Início » “Chronicles of Mystara” reúne clássicos “Dungeons & Dragons” dos arcades

“Chronicles of Mystara” reúne clássicos “Dungeons & Dragons” dos arcades

Dois dos melhores jogos da era de ouro dos “beat’n ups”, os jogos de pancadaria que dominaram os fliperamas em meados dos anos 1990, “Tower of Doom” e “Shadow over Mystara” ficaram durante muito tempo relegados à lembrança de jogadores veteranos, aos emuladores e ao Japão, onde tiveram uma edição em disco para Sega Saturn.

A coletânea “Dungeons & Dragons: Chronciles of Mystara“, lançada pela Capcom em 2013, mudou esse quadro, resgatando estes games em versão digital com alguns extras interessantes e disponibilizando-os para PC, PlayStation 3, Xbox 360 e Wii U.

Relembre (ou conheça!) “D&D: Chronicles of Mystara”:

“Tower of Doom” e “Shadow over Mystara” realizaram a façanha de levar o RPG “Dungeons & Dragons” para os arcades. São dois jogos mais complexos do que a maioria dos beat’n ups da época, com opções de diálogo, inventário, rotas alternativas que passavam por fases diferentes… “Shadow over Mystara” contava até com um sistema de evolução para os personagens!

A primorosa direção de arte pixelada dos games segue o estilo visual dos livros de “Dungeons & Dragons” da época., o que tornava a experiência ainda melhor para os fãs do RPG de mesa, que viam brotar na tela do fliperama as criaturas que só existiam antes no “Livro dos Monstros” e em suas imaginações.

Serviço para os fãs

“Chronicles of Mystara” segue o padrão das coletâneas da Capcom e traz a opção de jogar em multiplayer cooperativo online com até mais três amigos. Vale observar, no Saturn só dois jogadores podem jogar juntos – a nova edição é mais fiel ao game original, embora seja uma adaptação feita pela Iron Galaxy Studios.

Também há desafios, filtros gráficos diversos, opções de tela que reproduzem o gabinete do arcade e um cofre (ou Vault) cheio de artes conceituais – infelizmente, são artes dos livros de “Dungeons & Dragons”, boa parte delas vindas da terceira edição do jogo, posterior aos games. Seria mais bacana se fossem artes conceituais dos games da Capcom, não?

Para compensar, há algumas peças publicitárias dos jogos com texto original em japonês para desbloquear no Vault. E por falar em Japão, por lá “Chronicles of Mystara” ganhou uma caprichada edição física, com caixinha e tudo. A versão nipônica do game traz algumas outras diferenças, a mais notável é a opção que permite aos 4 jogadores usarem o mesmo personagem.

“Dungeons & Dragons: Chronicles of Mystara” está disponível para PC, PlayStation 3, Xbox 360 e Wii U.