Até o fechamento deste post, às 15h00 de sábado (08 de fevereiro) a PSN ainda não retornou. A interrupção do serviço é uma das maiores até o momento e me pergunto se a Sony e as produtoras vão oferecer alguma compensação pelo tempo offline.
Como a interrupção começou ontem às 21h00, provavelmente ocorreu alguma pane nos servidores do PlayStation ou alguma atualização deles pode ter gerado algum efeito colateral grave. E com isso o Fortnite continua inoperante, principalmente no PS5.
Mais cedo, o criador de conteúdo iFireMonkey comentou sobre a falha e também comentou que a média de jogadores a menos que ficam online é de cerca de 300 mil. Ou seja: 300 mil jogadores deixaram de jogar o jogo na plataforma.
A PlayStation Network está fora do ar há quase 18 horas, e a Sony não ofereceu nenhuma atualização além de “estamos cientes de que alguns usuários podem estar enfrentando problemas com a PSN”.
Fortnite está com uma média de ~300 mil jogadores a menos online em comparação com a quantidade típica neste horário do dia.
Já a estimativa do Hypex aponta em uma diferença de 1 milhão de jogadores a menos no game, dos números online que alguns sites medem.
Pelo menos o Fortnite tem cross-progression e muitos estão tentando jogar o jogo em outras plataformas até que a situação seja normalizada. E como estamos em um período bom de v-bucks no Salve o Mundo, hoje mesmo tem 3 alertas totalizando 100 v-bucks para quem tem conta de fundador. Se o jogador joga apenas nos consoles PlayStation ele pode acabar perdendo esses alertas, já que eles vão resetar as 21h00.
O jeito é esperar e continuar acompanhando pelo site oficial de serviço do PlayStation. A PSN continua fora do ar, deixando os jogadores bem chateados nas redes sociais.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!