Já faz algumas semanas que eu queria fazer um post sobre isso, e por isso decidi comentar um pouco sobre o nosso “novo” (não tão novo) sistema de “cards de notas”, o Select Score. Hoje a maioria dos sites ainda usam análises numéricas, o que gera às vezes muita reclamação pois o ideal é ler a análise para o jogador poder avaliar melhor, e não apenas olhar para um número no final do post. Alguns sites conseguiram inovar nessa parte alguns anos arrás, e queria também ter um card exclusivo, mas que tivesse algo “diferente” e flexível, não nos atendo aos termos técnicos como Jogabilidade, Diversão, Fator Replay, etc. Após algumas discussões anteriores, o Marcus Roberto (designer que também criou a nossa logo) nos enviou um modelo similar ao atual, com smileys e alguma flexibilidade na parte interna.
Aí o tempo foi passando e não tínhamos ainda implementado o sistema pra valer, mas aí eu decidi voltar sem alarde, com algumas modificações que eu fiz, para deixar o card mais sucinto e mais fácil de fazer, eliminando também as plataformas gerais (por ter aparecido novas desde aquela época). E também seria sacanagem não usar o sistema que ele fez, e ter um “card exclusivo” ajuda um pouco na diferenciação das análises perante os outros sites (igual ao bloco da “ficha técnica”, que serve como um “separador” da introdução do review para a análise, trazendo também dados gerais do jogo).
Além dos prós e contras que normalmente citamos (com algumas ocasiões com “descrições de cor amarela, similar a um sinal de trânsito e que ficam “na média”), o outro ponto principal do card é o “sistema de smileys”, pois pode ter jogador que ache relativamente estranho. Eu acho esse sistema interessante pois se a pessoa pergunta a você se o jogo é bom, você pode ficar feliz e soltar um “Jogo maneiro, compra ele também que você não vai se arrepender” ou um “Achei mediano, confuso”, ou “não compre, não vale a pena”. Jogos top existem, muitos são mais medianos e também tem as bombas, como o recente Aliens: Colonial Marines e o Walking Dead: Survival Instinct. Claro que, no nosso caso, é mais raro aparecer análises de jogos ruins, pois na maioria das vezes a gente compra um jogo que a gente tem mais potencial para gostar, por eles serem mais caros. A gente até que pede, mas não recebemos jogos para análises das distribuidoras e/ou produtoras com representação oficial no Brasil, e apenas 3 vez que conseguimos uma “cópia pra review” de jogos e “betas”: o Rainbow Moon, da EastAsiaSoft, o beta da expansão Mists of Pandaria (World of Warcraft) da Blizzard e o beta multiplayer do God of War: Ascension. Na locadora não aparece jogos ruins, pois até o dono da locadora sabe que jogos compensa mais pegar para maximizar as locações. Acho que se eu fosse citar as maiores decepções que eu tive com os games que realmente comprei foram o Spelunker HD (5 dólares jogados no lixo, quando estava em promoção) e o Final Fantasy XIII. No caso desse último o game, de certa forma, não é uma bomba, mas acabou não correspondendo as minhas altíssimas expectativas que eu tinha depositado desde então (quem é leitor antigo sabe que eu postava muito sobre o jogo).
Mas voltemos ao Select Score. Um dos objetivos do post é para comentar também sobre as nossas “faixas de nota”, que são justamente os smileys. Iremos dividir em:
Basicamente os jogos “top”, os que a gente realmente curtiu e que deixaram um sorriso enorme no rosto durante a progressão. Um Bioshock Infinite, DmC Devil May Cry, Dark Souls, Gears of War: Judgment, Injustice, Skyrim e outros. Normalmente a gente acaba classificando mais com essa nota, mesmo tendo pontos negativos. São jogos que a gente realmente curtiu. Um DmC pode ter um sistema de compras de combos relativamente inútil para a maioria dos jogadores, mas é um hack-slash de respeito, é mais acessível e trouxe muita diversão. Já o Gears of War: Judgment tem um novo jeito de contar a história com um ritmo muito maior, uma extensão da campanha e o multiplayer continua com muita diversão. Tem inúmeros exemplos que a gente fez e teremos muitos reviews pela frente.



Por fim, claro que se vocês quiserem sugerir alguma alteração no Score, comentem abaixo nos comentários! Sei que existem muitos sites com “cards de notas” interessantes, mas queremos apenas ter algo “nosso mesmo” e que seja parecido com o layout atual do site. Claro que o layout do card é relativamente neutro e que combina com diversos estilos de cores que a gente acaba utilizando no layout, e com as alterações que eu fiz, acaba sendo mais fácil de editar. Confesso que eu fico um pouco com preguiça de ter de fazer o card da nota após eu ter terminado uma análise, pois quero sempre “postar logo” quando a edição chega ao fim, para vocês lerem o post. Mas acaba sendo recompensador por ter uma identidade própria!

Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!