Pular para o conteúdo
Início » Dark Souls » [Dark Souls] Guia de Sobrevivência

[Dark Souls] Guia de Sobrevivência

Dark Souls é, definitivamente, um dos jogos mais difíceis desta geração. Com a questão do save automático e de você ter de passar pelos mesmos inimigos se morrer uma vez, o jogo pode ser cruel e frustrante. Só que ele é baseado em aprendizado e recompensa. Se você toma uma surra logo de cara contra certos inimigos, em incursões posteriores o jogador já estará mais preparado para avançar, traçando novas estratégias para uma ação e podendo dar o troco!

Confira então este pequeno Guia de Sobrevivência para triunfar em Lordan e nas outras locações desafiadoras e cruéis do RPG criado pela From Software.

Enfrente 1 inimigo de cada vez

Regra de ouro. Nunca enfrente vários inimigos ao mesmo tempo, salvo se isso não for possível. Em locações normais, avance lentamente e quando um inimigo te avistar e sair correndo na sua direção, espere até ele chegar para começar o combate. Se enfrentar mais de 1 ao mesmo tempo aumentam as chances de você não dar conta e eles podem usar alguma brecha na sua defesa para te atacar. Cuidado também ao recuar. Se não souber onde está pisando, você pode cair de uma plataforma e morrer automaticamente, dependendo da altura.

Gaste todas as suas almas antes de ir para um local desconhecido

Perder a vida significa perder todas as almas, a moeda corrente do mundo, e as Humanidades que você tiver no led do jogo (explicado melhor abaixo). Você gasta almas comprando “níveis de evolução” (no Bonfire), armas e ítens diversos com mercadores/ferreiros espalhados pelo mundo. Gastar todas em alguma coisa diminui a frustração da perda caso morra num chefe ou contra um inimigo poderoso. Também vale você voltar e gastar num mercador quando tiver com a área liberada de inimigos e com muitas almas para gastar. Se achar que tem almas suficientes para evoluir um nível de experiência, use na hora no Bonfire para poder ficar mais poderoso.

Cuidado com os Bonfires. Ativar um deles sem querer para recuperar as energias pode reativar os inimigos, reinicializando todo o progresso naquela localidade. Mas isso só vale pros bonfires que você já passou. Se achar um novo, ative e descanse, mesmo que tenha de enfrentar os inimigos normais novamente. Assim a distância entre o checkpoint e o local onde você estava diminui, eliminando parte da frustração caso você perca a vida.

Gaste as Humanidades que você tiver no led da tela do game nos Bonfires

Durante os combates contra inimigos, algumas vezes você vai ganhar humanidades no seu personagem. Não estou falando de ítens (que são bem raros e caros) e sim de humanidades que irão aparecer na tela, do lado da barra de energia/stamina:

Se você ver que tem uma dessa e está “morto”, vá (ou volte) para um Bonfire e gaste essa Humanidade. Você irá reviver, e apesar de abrir o seu mundo para invasões de outros jogadores (como Black Phantom), você poderá pedir ajuda para outros jogadores. Caso tenha algum “ítem de humanidade” no Menu e estiver vivo, use a faça a opção Kindle do Bonfire. Ela turbina o checkpoint e os frascos de cura (Estus Flask) serão recarregados de 5 para 10 naquele bonfire a partir desse momento.

Mas nem todos os Bonfires tem essa mamata. O Firelink (o primeiro depois que você aterrissa da perna da ave gigante) e o primeiro de Anor Londo não fazem o Kindle, sendo que é necessário realizar um “Ritual Secreto”. Então não se preocupe com eles para turbinar o Bonfire no começo do jogo. E faça essa opção do Kindle apenas 1 vez em cada bonfire.

Consiga a Drake’s Sword

Depois do segundo chefão, tem uma ponte onde tem alguns inimigos e um dragão vermelho. Se conseguir chegar no meio da ponte, tem uma escada, onde o final da rota (descendo várias escadas) leva para um bonfire que você passou antes. Ativando o atalho e voltando pelo mesmo caminho, você poderá ficar embaixo da ponte e tendo uma visão privilegiada do rabo do dragão. Com um arco e flecha, atire uma vez, espere o dragão pousar na ponte e atire no rabo. Faça isso durante algum tempo e o rabo será cortado, dando a espada para você. A Drake Sword necessite de 16 de Strenght e é uma das melhores armas do game. Tendo ela vai deixar a sua vida bem mais fácil.

Caso tenha dúvidas, veja este vídeo:

Também tenha cuidado com o ataque especial dela. Se você empunhar a espada com as 2 mãos e apertar R2 (no Playstation 3, o ataque mais forte), você fará um ataque especial puxando o vento e desferindo ela no chão, criando um “tiro de vento”. Esse ataque consome 30 de resistência da arma. Por não saber se a arma fica inutilizada “para sempre” se ela quebrar, recomendo não usar esse ataque toda hora.

Compre a Repair Box

No começo do jogo, um dos mercadores terá esse ítem para vender, por 3 mil almas, podendo recuperar armas e acessórios no Bonfire. É um valor bem alto no começo, mas acaba sendo um ótimo investimento a longo prazo. Apesar de você sempre abrir novos atalhos no mundo, algumas vezes você estará longe de qualquer ajuda de NPC para recuperar o seu armamento, e por isso recomendo comprar esse ítem quando for possível.

Tem outros ítens com mercadores, como um para poder fazer upgrades de armas no Bonfire. Também recomendo comprar, mas não é tão obrigatório quanto a Repair Box.

Turbine sua fé e compre o Homeward

Um dos NPCs do começo do jogo (um cavaleiro loiro e gordo) te oferecerá para entrar no primeiro Covenant (Facção) e venderá milagres para você. Compre o Talisman e quando for evoluir, foque também no Faith. O Homeward é uma das magias mais úteis do jogo, onde você pode voltar pro Bonfire a qualquer momento. Bem útil para escapar de alguma enrascada ou apenas para não ter de caminhar de volta pro Bonfire caso esteja “farmando” almas.

Outro mercador também oferecerá Homeward Bone. Consiga alguns desses e guarde. Caso você morra no chefão com muitas almas, você pode voltar lá, reivindicar o seu poder de volta e usar o ítem para sair da sala do chefe e poder usar as suas almas no Bonfire. O item custa 800 almas, e apesar de ser caro, acaba saindo barato caso você tenha de recuperar 5/10 mil almas que você perdeu ao tentar matar aquele chefe sozinho e acabou morrendo miseravelmente nele.

Ajude e peça ajuda a outros jogadores

Jogar sozinho e offline é coisa pra masoquista. Se você não quer sofrer mais do que o normal e quer conhecer a fase, ofereça ajuda. Para oferecer, é necessário uma pedra que é dada por um cavaleiro que está numa das pontas da ponte do Dragão Vermelho, logo após o segundo chefe. Converse com ele, diga sim pro desafio dele (aliás, nunca diga “não” em nenhuma conversa. Uma delas faz você virar um traidor de Covenant…) e ganhe  a pedra. Então ofereça ajuda um pouco antes da porta onde tinha uma neblina que levava pro chefe e espere. Se você for invocado (summoned) e ajudar a matar o chefão, você ganha muitas almas e uma Humanidade, podendo reviver.

Você também poderá pedir ajuda para matar um chefe. Peça sem medo e espere o jogador ser invocado para o seu mundo. Se tiver 2 deles, as lutas ficam mais fáceis e rápidas. Dark Souls é um RPG recompensador e difícil, mas não quer dizer que você se obrigue a sofrer demais no jogo.

Relacionados e Publicidade