Nas últimas semanas eu ando sempre tentando noticiar as “missões de V-Bucks” em Fortnite: Salve o Mundo, que são as missões que aparecem com alguma frequência no modo de jogo. A taxa de missões e a quantidade é sempre aleatória, variando de 25 ou 35 V-Bucks (quando tem uma missão só) a quase 200, se tiver mais missões. O modo de jogo é pago e ainda está em “beta”, sempre recebendo correções e conteúdos da Epic Games.
Mas será que compensa comprar o Salve o Mundo em Fortnite? Tudo depende do que você quer fazer com o seu tempo livre.
O modo de jogo é totalmente co-op, mas que dá pra “jogar sozinho”. A estrutura de progressão é feita por “tarefas”, onde você cumpre uma missão em um mapa (que é gerado randomicamente), resgata sobreviventes, coleta recursos. Só que eu considero o modo de jogo bem engessado, a jogabilidade é um pouco diferente (construir algo é mais maçante) e você tem de coletar recursos pra tudo. Sem recursos você não consegue criar munição, criar equipamentos e construir barricadas e barreiras, pois normalmente no final de muitas missões você tem de impedir que os “zumbis” (e outros inimigos) cheguem até aquele ponto.

É tudo mais estratégico e visceral, mas não quer dizer necessariamente que considero mega divertido. Pois tem as questões relacionadas à própria estrutura de progressão e jogabilidade, as armas se deterioram e depois você tem de usar outras (ou coletar recursos pra criar uma nova) e por aí vai.
Cada tarefa tem recompensas, e também sempre aparecem missões diárias com recompensas, desde recursos, alguma “receita” pra criar armas melhores e os “famigerados vbucks”, que vem em doses baixíssimas. Pois você não tem ideia se amanhã vai ter missões de v-bucks, ou mesmo elas estão em um ponto do jogo que você não alcançou ainda, tendo de sair pedindo em fóruns e grupos de facebook pra “te levar” na missão e assim garantir a recompensa (eu mesmo nem fico pedindo isso por aí).
E aí que entra a questão do tempo necessário nesse modo de jogo. Se você realmente gosta do Fortnite o modo de jogo é extenso, podendo passar facilmente de 50 horas de jogo se você for tentar tudo. Mas a progressão nas tarefas é lenta: por exemplo, se tiver alguma missão onde você tenha de coletar 10 recursos de baús espalhados pelo mapa, pode não dar tempo de completar na missão atual, e uma tarefa de 15 minutos pode levar 30 a 40.
Diversas missões tem o esquema da tempestade, que vai se fechando e com isso você terá uma área segura cada vez menor, e pra continuar coletando algum item ou tentando localizar alguma tarefa na fase você acaba indo na tempestade. O dano é baixo na tempestade, mas o dano existe e tem uma quantidade específica de ressurgimentos. Fora a impaciência de outros jogadores na fase, que querem completar o mais rápido possível e assim levar mais tempo e mais de 1 viagem pra completar um objetivo.
Outra questão é com relação ao futuro do modo de jogo. A Epic já comentou anteriormente que quer deixar o Salve o Mundo gratuito, mas não sabemos o que irá acontecer quando isso acontecer. Ela pode tirar as missões de vbucks da versão gratuita, pode acabar oferecendo alguma skin ou um “pacote de fundador” com diversas skins dentro de um valor alto e ter vantagens como bônus de XP e mais lhamas pra abrir e ter mais integrantes pra sua base. Ela pode inclusive botar um “passe de batalha” com skins exclusivas pro modo de jogo.
Aí você vai lá, gasta a sua grana no modo de jogo pra descobrir depois de algumas semanas que tudo vai ficar de graça, gerando frustração financeira.
A meu ver, o modo de jogo é recomendado, por exemplo, pra quem quer mudar de ares no Fortnite e ganhar troféus e conquistas no PS4 e no Xbox One (e aí pode passar de 500 horas de jogo). Até que de certa forma você tem um “retorno” de investimento ao comprar o jogo e usar depois os V-Bucks em skins, mas pode ser mais complicado juntar a mesma quantidade que os v-bucks que você compraria diretamente na loja, além de consumir muito tempo livre: no PS4 a versão de Fundador Padrão está por R$ 164,90 e no Xbox está com um valor bem mais interessante neste momento, por R$ 79.
Por fim, um leitor veio comentar comigo que o modo de jogo “tem vbucks infinitos” e se valeria a pena comprar pra comprar as coisas da Item Shop. Apesar do jogo sempre oferecer missões com v-bucks, como comentei acima, considero a taxa muito baixa, e pra você ter acesso a todas as missões você terá levado mais de 100 horas no modo de jogo (pra conseguir, por exemplo, ir em Twine Peaks). São 4 áreas principais, com muitas tarefas (que podem passar de 50 missões por área), e muitas delas são meio parecidas.
O que você pode fazer é esperar uma promoção generosa pra comprar e jogar um pouco, mas se você está correndo atrás de EXP do battle royale e da temporada atual, o Salve o Mundo pode acabar te atrapalhando no final das contas.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!