Para os amantes de filmes, uma das épocas mais importantes do ano está próxima: a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a lista de pré-indicados ao Oscar de 2022 em dez categorias, incluindo Filme Internacional, Trilha Sonora e Canção Original. As expectativas seguem altas, posto que os lançamentos de 2021 marcaram o cinema.
Em breve, será dado início ao processo de votação dos indicados em todas as categorias, que serão conhecidos no dia 8 de fevereiro. A grande cerimônia será realizada no dia 27 de março e reserva os vencedores do ano.
Assim, pensando em um preparo para os possíveis indicados à premiação, separamos alguns filmes que devem aparecer na lista do Oscar de 2022. Confira!
Duna (Melhor Filme)
A adaptação do romance de mesmo nome, escrito por Frank Herbert e lançado em 1965, é um forte candidato para levar para casa o título de melhor filme. O longa-metragem, dirigido por Denis Villeneuve, conta a história – que acontece em um futuro distante, onde a humanidade desbravou e conquistou todos os cantos do universo – de Paul Atreides (Timothée Chalamet), herdeiro da Casa Atreides, uma das muitas Grandes Casas em um sistema de feudalismo espacial que passa a governar o planeta Duna, o único lugar no universo que possui a especiaria Melange.
A cobiça pela especiaria é grande, uma vez que possibilita as viagens espaciais. Porém a chegada não é fácil, e o planeta deserto guarda muitos perigos e mistérios. A adaptação foi incluída em dez categorias na fase de pré-indicação.
Flee (Melhor Documentário)
É bem difícil que Flee não fique com uma das cinco vagas de melhor documentário. Por meio de técnicas de animação, o filme conta a história de Amin Nawabi, que fugiu do Afeganistão quando era criança. Ele teve de confiar em seus próprios instintos para chegar à Dinamarca, onde vive agora.
Em seus 30 anos, Nawabi reconta e compartilha histórias sobre sua jornada que nunca havia revelado, descrevendo as condições que forçaram sua família a fugir do país, como ele se separou de seus irmãos, na Rússia, e como se descobriu um homem gay, na Europa.
Luca (Melhor Animação)
Como de costume, a Pixar deve marcar sua presença; desta vez, com a animação Luca. Com uma mensagem forte, mesmo que não seja a intenção do diretor, o longa-metragem apresenta a história de um menino-monstro marinho que sonha em viver fora d’água, seu ambiente natural, e participar de aventuras, como ir para a escola.
Recheado de metáforas, uma ambientação na Riviera Italiana e bons personagens carismáticos, a animação é uma grande concorrente à estatueta dourada de melhor animação.
Cruella (Melhor Figurino)
É quase impossível que o live-action da Disney fique de fora da premiação. Com indicações nos filmes A Bela e a Fera, Cinderela, Alice no País das Maravilhas e Malévola, é capaz que o estúdio leve a estatueta para casa. A figurinista Jenny Beavan, que venceu duas edições por Mad Max: Estrada da Fúria e Uma Janela para o Amor, pode colocar mais uma no currículo.
E aí, gostou das previsões? Agora é só esperar o dia 27 de março para ligar seu computador ou sua TV e assistir à maior premiação da história do cinema, em tempo real, e conferir com a nossa lista.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!