Pular para o conteúdo
Início » PS3 » Como um jogo de PSone é publicado na PSN

Como um jogo de PSone é publicado na PSN

Google News

Já pararam pra pensar como funciona o processo de levar um jogo do PSone para a PSN para que ele possa ser jogado no Playstation 3 e no PSP? Pois é, num primeiro momento é fácil imaginar que o processo é simples, bastando pegar uma cópia do jogo, salvá-la no formato que o emulador de PSone consiga ler e disponibilizá-la na rede para download. Mas o processo é um pouco mais longo e demorado que isso.

Pra começar, um jogo não pode sair caso haja alguma pendência legal sobre ele. E aí moram diversos problemas diferentes. O jogo pode ter algum conteúdo com uma licença expirada ou podem haver divergências entre quem detém seus direitos de publicação (a empresa que publicou o jogo originalmente pode nem existir mais).

Em muitos casos, é preciso pagar novamente a licença sobre o material usado no jogo, o que leva a outro problema. Ao adquirir os direitos para usar uma música ou um personagem nos Estados Unidos, por exemplo, não significa que esse conteúdo pode automaticamente ser utilizado em outras partes do mundo (o que justifica, em parte, porque às vezes um jogo não é lançado em todas as PSNs ou há um atraso no lançamento em regiões diferentes).  Um problema similar acontece quando mais de uma empresa publicou o jogo em diferentes regiões. Neste caso, é preciso negociar com a publisher de cada região.

Com o jogo liberado do lado jurídico, ainda há a questão técnica para que ele seja comercializado. São feitos testes de qualidade para encontrar possíveis bugs no jogo. Para isto, ele tem que ser jogado à exaustão, o que é um processo bastante demorado dependendo do tamanho do jogo. Como os jogos de PSone são emulados no PS3 e no PSP, às vezes surgem erros que não existiam no original, como menus de cabeça para baixo e jogos que ficam cada vez mais lentos conforme são jogados. Estes jogos não voltam para os desenvolvedores para correção de bugs, então caso os problemas encontrados sejam graves demais eles simplesmente deixam de ser publicados. Conforme novas versões do emulador são lançadas, novos testes são feitos e eventualmente jogos que não funcionavam passam a funcionar e finalmente podem ser lançados.

Voltando à questão do lançamento em diferentes regiões, uma diferença técnica entre os consoles originais também pode atrapalhar. Alguns jogos usavam um sistema de proteção contra cópia específico em sua versão européia e pode acontecer de surgirem incompatibilidades entre esta versão e o emulador. Por isso, alguns jogos podem sair somente nos Estados Unidos e não chegar à Europa.

Com tudo isso, o processo para que um jogo saia na PSN pode ser bastante demorado. Para se ter uma idéia, existem jogos em processo de licenciamento desde 2007. É muito mais que uma questão de boa vontade ou mesmo desejo de lançar o jogo por parte da Sony. No fim, eles acabam dependendo de tantos fatores externos que chega a ser injusto ficar cobrando porque o jogo tal ainda não saiu.

Via: Playstation.Blog.Europe.