tem o jogo. Ainda mais no PS3, pois diversos leitores daqui já estão na nova geração com o PS4!

6 comentários em “Bungie estuda incluir matchmaking nas raides de Destiny”

  1. Ursinhomalvado

    Por isso que prefiro jogos solitários, com uma boa estória. Depender de outros pode ser muito divertido, nas raras vezes em que você encontra um grupo legal pra jogar.
    Estou no Beta do The Crew no PS4 e realmente não me animo muito em jogar com outras pessoas. Ontem é que surgiu pra mim a possibilidade de corridas contra outros jogadores, mas fazer as missões do jogo coletivamente não me agradou. No fim, um faz a missão e os outros ficam ao redor, supostamente ajudando.

  2. Gilmar G Paulista

    Concordo plenamente com a matéria. Destiny havia me despertado para o ambito social que este tipo de jogo proporciona, mas é decepcionante, ver que, num grupo de tres jogadores apenas doi se comunicam, o terceiro fica inevitavelmente mudo, e ter amigos disponiveis no mesmo horario que vc é dificil. Criei um clã, já imaginando me organizar para as raides, mas as ferramentas de criação e administração de clãs são via web site e não dentro do jogo, e muita gente ainda não sabe disso, sequer sabem da existência do bungie.net onde pode se criar e organizar os grupos.
    Estou no level 24 e agradeço muito a dois amigos, Alessandro de Sisto e Alessandro Campos que me ajudaram a upar e me divertir nas partidas de Assalto ou de contratos. Mas acho que por hora meu tempo com Destiny está terminando, até porque já chegaram jogos solo muito melhor elaborados e com os quais tenho muita afinidade.

  3. O problema de um matchmaking, nas raids, é simples: para completar a raid é preciso jogar com pessoas que queiram cooperar. Hoje sou nível 28, já joguei a raid 7 vezes, das quais só completei duas, e descobri desde a primeira vez que o importante é ter um grupo bem organizado, bem dividido e com funções claras (e pelo menos 1 nível maior que o pedido na raid). É claro que depois de um tempo no mesmo grupo, o pessoal já decorou o que tem que fazer e não precisa mais do ‘lider’ (depois da primeira vez, é possível completar a raid em 3h ou menos). Mas, até chegar a esse ponto, preparece para ficar 9h sentado no sofá, morrendo, discutindo com os amigos e tentando novamente. E é por isso que o matchmaking não irá funcionar. Imagina você tentando separar o grupo em 3 (de duas pessoas) para formar a espira (a.k.a.: primeira parte/parte mais fácil) e um troll fica lá só atrapalhando (o que já aconteceu comigo, quando precisavamos de mais 1 e colocamos um cara aleatório, que nem tinha microfone). Quando você está jogando com os amigos, é só procurar outra pessoa e expulsar o troll. Mas e quando joga com pessoas aleatórias, como faz ?
    Para quem quiser confirmar tudo o que eu disse: http://www.bungie.net/en/Profile/254/6889037

  4. Dá uma revisada no texto que tem muita repetição e coisas estranhas como dizer que vc morre se vc não der bobeira (então eu tenho que dar bobeira pra não morrer?!).

  5. Ja terminei diversas vezes a raid fasso em 40 min com o meu grupo basta organizar

Não é possível comentar.