Início » Interfaces Multi-Toque » Conheça o Maximum PC, um PC similar ao Microsoft Surface e bem mais barato!

Conheça o Maximum PC, um PC similar ao Microsoft Surface e bem mais barato!

maximumpc

Esta é uma tecnologia que está revolucionando aos poucos a usabilidade dos computadores. Para quem não sabe, o Microsoft Surface é um PC caro que dá pra fazer as coisas usando interface multi-toque. Algo parecido com o Iphone, o celular que eu tenho vontade de ter mas que não tenho coragem de ajuntar dinheiro pra comprar (prefiro gastar grana com games e consoles no momento). Agora, o maior problema atual do Surface é o seu preço caro: segundo o Gizmodo, ele custa 12 mil dólares, inviável pra maioria dos consumidores finais. Então alguns caras conseguiram, usando algumas peças, recriar a experiência do Surface, num equipamento bem mais barato! Veja o vídeo:


Maximum PC’s Multitouch Surface Computer from Maximum PC on Vimeo.

Citando o Gizmodo Brasil:

Usando diversos LEDs infravermelhos em torno da mesa, as tripas de uma câmera PS3 Eye, um projetor e um pouco de acrílico para a montagem multitoque – junto com um gabinete de madeira rudimentar e um PC velho que eles tinham jogado por lá (Core 2 Duo, 2GB de RAM) – eles montaram uma fera multitoque por 350 dólares que mais ou menos imita a experiência do Surface.

O vídeo percorre algumas das demonstrações disponíveis, que incluem um programa tipo luz ambiente/tinta no dedo capaz de acompanhar todos os 10 dedos, um jogo estilo Pong e as típicas coisas relacionadas com foto. Fica evidente que este não foi nenhum projetinho mixuruca.

E não foi mesmo um projeto mixuruca. Foi altamente profissional, o que mostra que com vontade e sabendo fazer as coisas, dá pra fazer coisas surpreendentes!

E também é aquele negócio (que foi citado nos comentários do post do Gizmodo): hoje o Surface é caro porquê não existem concorrentes para ele. Quando mais gente entrar na jogada, melhor para nós, já que a tecnologia pode se baratear. E também quero que tenha uma concorrência forte, já que com isso eles irão melhorar os produtos e o consumidor ganha no final das contas. Esta tecnologia é impressionante e eu fiquei com vontade de ter algo assim em casa, pelo menos pra fazer coisas mais simples.

Para saber mais sobre a construção do aparelho, visite este post. Se eu soubesse eletrônica e tivesse um pouco de grana pra gastar, eu tentaria construir um desses.

Relacionados e Publicidade