Na manhã de hoje não se falava em outra coisa no Twitter. Acordei um pouco tarde (se bem que para os meus padrões posso dizer que madruguei), entrei no micro blog e fui bombardeado com as últimas informações vindas das conferências da Nintendo que rolaram em Nova Iorque e em Amsterdã e que iniciaram a contagem regressiva para o lançamento do aguardadíssimo Nintendo 3DS.
Entre diversas outras informações já divulgadas na conferência japonesa (que você acompanhou aqui, aqui e aqui), dados exclusivos pertinentes à Europa e às Américas foram liberadas. Para começar, o preço nada convidativo – e já conhecido – de US$ 250,00 nos Estados Unidos. Embora cinquenta Obama a menos do preço do 3DS japonês, o preço ainda tá bem salgado e não chuto menos que um preço de 1600 reais quando for lançado no Brasil. Já na Europa o preço será de £229,99.
Além disso, pelo menos 30 jogos deverão ser lançados desde o lançamento do portátil até meados desse ano (a estimativa é que esse número de lançamentos seja atingido até a edição desse ano da E3), mas infelizmente Ocarina of Time estará de fora da lista, sendo vendido em uma data posterior.
Como podemos ver na foto que ilustra este post, o 3DS virá em duas cores em seu lançamento: aqua blue e cosmo black (e eu admiro esse pessoal do Marketing e sua capacidade de criar nomes esdrúxulos para cores simples como azul e preto).
Retrocompatibilidade
Já sabemos que o 3DS suportará os games do atual portátil da Nintendo, mas a novidade é que games da loja online DSiShop, que fornece jogos gratuitos e pagos para o modelo DSi também poderão ser baixados para o 3DS e inclusive será possível transferir games já comprados e salvos em um DSi para um 3DS. No entanto parece que nem todos os games e aplicativos serão possíveis de serem transferidos e haverá um limite de transferência desses softwares de um console para outro.
Além disso, toda a biblioteca de jogos clássicos dos saudosos Game Boy e Game Boy Color estarão disponíveis para compra online através da loja E-Shop, a exemplo do Virtual Console do Wii.
Friend Codes e bloqueios por região
Uma das funcionalidades mais controversas existentes nos atuais consoles da Nintendo sem dúvida é o sistema de Friend Codes. Infelizmente ele ainda estará presente no 3DS, mas agora foi aperfeiçoado e não dependerá mais dos jogos para que obtenhamos tal código. A exemplo do que ocorre no Wii, agora cada 3DS gerará um único Friend Code permanente, que será armazenado no sistema. Além disso a forma de conexão e busca de partidas online via Internet será mais fácil e intuitiva.
Uma novidade que fez os fãs da Nintendo torcerem o nariz e foi até taxada como retrocesso sem dúvida é o bloqueio por região, que não existe no Nintendo DS mas que estará presente agora. As regiões definidas são: Americana, Japonesa e Europeia/Australiana. A Nintendo justificou a decisão devido às diferenças nas especificidades de idiomas, classificação etária, homologação por parte de órgãos do governo de cada país (como a Anatel aqui no Brasil) e outros motivos relativos à legislação, além das disparidades relativas a conectividade de rede nessas regiões do planeta.
No entanto, isso não é garantia de que jogos japoneses não funcionem num console europeu ou americano, por exemplo, já que a Nintendo não confirmou até o momento se implementará travas regionais nos jogos para o 3DS.
Brasil-sil-sil!
E finalmente uma novidade que agradou bastante a nós brasileiros: A versão norte americana do 3DS terá seu sistema portado em quatro idiomas diferentes, sendo estes o Inglês, o Francês canadense, o Espanhol latino americano e o Português Brasileiro! É a primeira vez que uma empresa de videogames demonstra essa preocupação com os jogadores brasileiros. Até então o máximo que vimos foi o Playstation 2 e o Playstation 3 terem suporte ao português lusitano.
Entretanto, esses idiomas dizem respeito apenas ao sistema operacional pré-instalado no 3DS. Ainda não se sabe se os jogos terão o mesmo tratamento. Poxa, seria ótimo ter Ocarina of Time 3D todo traduzidinho no nosso bolso, hein?
E mais! Quem quiser experimentar o 3DS na palma da mão, pode começar a torcer: ainda não foi confirmado, mas o 3DS deverá ser trazido ao Brasil para ser demonstrado ao público, no evento GameWorld em São Paulo. Palavra da Nintendo!
Datas de lançamento
E com o evento desta manhã finalmente soubemos as datas de lançamento para o 3DS em todo o mundo: 27 de fevereiro no Japão, 25 de março na Europa e 27 de março nos EUA.
Agora é só questão de tempo até o Nintendo 3DS fazer a alegria de quem não dispensa um bom videogame de bolso. Mais informações estão saindo o tempo todo em diversas fontes. Deixo aqui as minhas recomendações de fontes onde vocês podem obter mais detalhes que estão saindo aos pouquinhos: