Em Destiny, ser sociável é sempre uma opção, mas a aparentemente a ideia inicial da Bungie era que os jogadores tivessem mais 5 amigos reais pra visitar e jogar a raide Vault of Glass. Só que se você não procura algum fórum na internet, visitar a raide é uma atividade quase impossível. Primeiro que, 95% da maioria dos jogadores nunca deve ter aberto as opções de esquadrão para que qualquer um pudesse entrar. Aí se você está na torre e procura potenciais grupos, você não os encontra, e se encontra algum, o líder do grupo opta por tentar um assalto de level 28 e toma uma surra do chefe final (como ocorreu comigo com o Phogoth ontem). Aí resta a alternativa de procurar grupos nos fóruns de discussão pra fazer o “boost”, termo surgido no Fòrum do MyPST onde as pessoas se unem pra cumprir uma tarefa pra pegar algum troféu, ou se ajudar na platina. Só que nem sempre isso é fácil de achar.
Ter um local inicialmente intransponível para os lobos solitários (nem sempre por opção) chega a ser frustrante. A raide até que dá pra ir sozinho, mas quando tentei ontem o máximo que consegui da parte inicial foi farmar “Floração Espiritual” na localidade, e por você ter de “levantar uma espira”, então descobri que é necessário ter pelo menos 2 jogadores em cada uma das 3 áreas para elas serem ativadas. Pois você tem de ativar um dispositivo eletrônico em área, e por conta dos inimigos aparecerem em sequência, estar com níveis abaixo do level 26 se torna ainda mais desafiador e difícil, por conta dos Pretorianos, robôs Vex altamente resistentes e que acabam com você em instantes se não der bobeira. A raide realmente faz juz ao termo e ao desafio, mas nesse tipo de situação a Blizzard tem o localizador de raides no World of Warcraft para as pessoas conhecerem o local, e depois tentarem com amigos visitar as raides normais. E mesmo assim os jogadores convocam outros em chats de comércio, sendo mais fácil do que o Destiny, onde falta comunicação, onde você vê um monte de gente que está com as opções fechadas no menu.
Mas parece que isso está em estudo. Em uma resposta a uma pergunta, o gerente de comunidades David “Deej” Dague comentou que a ideia inicial da Bungie seria que as pessoas procurem os amigos pra fazer a raide. Que eles gostaram que grupos de estranhos estavam fora da raide, e se uniram para um bem em comum. Mas como fazer isso quando as limitações de comunicação existem? Não é fácil. E parece que a Bungie deve ter revisto que no mundo real as coisas não estão indo bem nesse ponto, e que eles podem inserir o matchmaking/buscas de pessoas para entrar nessas atividades. Não apenas na raide, mas pra montar esquadrões. Hoje o Destiny, que prometia ser amplamente social, está mais para um “game de tiro de mundo aberto onde as pessoas topam umas com as outras no mapa, e continuam o seu caminho sozinhas”, pois a maioria das atividades “end-game” (como quests heróicas), são atividades que os jogadores não fazem direito. A galera prefere os assaltos, ou prefere o Crisol pra ocupar o seu tempo no jogo e entrar na roleta dos ítens maneiros (que aparecem às vezes). Os contratos (bountys) também se tornaram atividades que os jogadores estão fazendo pra evoluir as reputações e conseguir troféus e equipamentos mais poderosos. E se torna meio maçante depois de algum tempo, como aconteceu ontem comigo, onde fiz, com uma enorme má vontade, as 5 missões necessárias da Terra só pra cumprir um contrato extra.
Vamos esperar os próximos desdobramentos quanto a esta parte. Para isso estar em análises, pode ser que em futuros patchs a gente possa, enfim, entrar na raide e quem sabe conseguir equipamentos maneiros. Ou mesmo poder fazer as missões heróicas diariamente, como a Bungie quer que a gente faça, mas que a gente não faz quando temos poucos amigos na PSN que tem o jogo. Ainda mais no PS3, pois diversos leitores daqui já estão na nova geração com o PS4!
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!