A Blizzard divulgou no fórum oficial de World of Warcraft: Legion as principais mudanças nas masmorras míticas+ que serão aplicadas no patch 7.2. O patch ainda não tem data de lançamento mas já está disponível no PTR/servidores de teste, onde os jogadores podem testar as mudanças e enviar feedback para a produtora. Para o Patch 7.2 teremos diversos ajustes nos afixos/debuffs, a adição de 4 afixos inéditos e a remoção de um deles. Também teremos 3 novas masmorras míticas +: a Catedral of Eternal Light e as áreas superiores e inferiores de Karazhan (além da adição da dificuldade heróica de Karazhan, também com essas 2 partes separadas).
Decidi listar aqui as principais mudanças, com tradução adaptada (já que ainda não temos os termos oficiais da tradução oficial). Um detalhe importante é que eles vão ajustar o Poder de Artefato de acordo com o tamanho da masmorra. Enquanto que masmorras mais longas como o Salões da Bravura vão ter proporcionalmente mais Poder de Artefato ao final, a Gorja de Almas terá menos, que deverá desencorajar os jogadores a fazerem grupos de “farm” de Poder de Artefato. Claro que a Blizzard também irá aumentar (e muito) o Poder de Artefato necessário pra cada nível extra da arma, mas comento mais sobre isso ao final do post. Vamos lá!
Novos afixos
Bursting (nível 4) – Quando derrotados, os inimigos que não são chefes explodem, causando a todos os jogadores 10% de dano baseado em sua HP máxima durante 4 segundos. Este efeito stacka.
Explosive (nível 7) – Criaturas tem a chance de invocar um orbe explosivo em uma locação próxima que irá explodir, causando dano de 50% da vida máxima do jogador.
Quaking (nível 7) – Periodicamente os jogadores terão “Quake”, causando dano de 20% da vida máxima do jogador e interrompendo a execução de habilidades deles e de aliados próximos.
Grievous (nível 7) -Enquanto estiverem com 90% de vida ou abaixo, jogadores estarão sendo afetados com Grievous Wound
Este último afixo não teve muitos detalhes sobre a habilidade Grievous Wound, e no WoWHead o nome da habilidade é citado em mais de 1 página, como habilidades de diversos inimigos e chefes. Acredito que seja este Ferimento Atroz , onde “um violento ataque que faz com que o alvo sangre profusamente até que 90% do total dos seus pontos de vida tenham sido curados”. Ou seja: praticamente um sangramento contínuo e o healer terá de topar os HPs dos jogadores entre as lutas contra os adds (ou ficar esperto pra ninguém morrer de bobeira!). Lembrando que o efeito pode ser diferente quando o Patch sair.
Afixos removidos
Transbordante – Cura além do máximo de pontos de vida de um alvo é convertida em um efeito de absorção de cura.
Alterações destes afixos atuais
Encorajadora – Raio de Ação será reduzido para 35 jardas (antes era 45). O afixo funciona assim: Quando um inimigo normal morre, seu grito de morte encoraja os aliados próximos, aumentando o máximo de pontos de vida e o dano deles em 20%.
Necrótica – O efeito será removido após sair do combate a duração será reduzido para 8 segundos (antes era 10). O afixo funciona assim: Todos os ataques corpo a corpo dos inimigos aplicam uma praga cumulativa que causa dano ao longo do tempo e reduz a cura recebida.
Assustada – Redução de ameaça foi reduzido para 75% (antes era 80%). O afixo funciona assim: Os inimigos dão muito menos atenção à ameaça gerada por tanques.
Fortificada – Dano de Bônus reduzido para 30% (antes era 40%) O afixo funciona assim: Inimigos que não são chefes têm 20% mais pontos de vida e causam até 30% a mais de dano.
Tirânica – Dano de bônus reduzido para 15% (antes era 20%) – Inimigos chefes têm 40% a mais de vida e causam até 15% a mais de dano.
Sanguínea – Raio de ação aumentado para 8 jardas. O Afixo funciona assim: Ao morrer, inimigos que não são chefes deixam para trás uma poça de icor que cura os aliados e causa dano aos jogadores.
Para as versões em inglês dos afixos, veja aqui no WoWHead.
Considerações que temos de tomar cuidado
- As alterações estão nos servidores de teste e por isso podem sofrer alterações sem aviso prévio pela Blizzard.
- A Blizzard irá remover o Transbordante e os healers comemoram, mas ela pode inventar de voltar a usar ele depois (mas acho meio improvável dela voltar com o afixo).
- Além das versões superior e inferior de Karazham, o Arcâneo e o Pátio das Estrelas terá versões na dificuldade heróica.
- Boatos anteriores citam que a Blizzard pretende aumentar, de maneira geral, o dano e o HP das masmorras míticas e míticas+, junto com um pequeno acréscimo de ilevel dos equipamentos para acompanhar as progressões dos jogadores. Então a redução de dano de Fortificada pode ser proporcionalmente a mesma que temos atualmente, mas ainda assim não faria muita diferença, pois a gente fica mais preocupado com o acréscimo de HP dos inimigos e chefes. No vídeo abaixo, do ReadyChequer, mostra como é uma mítica +15, e é o cão chupando manga!
A questão da Arma e o Poder de Artefato no patch 7.2
E assim as tretas continuam: comentei nesta semana sobre o grinding extremo de míticas+ para conseguir equipamentos lendários e maximizar as armas dos jogadores, e o post dividiu opiniões no Facebook do WoWBrasil. Mas o que realmente me surpreendeu é a quantidade de Poder de Artefato que será necessário pra avançar nos níveis extras de “Paragon” no 7.2 (onde temos 20 níveis após o jogador ter completado todas as traits atuais da arma). Pelo que eu entendi em diversos posts do WoWHead, no 7.2 os jogadores irão fazer algumas missões extras para destravar as novas traits de habilidades que serão adicionadas, e todo o Poder de Artefato pós nível 35 será reembolsado para o jogador. Já os itens de PA armazenados pelo jogador podem não ser usados quando a arma estiver na nova versão.
Na teoria, pela tabela divulgada no WoWHead, então provavelmente toda a quantidade de AP reembolsada não seria suficiente para comprar muitos níveis iniciais, sendo suficiente apenas para comprar até 3 níveis extras caso o jogador já esteja com a arma no nível 54. Provavelmente o reembolso será de 56.490.000 de AP, e esse valor o jogador talvez conseguiria comprar até o nível 39 da arma. Mas temos de levar em consideração que pode ter custo de AP para as novas traits extras, e é apenas um chute meu, podendo mudar quando o patch estiver lançado oficialmente.
Seria praticamente um reset completo do sistema de Paragon extra, mas segundo uma informação de hoje do WoWHead (onde o diretor do jogo Ion Hozzikostas fez um longo relato no fórum oficial) então teremos algumas mudanças no funcionamento da arma pós level 35 e no ganho de poder de artefato das masmorras. Por exemplo, a Blizzard talvez diminuiria progressivamente o ganho de PA ao fazer múltiplas runs na Gorja de Almas mítica+, desencorajando os grupos de farm. E eles estão analisando a questão da mudança de specs que os jogadores acabam fazendo no decorrer da expansão.
Veja a tabela divulgada no WoWHead, com o comparativo de Paragon e de Poder de Artefato necessário:
Rank | 7.1.5 | 7.2 |
37 | 2,010,000 | 15,000,000 |
38 | 2,110,000 | 16,500,000 |
39 | 2,215,000 | 18,000,000 |
40 | 2,325,000 | 20,000,000 |
41 | 2,440,000 | 22,000,000 |
42 | 2,560,000 | 24,000,000 |
43 | 2,690,000 | 26,500,000 |
44 | 2,825,000 | 29,000,000 |
45 | 2,965,000 | 32,000,000 |
46 | 3,115,000 | 35,000,000 |
47 | 3,270,000 | 38,500,000 |
48 | 3,435,000 | 42,500,000 |
49 | 3,605,000 | 47,000,000 |
50 | 3,785,000 | 51,500,000 |
Agora veja abaixo os novos níveis de Conhecimento de Artefato, onde poderemos ir até o nível 40, aumentando ainda mais o Poder de Artefato ganho nas diversas atividades do jogo.
Rank | Bonus Artifact Power |
26 | 50000% |
27 | 75000% |
28 | 100000% |
29 | 125000% |
30 | 150000% |
31 | 175000% |
32 | 200000% |
33 | 225000% |
34 | 250000% |
35 | 275000% |
36 | 300000% |
37 | 325000% |
38 | 350000% |
39 | 375000% |
40 | 400000% |
A Blizzard praticamente está desencorajando, com força, todo o grinding de Poder de Artefato que os jogadores estão fazendo e que podem fazer no futuro. Mas pra quem faz raides míticas, a situação continua complicada, pois cada trait extra é uma porcentagem a mais de dano/cura/armadura, que faz diferença nas raides. Provavelmente um jogador casual levará semanas para conseguir upar cada ponto, e os jogadores de alto nível vão acabar desistindo de farmar, ou vão acabar farmando loucamente cada ponto extra, perdendo um tempo enorme. E assim diversas guildas que puxam mais o conteúdo hardcore optam por virar mais casuais, abandonando as competições de world e realm first.
Agora vem a pegadinha divulgada hoje no WoWHead: os 20 níveis iniciais de Paragon seriam divididos nas 2 traits novas de níveis 35 e 36. Por exemplo, a trait 35 para Havoc Demon Hunters seria a Chaos Burn, com 5% de dano, e a trait 36 seria a Illidari Ferocity , com 10% de dano e stamina. E assim os próximos níveis seriam de dano/cura/armadura extra, mas com muito poder de artefato envolvido para avançar cada nível, diminuiria a diferença entre o jogador com pouco tempo livre e o com muito tempo livre. Mas ainda assim os jogadores com mais tempo continuariam farmando.
De qualquer jeito teremos de ficar de olho nas alterações que a Blizzard sempre anda fazendo no PTR.

Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!